Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 28 de dezembro de 2025 às 8:00 h | Autor:

Entre Wagner, Rui e Coronel alguém vai sobrar. Quem será?

Confira a coluna de Levi Vasconcelos

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Jaques Wagner, Rui Costa e Ângelo Coronel
Jaques Wagner, Rui Costa e Ângelo Coronel -

Nas últimas incursões midiáticas, o senador Jaques Wagner (PT) tem dito que não gosta de ver a expressão chapa puro sangue quando cogitam Jerônimo para governador e ele e Rui Costa para o Senado.

– Fica parecendo que só se quer os três porque todos são do PT. Nada disso. Na real comigo e Rui, somos dois ex-governadores.

Tudo sobre Levi Vasconcelos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

E se se pergunta como vai ficar, a resposta é a mesma dos três: estamos conversando. Claro, conversando exatamente para convergir para isso, os três lá.

Nas conversas, o que se tenta é a convergência para o trio, caso em que o senador Angelo Coronel, em busca da reeleição, sobraria e, de quebra, o MDB, que tem hoje o vice-governador Geraldo Júnior, também.

Ameaças –Se na chapa de Jerônimo falta vaga, na de ACM Neto está sobrando. Pelo menos é isso que sugerem as conversas de que ele espera ver se na banda governista haverá racha, com uma possível insatisfação de Coronel, caso fique fora.

E se assim for, Coronel racha mesmo? Nos bastidores se diz que não é bem assim. Na real, Coronel é o também senador Otto Alencar, que o indicou para o posto. Sozinho, é uma fatiazinha com toque dinástico, um filho, Diego, deputado federal, e outro, Angelo Filho, estadual. Dizem que se Otto der um murro na mesa, aí sim. Se não, nada preocupante.

Cenários –De quebra, tem Geddel. O pífio desempenho de Geraldo Júnior nas eleições do ano passado em Salvador, quando ficou em terceiro lugar, atrás de Kleber Rosa, do PSOL, deu uma pancada letal no MDB.

Geddel diz que não está disposto a ceder o espaço, inicialmente botou o próprio Geraldinho, mas já admite botar outro nome.

Dizem que na Bahia o ano só começa após o Carnaval, e em ano eleitoral mais ainda. Por aí, no pós-folia nós teremos cenários possíveis:

1 - Coronel cedeu, vai para federal, o filho Diego vira vice, Geddel sobra, mas foi bem aquinhoado noutro campo. É o melhor deles.

Até porque, se Wagner tem vaga cativa em nome do respeito ao fato de ter sido o timoneiro da era petista, Rui também lidera todas as pesquisas, ao Senado e governo.

2 - Coronel não aceitou, criou o furdunço mudando de lado, sem Otto, indo abraçar ACM Neto. É o que os governistas querem evitar, e Neto mais quer, fazer fissuras na base governista.

3 - Rui Costa virou amigo pessoal de Lula, assim como Otto Alencar. Dizem que nas discussões Lula tem direito a pitaco. E tudo o que ele quer é a melhor convergência para si.

Ou seja, dificilmente ele desistirá. Alguns acabarão resmungando, mas no final fica tudo na santa paz.

Política com Vatapá - Ozzy e Boipeba

Era por volta de 2000, coisa de 25 anos atrás, quando bateu um fax, grande meio de comunicação a distância da época, na Pousada Marina de Boipeba, pedindo em inglês reserva para um casal, ele e a mulher.

Sabe quem era? Ninguém menos que Ozzy Ousborne, famoso cantor inglês, que ganhou notoriedade na década de 1970 como vocalista da banda de heavy metal Black Sabbath, com a qual ajudou a definir o gênero, período em que passou a ser conhecido como Príncipe das Trevas.

D. Marina, a dona da pousada, respondeu, também em inglês:

“Unfortunately, you asked at the last minute, and we are completely full” (Infelizmente, o senhor pediu muito em cima da hora, a lotação está esgotada).

Resposta de lá:

“Fuck you (vá se f...)”.

E a contrarresposta de D. Marina.

– Fuck you você, seo filho da p...!

Ozzy morreu em julho deste ano, aos 76 anos, e nunca veio a Boipeba.

* Colaborou: Marcos Vinicius

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco