Embaixador do Canadá vem ver a briga da ViaBahia. É uma ajudinha
Confira a coluna de Levi Vasconcelos
Emmanuel Kamarianakis, embaixador do Canadá no Brasil, esteve ontem na Assembleia e foi recebido pelo presidente Adolfo Menezes (PSD) e os deputados Eduardo Salles (PP), Robinson Almeida (PT), Niltinho (PP), Hassan (PP), Marcinho Oliveira (UB) e Tiago Correia (PSDB).
Ele veio atendendo convite dos deputados baianos que, num caso raro, unanimemente fazem intensa gritaria contra o que chamam maus serviços prestados pela ViaBahia, a concessionária das BRs-324 e 116.
A visita resolve alguma coisa? Segundo Eduardo Salles, sim.
— Só em ele aceitar nosso convite, já ajuda. E ele deixou claro que não tem poder para intervir, mas fará nossas queixas chegarem lá, já que o senhor José Bartolomeu, o diretor da ViaBahia, não faz. Vamos internacionalizar a questão.
Contrapartida —É o grupo canadense Roadis, ligado ao fundo de pensão PSP quem controla a ViaBahia, que também tem investidores da Espanha. O deputado Robinson Almeida tambem avalia positivamente a visita.
— Emmanuel se comprometeu a procurar a embaixadora da Espanha, Mar Fernández-Palácios. Isso vai forçar a ViaBahia a se reposicionar, já que as nossas insatisfações estarão expostas.
Além da péssima qualidade das pistas da BR-324, os deputados apontam que a ViaBahia deveria ter duplicado pistas na BR-11 e também na 324 e nunca fez nada. Segundo eles, mais uma contribuição negativa para o trânsito, já que a frota de veículos só aumenta.
Colaborou: Marcos Vinicius
O tempero da polarização no jogo da política em Vera Cruz
Vera Cruz, o município que tem a maior parte da Ilha de Itaparica, é palco de uma disputa política bastante instigante nas eleições deste ano. Marcos Vinicius (MDB), o prefeito, reeleito e bem avaliado, apoia o advogado Igor Pinho (MDB), da mesma idade que ele, 45 anos, contra Nego da Coroa (PSD) e Antonio Magno (PT).
É aí que começa o imblóglio. Em 2022 Marcos Vinicius apoiou ACM Neto e ficou maldito diante do governo. Nego da Coroa apoiou João Roma para governador, Roberta Roma para deputada federal e Luciano Simões (UB) para estadual, mas o pai, Wilson Pedreira (PSD), prefeito de Salinas da Margarida, foi Lula e Jerônimo chapado. Aginoel Aquilino, ex-prefeito, que apoia Igor e em 2022 ficou Lula e Jerônimo, dá o veredicto.
— Nos seus 62 anos de fundação Vera Cruz já teve 10 prefeitos. Marcos está entre os melhores.
O Recomeço, como Itabuna
Acusado de assédio sexual por ter fotografado mulheres no Porto da Barra, dia 1º de maio, na praia do Porto da Barra, o prefeito Egnaldo Piton (PT), o Guito, prefeito de Dom Macedo Costa, se diz injuriado.
— Eu estava lá descansando e não invadindo a privacidade de ninguém. Isso é completamente infundado, uma difamação grave.
O caso deu polícia e sendo verdade ou não, os adversários de Guito caem matando.
Em Feira, no menu político o prato é a escolha dos vices
E quem será o vice de Zé Ronaldo (UB) em Feira de Santana, a presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilbert Lucas ou o ex-deputado Sérgio Carneiro, que junto com o empresário Zé Chico e indicado do PDT?
Gilbert é ligadíssima a Ronaldo, mas filiou-se ao Republicanos nas caladas, o que suscitou muita especulação: o martelo está batido. Mas Silva Neto, ex-prefeito de Araci, articulou nos bastidores para tentar emplacar Sérgio ou Zé Chico, enquanto o PL do deputado federal Capitão Alden corre por fora.
Lá se diz que a coisa está mais para Gilbert, mas nesse jogo, surpresa mesmo, se tiver, vem da banda de Zé Neto (PT), o adversário de Ronaldo. Até agora ele faz mistério total.