Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por Com colaboração de Marcos Vinicius

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 03 de abril de 2025 às 7:30 h | Autor:

Pelo PP, a federação com o UB vai bem, mas Ronaldo Caiado é contra

Confira a coluna de Levi Vasconcelos desta quinta-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Ronaldo Caiado
Ronaldo Caiado -

Diz o deputado João Leão que do ponto de vista federal a formação de uma federação do PP, o partido dele, com o UB, de ACM Neto, está liquidada. A proposta passou por unanimidade. Falta a outra banda querer. E o UB quer?

Ronaldo Caiado, governador de Goiás que está em Salvador ensaiando uma candidatura à presidência, é um dos grandes arautos, contra.

– Acredito que forçar essa federação seria um tiro no pé para ambos os partidos. O UB e o PP são legendas grandes, consolidadas na maioria dos estados e essa união não é algo simples. Cada estado tem a sua própria realidade e percebo uma grande resistência a essa proposta dentro do União Brasil.

Em síntese, o caso não está fechado, como querem alguns.

O maior –Dizem os defensores da tese da federação que se isso acontecer, juntando os 59 deputados do UB, a terceira maior bancada, e os 47 do PP daria 108, a maior representação da Câmara dos Deputados.

Hoje, a maior bancada é a do PL, com 96 deputados, seguida da federação PT-PCdoB-PV, com 80. Quando Caiado diz que cada estado tem sua realidade, encaixa bem na Bahia, onde ele ganharia muito pouco com a federação.

Dos quatro deputados federais, dois são contra a federação, Mário Negromonte Júnior, o presidente estadual, e Neto Carletto, um é a favor, que é João Leão, e tem Cláudio Cajado que está calado.

Na bancada estadual, a mesma coisa. Dos oito, nenhum foi ao encontro nacional que aprovou a federação.

Em Juazeiro, a absolvição de Daniel vista com cautela

A absolvição de Daniel Alves na Espanha, após ter sido acusado de estupro e condenado a 4 anos e 6 meses de prisão, ainda é vista com cautela em Juazeiro, a terra dele, onde até uma estátua em homenagem ao próprio foi retirada e guardada pela prefeitura. A pergunta: a estátua vai voltar?

Maurício Dias, o Mauriçola, diz que algumas pessoas pediram isso nas redes, mas a coisa não chegou a sensibilizar.

– Aqui, o que estamos falando é dos 90 anos de Galvão (dos Novos Baianos), que os juazeirenses celebrarão (vai acontecer de abril a julho).

Luiz Galvão morreu em 2022 aos 87 anos. Ele integra o time de juazeirenses famosos, que tem também João Gilberto e Ivete Sangalo.

Leandro, uma boa lembrança

Ex-jogador do Vitória, o deputado Marcone Amaral (PSD) foi o autor do pesar pela morte de Leandro Rodrigues, também ex-jogador do Vitória que morreu esta semana.

– Convivi com Leandro na Casa do Atleta, no Vitória. A vida perde um grande cidadão e o futebol um grande atleta.

Na sessão da Alba, Marcone também pediu um minuto de silêncio em homenagem ao ex-colega.

A paralisação da Fiol é atraso para a Bahia, diz Pedro Tavares

A paralisação das obras da Ferrovia Oeste Leste (Fiol), o projeto que fará uma conexão ferroviária inicialmente entre Caetité e Ilhéus (depois até Luís Eduardo Magalhães, no Oeste) bateu mal entre os baianos. Empresários e políticos levantaram voz.

Um exemplo é o deputado estadual Pedro Tavares (UB), que é de Ilhéus.

– A região sul da Bahia não aguenta mais esperar. Não podemos permitir que essa obra continue sendo apenas uma maquete bonita. Os governos federal e estadual devem unir forças para fazer o projeto andar e acontecer.

A Fiol parou com a pandemia e foi retomada em 2023 quando 65,8% da obra estava pronta. Hoje, está em 75%. A Bamin pretende transportar minério de ferro da mina Pedra do Ferro, em Caetité, até o Porto Sul, em Ilhéus, também em construção.

REGISTROS

Semana espírita 1

A Fundação Lar Harmonia, também Centro Espírita, em Piatã, realiza de 7 a 23 deste mês a XXI Semana Espírita, que este ano tem como tema ‘Excelência do amor’. O evento é uma tradição da instituição. A ideia é contribuir para fazer o amor fluir nas mais variadas formas.

Semana espírita 2

Adenáuer Novaes, psicólogo e um dos fundadores do Lar Harmonia, explica melhor.

– Escolhemos esse tema para falar sobre o amor que transborda, que se expressa no olhar, no silenciar e que se vive sem nada exigir.

Preservando rios

Moisés Schmidt, presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) diz que celebrou o Dia da Água, em 22 de março, entregando a 140ª nascente recuperada, no povoado de Barracão de Cima, em Barreiras. Ele diz que preservar é fundamental.

IA no currículo

O deputado Patrick Lopes (Avante) apresentou projeto na Alba que inclui a Inteligência Artificial como integrante da grade curricular nas escolas públicas da Bahia. Diz ele que a IA está mudando tudo na sociedade, da indústria até a educação.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco