Jerônimo e Bruno Reis juntos, a exceção que deveria ser a regra
Confira a coluna de Levi Vasconcelos desta sexta-feira, 29

Lá se vão mais de dois anos e meio do mandato de Jerônimo como governador, Bruno Reis está no primeiro ano do segundo como prefeito de Salvador, e só agora os dois se encontraram.
Entende-se em parte, são adversários no jogo político baiano e essa é a nossa cultura não dita, mas praticada, aos amigos tudo, aos inimigos os rigores da lei.
O encontro é emblemático. Pauta: segurança, saúde e educação, mais mobilidade urbana e ponte Salvador-Itaparica. Os três primeiros, ressalte-se, os mais sagrados deveres de estado segundo a ciência política. Que pena, o que deveria ser a regra, é exceção.
A rigor, ao longo da história, só se viu uma exceção. Na pandemia, Rui Costa governador e ACM Neto prefeito de Salvador largaram suas diferenças euniram forças contra o corona, o inimigo público número um.
NO LIMBO – Convém relembrar, também dita a ciência política que boa governança é a prática de atos e fatos que resultem na construção de uma sociedade em que todos vivam em paz. Apenas a linguagem acadêmica é sofisticada, mas no populacho é justamente o que todos prometem, mundos e fundos para a vida melhorar, cada qual colocando-se como o salvador da pátria.
Infelizmente a realidade é outra. Grande parte olha pura e simplesmente para o próprio umbigo. Ea í se vê um festival de descalabros que ultrajam a razão principal, o interesse público. Até se torce para que Jerônimo e Bruno prossigam assim. Mas não dá. Ano que vem tem eleição e mela tudo.
Raimundinho diz que governo deve recuperar as BRs primeiro
Integrante do time dos ferrenhos críticos da concessionária Via Bahia, a ex-empresa que geria as BRs federais 324 e 116, o deputado Raimundinho da Jr diz que o governo pode estar cometendo um erro estratégico na Bahia, se deixar para a próxima concessionária obras que hoje são fundamentais.
– O governo federal deve recuperar as rodovias para depois passar, como se faz nos demais estados.
Ele diz que a saída da ViaBahia foi uma vitória, mas ficou como se fosse uma herança maldita, dezenas deobras contratadas e nunca realizadas, como a estrada do Derba, além de buracos nas BRs 324 e 116.
– Em Feira de Santana é um caos e em Vitória da Conquista também. O pior é que opreço disso se dá em vidas. Quantos morreram por conta do descaso?
‘É a civilidade’, afirma Ivana
A presidente da Assembleia, deputada Ivana Bastos (PSD), também opinou sobre o encontro entre Jerônimo e Bruno Reis. E bateu no tom da civilidade.
– Quando duas das principais lideranças do estado deixam de lado as divergências e sentam para dialogar sobre os problemas da capital, sinalizam para a população de toda a Bahia que o interesse público está acima de particularidades ideológicas.
Gozações e interpretações, só deu o encontro nas redes
O encontro entre Jerônimo e Bruno Reis foi o prato do dia na banda baiana das redes sociais ontem, com tiradas para todos os gostos. Deu de gozações, como ‘É a nova chapa: Jero Reis’, a aplausos tipo ‘quem ganha é a Bahia e Salvador’, mas também há interpretações como a de Jan Passos, marqueteiro político.
Diz ele que como em política nada é por acaso, o encontro teve um papel estratégico, mostrar normalidade institucional num momento em que há uma onda de adesões de prefeitos à base de Jerônimo. Ressalva ele, que ‘é como quem diz, posar ao lado não quer dizer estar junto’. Pode ser, o fato é que o evento deu o que falar. E por motivo justo.
REGISTROS
Parabéns para Otto 1
O senador Jaques Wagner(PT) postou ontem nas redes um vídeo de parabéns pra você para o senador Otto Alencar (PSD), que completou 78 anos. Ele mostra a trajetória dos dois largamente ilustrada com fotos e conclui: ‘Na política quando a gente faz bem feito a gente ganha amigos e eu ganhei mais do que um amigo, um irmão’.
Parabéns para Otto 2
Na Alba, a mensagem muito adocicada, segundo alguns, teve um tic de vacina. Ou seja, uma preparação para fortalecer os laços com Otto visando a chapa de 2026.
Festa em Nilo
Jacqueline Soares (Pode), prefeitade Nilo Peçanha, está soltando foguetes. O TRE julgou improcedente a acusação contra ela movida na Justiça pelo antecessor e concorrente naúltima eleição, Carlos Azevedo (PT). E o melhor: o placar em favor dela foi 7 a 0.
Forró em Bonfim
A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Senhor do Bonfim realiza neste sábado o Forró da Rua Mais Enfeitada, na Rua Mandacaru. Alex Show e Francismar Monteiro animam a festa. Lá se diz que o tal forró já virou uma tradição.
COLABOROU: MARCOS VINICIUSSiga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.