Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado Friday, 24 de May de 2024 às 0:00 h | Autor:

Embaixador do Canadá vem ver a briga da ViaBahia. É uma ajudinha

Confira a coluna de Levi Vasconcelos

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Acompanhado dos deputados Eduardo Salles (PP), Niltinho (PP), Hassan (PP), Marcinho Oliveira (UB), Tiago Correia (PSDB) e Robinson Almeida (PT), presidente do Legislativo pediu que Emmanuel Kama
Acompanhado dos deputados Eduardo Salles (PP), Niltinho (PP), Hassan (PP), Marcinho Oliveira (UB), Tiago Correia (PSDB) e Robinson Almeida (PT), presidente do Legislativo pediu que Emmanuel Kama -

Emmanuel Kamarianakis, embaixador do Canadá no Brasil, esteve ontem na Assembleia e foi recebido pelo presidente Adolfo Menezes (PSD) e os deputados Eduardo Salles (PP), Robinson Almeida (PT), Niltinho (PP), Hassan (PP), Marcinho Oliveira (UB) e Tiago Correia (PSDB).

Ele veio atendendo convite dos deputados baianos que, num caso raro, unanimemente fazem intensa gritaria contra o que chamam maus serviços prestados pela ViaBahia, a concessionária das BRs-324 e 116.

A visita resolve alguma coisa? Segundo Eduardo Salles, sim.

— Só em ele aceitar nosso convite, já ajuda. E ele deixou claro que não tem poder para intervir, mas fará nossas queixas chegarem lá, já que o senhor José Bartolomeu, o diretor da ViaBahia, não faz. Vamos internacionalizar a questão.

Contrapartida —É o grupo canadense Roadis, ligado ao fundo de pensão PSP quem controla a ViaBahia, que também tem investidores da Espanha. O deputado Robinson Almeida tambem avalia positivamente a visita.

— Emmanuel se comprometeu a procurar a embaixadora da Espanha, Mar Fernández-Palácios. Isso vai forçar a ViaBahia a se reposicionar, já que as nossas insatisfações estarão expostas.

Além da péssima qualidade das pistas da BR-324, os deputados apontam que a ViaBahia deveria ter duplicado pistas na BR-11 e também na 324 e nunca fez nada. Segundo eles, mais uma contribuição negativa para o trânsito, já que a frota de veículos só aumenta.

Colaborou: Marcos Vinicius

O tempero da polarização no jogo da política em Vera Cruz

Vera Cruz, o município que tem a maior parte da Ilha de Itaparica, é palco de uma disputa política bastante instigante nas eleições deste ano. Marcos Vinicius (MDB), o prefeito, reeleito e bem avaliado, apoia o advogado Igor Pinho (MDB), da mesma idade que ele, 45 anos, contra Nego da Coroa (PSD) e Antonio Magno (PT).

É aí que começa o imblóglio. Em 2022 Marcos Vinicius apoiou ACM Neto e ficou maldito diante do governo. Nego da Coroa apoiou João Roma para governador, Roberta Roma para deputada federal e Luciano Simões (UB) para estadual, mas o pai, Wilson Pedreira (PSD), prefeito de Salinas da Margarida, foi Lula e Jerônimo chapado. Aginoel Aquilino, ex-prefeito, que apoia Igor e em 2022 ficou Lula e Jerônimo, dá o veredicto.

— Nos seus 62 anos de fundação Vera Cruz já teve 10 prefeitos. Marcos está entre os melhores.

O Recomeço, como Itabuna

Acusado de assédio sexual por ter fotografado mulheres no Porto da Barra, dia 1º de maio, na praia do Porto da Barra, o prefeito Egnaldo Piton (PT), o Guito, prefeito de Dom Macedo Costa, se diz injuriado.

— Eu estava lá descansando e não invadindo a privacidade de ninguém. Isso é completamente infundado, uma difamação grave.

O caso deu polícia e sendo verdade ou não, os adversários de Guito caem matando.

Em Feira, no menu político o prato é a escolha dos vices

E quem será o vice de Zé Ronaldo (UB) em Feira de Santana, a presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilbert Lucas ou o ex-deputado Sérgio Carneiro, que junto com o empresário Zé Chico e indicado do PDT?

Gilbert é ligadíssima a Ronaldo, mas filiou-se ao Republicanos nas caladas, o que suscitou muita especulação: o martelo está batido. Mas Silva Neto, ex-prefeito de Araci, articulou nos bastidores para tentar emplacar Sérgio ou Zé Chico, enquanto o PL do deputado federal Capitão Alden corre por fora.

Lá se diz que a coisa está mais para Gilbert, mas nesse jogo, surpresa mesmo, se tiver, vem da banda de Zé Neto (PT), o adversário de Ronaldo. Até agora ele faz mistério total.

Assuntos relacionados

eleições municipais Gestão Pública infraestrutura rodoviária Política brasileira questões diplomáticas relações internacionais

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco