Segundo Leão, videoconferência de Bolsonaro sobre o óleo deu chabu

A videoconferência que o presidente Bolsonaro realizou ontem pela manhã para tratar do problema do óleo resultou num fiasco. Os equipamentos usados estavam ruins e ninguém conseguia entender o que se falava, segundo João Leão, governador em exercício, que participou. E se decepcionou.
A questão principal: domingo, em entrevista à Record, ao falar sobre o óleo, Bolsonaro disse que ‘o pior ainda está por vir’. E Leão pergunta o que gostaria de perguntar ao próprio:
- O que é ‘o pior ainda está por vir’? Não se sabe.
Caos - Com a ressalva de que a atuação do vice-almirante Silva Lima, comandante do II Distrito Naval, ‘tem sido bastante elogiável’, Leão diz que está tentando uma audiência com Bolsonaro para expor a ele a vastidão da tragédia, para além dos danos ambientais, a questão econômica.
- O fato objetivo é que a situação está caótica. O governo até agora não liberou um centavo. Estamos levantando tudo, através da Bahiapesca. Mas além dos pescadores, que são contemplados pelo defeso, temos as marisqueiras e também os pequenos comerciantes de peixe, todos passando necessidade. É um problemão.
A questão se arrasta por todas as cidades e povoados ao longo dos 1.100 quilômetros de praia do litoral baiano, o maior do Brasil.
Leão lembra que o turismo no litoral, uma indústria forte, também está muito prejudicado. E o pior: o que aconteceu de fato ainda é mistério.
Ifba, protesto pela reitora
‘Fora Renato’ e ‘Luzia na reitoria’ foram as palavras de ordem mais ouvidas ontem entre cerca de 500 professores e alunos do Ifba no protesto pela posse da reitora Luzia Mota, eleita em dezembro, até hoje sem tomar posse.
O Renato em apreço é Renato Anunciação Filho, o reitor pro tempore. Segundo Luzia, se o Ifba está sendo o primeiro a impedir a posse a reitora e 17 diretores de campi eleitos democraticamente, certamente não será o único.
Pelegrino na pauta da Alba
O deputado federal Nelson Pelegrino (PT) circulou ontem pela Assembleia, quando foi abordado:
– Você sabe que aqui correm muitas notícias e fofocas. Dizem que você se coloca como candidato a prefeito de Salvador, mas está de olho mesmo é numa vaga num dos tribunais de contas. Qual é mesmo?
- Passei aqui oito anos e sei como é que funciona. Fofoca não se desmente.
Ou seja, caso em aberto.
Futuro mora no Cimatec
Nestes tempos de óleo no mar, jornalistas que acompanharam a visita patrocinada pela Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) ao Senai-Cimatec Industrial, em Camaçari, se disseram convencidos de que lá estão as portas para o futuro.
No vasto mix de projetos, além das sofisticadas tecnologias para óleo e gás, de olho no pré-sal, há forte aposta no desenvolvimento de energias solar e eólica. Ou seja, energia limpa.
Associação Bahiana de Equoterapia faz 25 anos
É com apoio do 19º Batalhão de Cavalaria do Exército (19º BC) e do Esquadrão de Polícia Montada da PM baiana que Maria Cristina Guimarães Brito toca há 25 anos a Associação Bahiana de Equoterapia (Abae), o uso de cavalos para tratar doenças, uma iniciativa que ela tomou para cuidar do filho, Yuri, hoje com 38 anos, que nasceu com deficiência.
A Abae cuida de 150 crianças, entre autistas, vítimas da microcefalia e por aí vai. Podia ser mais. Segundo Cristina, a Bahia tem 17 parques de exposições. ‘Queremos chegar aos 400 restantes’.
Ontem, a Assembleia fez sessão especial em homenagem aos 25 anos da Abae. E Cristina pediu:
- Cubram a pista do Parque de Exposições, porque hoje, quando chove, para tudo.
REGISTROS
Defesa das águas
Um mix de entidades, que reúne a Rede de Mulheres de Terreiros, Comissão Pastoras dos Pescadores e movimentos, realiza hoje (17h) na Colônia de Pescadores do Rio Vermelho, o point principal da Festa de Iemanjá, em Salvador, o Ato em Defesa das Águas. É um protesto contra o óleo.
Abaixo o racismo
A Comissão de Promoção da Igualdade da Assembleia realiza hoje (9h30) a audiência pública Todas as vozes contra o racismo, para marcar a passagem do Novembro Negro. Vai discutir toda a legislação de combate aos racistas.
Combate à corrupção
A Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe) realiza de quinta a sábado no Resort Ibero Star (Praia do Forte) o 4º Congresso Nacional dos Advogados Públicos Federais (Conafe), com o tema Advocacia pública e o combate à corrupção: da repressão à prevenção. Na mesa, entre outros, Carlos Velloso, ex-ministro do STF, e Valdir Simões, ex-chefe da CGU.
Alemãs na Chapada
O Festival de Jazz do Capão, em Palmeiras, na Chapada, dias 22 e 23, terá este ano a banda alemã Kapelle 17. O evento está emplacando.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
