Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > LEVI VASCONCELOS
COLUNA

Levi Vasconcelos

Por [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 18 de dezembro de 2019 às 6:01 h | Autor:

Renato, o publicitário que virou cozinheiro e inventou em Mucugê o catchup de morango

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
O morango do catchup tem que ser orgânico | Foto: Arnaldo Alves | ANPr | 10.4.15
O morango do catchup tem que ser orgânico | Foto: Arnaldo Alves | ANPr | 10.4.15 -

Ensinam nos meios acadêmicos que notícia é tudo aquilo que foge do normal. Se assim o é, decidimos no período natalino pinçar alguns fatos do bem, só de muito bom astral, como o que Renato Lobão, 35 anos, protagoniza.

Baiano de Salvador, ele tocava a vida como publicitário do marketing político até 2014, quando atuou na vitoriosa campanha de Flávio Dino, governador do Maranhão, reeleito ano passado. Com laços familiares na Chapada Diamantina, largou tudo para fincar pé em Mucugê, segundo ele, por ser uma cidade turística.

Tudo sobre Levi Vasconcelos em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Resgate — E lá chegando, a mulher o escalou para preparar os pratos com os quais recepcionaria alguns amigos, justo ele, que nunca havia pisado numa cozinha:

– Fiz um polpetone que caiu e, quando bateu no chão, achatou. Nasceu um prato. Comecei a cozinhar e parecia que eu já sabia fazer.

Tomou gosto, abriu uma pequena hamburgueria, as invenções foram fluindo, como o shot de banana-da-terra, cebola doce na cachaça, geleia de tomate no hambúrguer de cordeiro.

Sucesso. Foi chamado por Claude Troisgros, da Globo, andou pelo Rio, não gostou, voltou, fundou o restaurante Sertãozinho e lá inventou o catchup de morango. Heitor Marback, diretor de negócios do Sebrae, viu, gostou, cadê a receita? ‘Não tinha, era tudo intuitivo’. Dois meses depois, bateu. A marca está registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), com a Arisco e a Palmeron de olho. Mas Renato faz uma exigência.

– O morango do catchup tem que ser orgânico. Não quero ficar rico. E sim estimular as boas práticas.

Ele diz que o foco principal é estimular a agricultura familiar na linha orgânica, numa política de inclusão dos jovens. E até pensa na exportação do produto:

– Vamos em frente. Fiquei refém da minha afeição pelo sentimento de satisfação.

Vice cassado em Maragojipe

Por nove votos a favor contra quatro ausências, a Câmara de Maragojipe cassou ontem o vice-prefeito Roque dos Passos (PP), o Roque do Trator, por falta de decoro.

Ele é acusado de ter roubado em 10 de outubro uma Topic placa JKW-7959, do Sr. Carlos Rubens, autor da denúncia. Sávio Mahmed, advogado da Câmara, diz que o processo seguiu todo o rito legal. E de agora por diante só resta comunicar o fato à Justiça Eleitoral.

Rui, Neto e o feliz Natal

O clima cordial que prevaleceu ontem entre Rui Costa e ACM Neto e seus aliados na inauguração do Caps do Jardim Armação foi atribuído por partidários dos dois aos dóceis fluidos natalinos mesmo.

Segundo alguns dos presentes aliados de Rui, e os de Neto carimbam, a bonança deve durar até o Carnaval. Depois do Reinado de Momo, começam as definições partidárias para as eleições. E a partir daí, o couro come.

Republicanos em convenção

O Republicanos, partido que tem como presidente o deputado federal Bispo Marinho, realiza convenção sexta no Fiesta.

Segundo o deputado estadual Jurailton Oliveira, a disposição do partido é disputar as eleições de 2020 nas grandes cidades.

— É uma mera questão de necessidade para sobreviver.

Em Salvador, eles são aliados de ACM Neto, que vai. No tititi, se diz que Tia Eron mira a vice de Bruno Reis.

MPF dá prazo a Weintrab para explicar o caso Luzia

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), que integra o Ministério Público Federal (MPF), encaminhou segunda ao ministro Abraham Weintrab (Educação) um pedido de informações. Quer saber por que a professora Luzia Mota ainda não foi empossada como reitora do Instituto Federal da Bahia (Ifba). Ela foi eleita em 13 de dezembro do ano passado. Renato Anunciação, que era o reitor, questionou o pleito na Justiça e está até hoje, um ano depois, está lá.

No ofício encaminhado a Weintrab, a procuradora federal dos direitos do Cidadão, Débora Duprat, diz que a suspensão do processo determinado pelo secretário de educação profissional e tecnológica, Ariosto Antunes Culau, é uma decisão ‘ilegal e imoral’.

REGISTROS

Ser baiano

O jornalista José Péricles Diniz, também professor da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), lança amanhã (19h) na Confraria do França (Rio Vermelho) o livro Ser baiano na medida do Recôncavo. O autor realizou ampla pesquisa para configurar a identidade cultural dos nativos da região.

ONG Transparente

A Fundação Odebrecht acaba de ganhar o selo ONG Transparente, do Instituto Doar. Só 82 ONGs no país têm.

Ouvidoria e Cidadania 1

O desembargador Jatahy Fonseca, presidente do TRE-BA, lança hoje (16h) o livro a Ouvidoria e a Cidadania na Justiça e seus frutos na administração pública, para comemorar os 25 anos da Ouvidoria do TRE.

Ouvidoria e Cidadania 2

Na ocasião entregará a Comenda da Cidadania a 16 personalidades, entre elas, Maria Rita Lopes Pontes, os desembargadores José Edivaldo Rotandano, Lidivaldo Britto, Maurício Kertzman, João Bosco Seixas e Balthazar Miranda, além dos advogados Edivaldo Brito e Ademir Ismerin, e duas in memorian, a yalorixá Mãe Tatá Oxum e Carlos Alberto Oliveira, o Caó.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco