Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Levi Vasconcelos

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 08 de agosto de 2024 às 1:00 h | Autor:

Federação PT-PV-PCdoB implodiu em Juazeiro. E tenta juntar os cacos

Confira a coluna de Levi Vasconcelos

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Federação PT-PV-PCdoB implodiu em Juazeiro. E tenta juntar os cacos
-

Se em Juazeiro o PT realizou convenção e homologou a candidatura do ex-prefeito Isaac Carvalho e o PV fez o mesmo com o deputado Roberto Carlos, como é que fica, já que legalmente os dois partidos integram a federação Brasil Esperança, que não pode ter dois candidatos?

Hoje pela manhã, a federação vai se reunir para apreciar o caso, com um detalhe: a decisão tem que ser, manda a lei, por consenso, não é no voto. Se o impasse persistir, como tudo indica, a decisão irá para o comando nacional.

Lá, a base do governo implodiu. O ex-prefeito Isaac Carvalho está inelegível, mas foi homologado em convenção pelo PT, o PV homologou o deputado Roberto Carlos, o deputado Zó, do PCdoB, declarou apoio a Andrey da Caixa (MDB) e o ex-prefeito Joseph Bandeira (PSB) decidiu apoiar a prefeita Suzana Ramos (PSDB).

Pela ordem —Dizem lá que Isaac, inelegível, mas teimoso em se manter candidato com o aval do PT, não vai se viabilizar, mas pretende emplacar a esposa Ellen, ou o advogado Tom Zé, ou ainda Edson Tanuri.

Roberto Carlos já disse que não vai aceitar:

— Isaac vinha liderando as pesquisas, mas o segundo colocado sou eu. Acho que Jerônimo deveria nos dar apoio. Eu mereço, pela lealdade que sempre tive ao grupo.

Quem está gostando de tudo isso é a prefeita Suzana Ramos. Tem altos índices de rejeição, mas depois da embolada na federação, voltou à cena.

Colaborou: Marcos Vinicius

Em Dias D’Ávila, Raimundinho diz que não vai seguir a França

Aparecendo como terceira via no duelo entre o prefeito Alberto Castro (PSDB) e a ex-prefeita Jussara Márcia (PT) pela Prefeitura de Dias D’Ávila, o deputado Raimundinho da Jr (PL) se diz confiante.

— A virada já está acontecendo. Quem tem pesquisas sérias já vê isso.

Ele diz que entre os seus projetos está a recuperação do Rio Imbassahy para reativar, por tabela, o antigo balneário que fazia a fama da cidade. Mas ressalva:

— Eu só não vou aprender como se faz isso na França.

Faz piada com o rio Sena, o que banha Paris, ‘despoluído’ para servir de palco agora nas provas de natação das Olimpíadas, e quando chove, polui todo de novo.

Dias D’Ávila é vizinha de Camaçari e coladinha ao Polo Petroquímico, daí a se dizer lá que a despoluição do rio ou envolve as indústrias químicos ou não rola.

Band dá o start da campanha

Bruno Reis (UB), Geraldo Jr (MDB) e Kleber Rosa (PSOL), os três principais candidatos a prefeito de Salvador (os de partidos que têm representação no Congresso) vão estar frente a frente hoje na Band (22h15). É o start oficial da campanha 2024.

Na sequência, as TVs Aratu, Itapoan e Bahia, esta última já no encerramento da campanha, também farão os seus debates. Enfim, a peleja midiática de 2024 começa hoje. O horário eleitoral é dia 16.

E eis que em Feira vai dar Zé. A questão: qual deles?

Envolvidos de corpo e alma nas campanhas dos seus aliados pela Bahia afora, os deputados baianos retomaram as suas rotinas na Alba. Ontem, o deputado José de Arimatéia (Republicanos) subiu na tribuna da Alba para conclamar os colegas a conviver em harmonia durante a campanha, evitando discussões calorosas. E em nome da briga civilizada, guinchou para o plenário o embate de Feira de Santana, onde ele tem sua principal base:

— Em Feira não teremos 2º turno. Lá vai dar Zé.

E Rosemberg Pinto (PT), líder do governo:

— Que Zé? Zè Neto?

— Não, não. Zé Ronaldo.

Lá, o duelo é entre Zé Ronaldo (UB) e Zé Neto (PT). E vai dar Zé. Só não se sabe qual.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco