Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 12 de novembro de 2020 às 6:04 h | Autor:

O cenário é todo favorável para Bruno faturar no primeiro turno

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Bruno, Denice, Olívia e Isidório, os atores em Salvador | Foto: Raul Spinassé, Jonas Santos, Shirley Stolze e Adilton Venegeroles
Bruno, Denice, Olívia e Isidório, os atores em Salvador | Foto: Raul Spinassé, Jonas Santos, Shirley Stolze e Adilton Venegeroles -

E a decisão do TRE de proibir atos nas ruas na reta de chegada da campanha 2020 é bom ou ruim para os candidatos em Salvador?

A pesquisa A TARDE/Potencial hoje divulgada dá Bruno com 48%, Denice (PT) 12%, Olívia (PCdoB) 7%, Isidório 6%, Cezar Leite 4% e Bacelar 1%. (Hilton, Rodrigo e Celsinho não pontuaram). A soma de todos dá 30%, 18 pontos a menos que os 48% de Bruno. Num cenário desses, a três dias das eleições, para Bruno, antecipar o fim da campanha seria o melhor dos mundos.

Os outros (fora Isidório, que rasgou elogios) não gostaram, correram atrás dizendo que isso era antidemocrático porque alguns candidatos já fizeram suas carreatas e outros não, o TRE flexibilizou. Claro que não dá mais para mudanças espetaculares, mas para quem está tão em baixa, tudo é lucro.

Rui e Neto — Na ponta da disputa em Salvador estão o prefeito ACM Neto e o governador Rui Costa, ambos com altos índices de aprovação e estratégias distintas.

Neto concentrou tudo em favor de Bruno, de passar o bastão da administração até a conjunção dos aliados. Rui, sem um candidato nato, pinçou a Major Denice para o PT e estimulou outras coligações; Isidório com Eleuza Coronel (leia-se PSD de Otto Alencar); e Olívia com Jota (leia-se PP de João Leão).

Claro que a pandemia só ajudou o projeto de Neto. Os aliados de Rui esperavam o Carnaval passar para se alinhar e quando o Carnaval passou, veio a Covid. Deu no que está.

Dr. André lidera com folga em Catu, com as bênçãos de Gera

Geranilson Requião (PT), prefeito de Catu, ou Gera, como o chamam por lá, um contador formado pela Ufba e pós-graduado em contabilidade pela Ucsal, se elegeu em 2012 e se reelegeu em 2016 com larga vantagem. Agora, apoia o vice, o médico André Marques (PSD).

Pesquisa A TARDE/Potencial revela o que já se percebe nas ruas da cidade, o favoritismo de Dr. André, com 49%, contra 33% de Pequeno Sales (PTB), 4% de Gil (PROS) e 2% de Cícero Reis (Avante) e Santos e Santos (Rede).

Mas o detalhe que mais chama a atenção na pesquisa vem do próprio Gera. A avaliação da administração dele ostenta 56% de ótima, um fato raríssimo, mais 13% de boa e 16% de regular, uma aprovação de 85% com louvor.

Lá se diz que ele voltará à cena em 2020, como candidato a deputado estadual. Este ano ele está apenas pavimentando os caminhos do futuro.

Geílson fica com Colbert

Tudo indica que Feira de Santana terá segundo turno entre o prefeito Colbert Martins (MDB) e o deputado Zé Neto (PT). Isso só aconteceu duas vezes. Em 1992 João Durval ganhou de Luciano Ribeiro e em 1996 José Falcão da Silva ganhou de Josué Melo.

Este ano o diferencial é Carlos Geílson (Pode), que era oposição e virou governo. Vai ficar com Colbert e pegar o mandato de deputado na vaga de Leo Prates. Dizem lá que o acordo está carimbado.

No arquipélago de Cairu, a chapa ‘Ele e Ela’ colou

Cairu, o único município-arquipélago do Brasil, onde ficam Morro de São Paulo, Boipeba e Garapuá, vive uma situação singular nas eleições deste ano. Lá, Hildécio Meirelles (DEM), ex-prefeito, em 2016 era deputado, candidatou a mulher, Cíntia. Ele perdeu a reeleição em 2018, agora em 2020 ela estava pontuando melhor e os dois formaram a chapa Ele e Ela. Colou. É isso que revela a pesquisa A TARDE/Potencial lá. Hildécio tem 52% das intenções de votos contra 28% de Maneca Ché (SD) e 2% de Benedito Passos (PL).

Detalhe curioso: o prefeito Fernando Brito (PSD), já reeleito, não apoia ninguém. Na avaliação da administração, ele tem 5% de ótima, 5% de boa, 28% de regular, 4% de ruim e 63% de péssima, um recorde negativo.

REGISTROS

Retomada turística 1

Agentes de viagens de todo o país, arregimentados pelo Club Med Brasil, estão reunidos de hoje a domingo no Village Trancoso, logicamente seguindo todos os protocolos contra a Covid. Pauta: a retomada do turismo.

Retomada turística 2

Fausto Franco, secretário de Turismo da Bahia, estará lá, como convidado. Também representantes de parceiros da rede, como Excalibur, Costa Brava e Prime Tour. Lá, o trade tem grande expectativa de que no verão, mesmo com protocolos, a retomada estará consolidada.

Tabuleiro da baiana

A Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau e Receptivo (Abam) solta foguetes. O governo baiano postergou a cobrança do ICMS nas importações de óleo de palma do Pará. Na Bahia, os dendezais estão dando lugar a plantações de graviola e banana.

SOS Piatã

Edwilson Marques, o Ed Peças (PDT), prefeito de Piatã, já reeleito e fora da disputa este ano, procurou a polícia e deu queixa: está sendo ameaçado de morte por traficantes, que atribuem a ele uma ação da PM contra o tráfico. Ele diz que nada tem a ver com isso.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco