E Lula chega à Bahia com bons ventos soprando a favor, lá e cá
Confira coluna de Levi Vasconcelos desta quinta-feira, 9

Lula vem à Bahia hoje surfando no melhor momento do seu terceiro mandato. Pesquisa da Genial/Quest ontem divulgada mostrou 49% de aprovação contra 49 de rejeição, número bem melhor do que maio, por exemplo, quando o placar era de 41 a 57.
A Quest mostra 47% contra a anistia, 52% contra a dosimetria, 79% a favor da isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil e 64% a favor da taxação dos mais ricos, nos dois últimos casos, pautas do governo.
No tempero, estas notícias rolam justamente dois dias depois dele ter selado as pazes com Donald Trump, o presidente dos EUA, que queria arrebentar com ele quando decretou o tarifaço, mas acabou fazendo justamente o inverso, quando deu-lhe o discurso da defesa da soberania.
Efeito Sidônio – Claro que no aparato da reabilitação presidencial tem o efeito Sidônio Palmeira, o marqueteiro baiano que assumiu a Secretaria de Comunicação na condição de ministro, e montou na ponga da soberania como carro chefe, discurso que Lula fez até na ONU.
Ano que vem Lula vai tentar o quarto mandato presidencial, o que seria um caso absolutamente inédito no Brasil. Aliás, já é hoje, três mandatos conquistados no voto, o quarto seria um recorde quase insuperável.
Hoje já é a sexta viagem que ele faz à Bahia como presidente, três no ano passado e três este ano, sempre com o 2 de Julho na agenda. Dizem nos meios políticos baianos que no ciclo político ele é velho, mas tipo que ainda faz filho.
A Alba vai dizer amanhã se prisão de Binho é legal ou não
A prisão preventiva do deputado Binho Galinha (PRD) é legal ou não? O entendimento do plenário dos 62 deputados (são 63 com ele) será definido amanhã em sessão extra (10h), com voto secreto sobre o parecer da CCJ da Alba.
A CCJ se reuniu ontem pela manhã e os advogados de Binho, Gamil Foppel e Robson Oliveira, consideraram a prisão inconstitucional, inexistência de flagrante e incompetência do juízo (Feira de Santana).
Gamil chegou a classificar o caso de estupro hermenêutico da lei. A CCJ se reuniu de novo ontem à noite para finalizar o parecer. O presidente Robinson Almeida (PT) disse que tudo está sendo feito para que a Alba aja estritamente dentro da legalidade.
– O julgamento do mérito é da sessão plenária. O que nós estamos julgando é a legalidade da prisão e é sobre isso que vamos deliberar.
PT na ponga de Odete Roitman
Quem matou Odete Roitman? A novela da Globo que tanto furdunço causa justamente pelo auê entrou na política.
Pelo menos Eden Valadares, secretário de comunicação nacional do PT, diz ter emplacado três inserções do partido esta semana durante o horário da novela.
Ou seja, enquanto o povo pergunta quem matou Odete, o PT entra na ponga para dizer que está vivo.
São Roque do Paraguaçu, a esperança de novos tempos
São Roque do Paraguaçu, em Maragogipe, virou o emblema maior da demagogia que a Lava Jato espalhou em nome da moralidade. De local pacato e tranquilo, virou um núcleo pujante até 2015, quando a dita cuja atingiu em cheio a Odebrecht e matou o lugar.
Silvio Ataliba, ex-prefeito, diz que só em 2016 morreram assassinados nos tiroteios das drogas 59 jovens. Luciano Neves, dono do mercadinho Dois Trevos, que lá se instalou em 2013, o tempo da pujança, e viu a decadência do lugar, diz que a retomada é o terceiro tempo.
– Só queremos que a vida volte ao normal.
A retomada do Estaleiro Enseada que Lula anuncia hoje é o recomeço disso.
REGISTROS
Turistas à vista 1
Chegou ontem no porto de Salvador o navio Elegance Scenic Eclipse, abrindo a temporada de cruzeiros. Segundo a Codeba, vão passar por lá 76 navios, o que gera 85 mil empregos e rende R$ 5,5 bilhões, com a capital baiana levando uma boa fatia.
Turistas à vista 2
Segundo o Observatório do Turismo, Salvador cresceu 5% na taxa média de ocupação hoteleira entre janeiro e setembro. Entre as atrações da capital baiana destacam-se o Museu Pierre Verger, a Casa do Carnaval da Bahia, a Cidade da Música da Bahia e o Memorial 2 de Julho.
Turistas à vista 3
Cruzeiros não contabilizam hóspedes para a rede hoteleira, mas segundo Maurício Bacelar, secretário de Turismo do Estado, é importantíssimo entre mais de 50 segmentos.
Xô, baixa estação
E já que o papo é turismo, Itacaré fervilha neste fim de semana. Começou ontem e vai até domingo a Feira Literária de Itacaré, ou Flicaré, com o tema Pelos caminhos das águas de Itacaré: saberes e fazeres artísticos e culturais. Lá, uma joia turística da Costa do Cacau, se diz que ‘esse negócio de alta e baixa estação acabou’.
*Colaborou Marcos Vinicius
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.