Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado Saturday, 28 de September de 2024 às 2:00 h | Autor:

Em Ilhéus, a PF bota mais gás na disputa já fervilhante. E incendiou

Confira a coluna de Levi Vasconcelos

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Em Ilhéus, a PF bota mais gás na disputa já fervilhante. E incendiou
-

Dos dez maiores municípios da Bahia a banda governista baiana só comanda dois, Itabuna, com o prefeito Augusto Castro (PSD) e Ilhéus, com o prefeito Mário Alexandre (PSD), o Marão.

Com Augusto, que tenta a reeleição, tudo corre bem. Com Marão, que já é reeleito, é o oposto. Chega agora, a menos de 100 dias para encerrar o mandato, no time dos prefeitos que ostentam um melancólico final.

A menos de 10 dias das eleições, ele e o candidato que apoia, Bento Lima, ex-secretário de Gestão, receberam a indigesta ‘visita’ da PF, atrás de uma quadrilha que lesa dinheiro público com ramificações em Salvador, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista e Itabuna.

Ele esperneia. Diz estranhar que isso aconteça a dez dias das eleições. Se é coisa armada, como insinua, é como se alguém desse um murro na cara de outro que já está na UTI.

por fora —Marão acumula altos índices de rejeição e foi justo por isso que o PT se adiantou e lançou a candidatura de Adélia Pinheiro, ex-reitora da Uesc. Ele reagiu lançando Bento Lima e aí começou a guerra entre os dois lados governistas.

Marão surfou no seu mandato com apoio de Rui Costa, que construiu lá uma nova ponte Ilhéus-Pontal. Semana passada, Rui foi lá e declarou apoio a Adélia, enquanto o senador Otto Alencar, presidente estadual do PSD, roga para que ele saia do jogo, mas Marão não cede.

Valderico Jr (UB), o opositor principal, reza para que tudo fique assim. O governo quer minar as chances dele. Mas Marão, com PF e tudo, só olha para o umbigo.

Colaborou: Marcos Vinicius

Industriais baianos vão aos EUA tomar aulas em Boston

Um grupo de 45 empresários da indústria no Brasil, entre eles 24 representantes de 13 sindicatos baianos, embarcam segunda para Boston, nos EUA, e lá ficam até sexta.

Eles farão uma capacitação executiva do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A iniciativa faz parte do Programa de Educação Executiva Global, realização do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sebrae, que aqui tem apoio da Fieb e do Sebrae-Ba.

A comitiva baiana inclui representantes da Construção, indústria química, saneantes, metalurgia, laticínios, celulose, trigo, vestuário, mineração e calcário.

Edneide Lima, superintendente do IEL-Bahia, diz que o estado só tem a ganhar:

— Vamos entender o que há de inovação, fora do país, e avaliar o que podemos aplicar aqui para as nossas empresas.

Uma pesquisa muito suspeita

Está registrado no TRE-Ba um pedido de pesquisa para Alagoinhas feito por uma tal de Destake Consultoria, de Goiânia, contratada por Bruna Gabriela Menezes Santiago, da Boca do Rio, Salvador.

Curioso é que a tal empresa foi criada há 16 dias e a dona, a Bruna, é uma MEI que revelou (oficialmente) o capital social de R$ 1. Conforme o registro, a pesquisa vai ouvir 650 pessoas e será concluída hoje. Quem será que está liderando?

Franklin Maxado conta os segredos de Maria da Vovó

Franklin Cerqueira Barreiros Machado, feirense, 80 anos, jornalista e advogado que largou tudo para virar o cordelista Franklin Maxado, e também Dono Mestre, será a estrela hoje (17h) na Livraria Mídia Louca (Rua da Fonte do Boi, Rio Vermelho) de um show de cordel que fará com convidados.

No evento, o lançamento de folhetos como “A Praça é Cairu como o Aeroporto é 2 de Julho” e “A ‘puta vida’ de Maria da Vovó”, sobre a história da cafetina que imperou em Salvador nas décadas de 70 e 80. O time de convidados dele inclui o jornalista Zezão Castro, Creusa Meira, Antonio Barreto, Jotacê Freitas, Lenon Delon, Osmar Machado Tolstói e Luiz Natividade. E ele garante: ‘Quem for vai gostar’.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco