UFSB se adianta e inaugura hoje um prédio 100% autossustentável | A TARDE
Atarde > Colunistas > Levi Vasconcelos

UFSB se adianta e inaugura hoje um prédio 100% autossustentável

Área fica no campus Jorge Amado, pertinho da sede da Ceplac, que custou R$ 61 milhões

Publicado sexta-feira, 06 de maio de 2022 às 06:02 h | Autor: Levi Vasconcelos
O novo espaço da UFSB, marco nas universidades federais
O novo espaço da UFSB, marco nas universidades federais -

Já pensou num núcleo acadêmico que já começa exalando conhecimento pela própria estrutura física do prédio? A energia é 100% fotovoltaica, e a água, mesmo a despejada nas descargas dos vasos sanitários, também 100% tratada e reaproveitável, ventilação toda ela também natural.

O tal núcleo vai começar a funcionar oficialmente hoje. É o Centro de Ciências e Engenharia Agroflorestais da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), área que fica no campus Jorge Amado, pertinho da sede da Ceplac, que custou R$ 61 milhões. 

A inauguração está marcada para as 14h30 com a presença do ministro da Educação, Victor Godóy. A reitora Joana Angélica da Luz antecipa o tom:

— O que estamos inaugurando hoje é um marco na história das universidades federais de todo o Brasil.

Eritrina —A gênese do novo núcleo também tem uma história interessante. Nasceu da cabeça do professor Naomar Almeida, coisa de 12 anos atrás, quando ele era reitor e Juvenal Maynard o diretor da Ceplac.

Naomar entrou com o projeto e Juvenal com o ter reno, 34 hectares debaixo de intensas críticas dos ceplacquianos detonando uma suposta dilapidação do patrimônio da Ceplac. 

Juvenal diz que a área da Ceplac no entorno da sede é de 740 hectares e os prédios projetados só fariam agilizar o conjunto do espaço. E ontem ele se dizia feliz.

— Amanhã (hoje) viverei um dos melhores dias da minha vida. Imagine você que já podemos fazer lá compensado com a eritrina, uma árvore exótica para sombrear o cacau para a qual não se via nenhuma  utilidade. E isso é só o começo.

A previsão de Alex da Piatã

Aliado do senador Otto Alencar desde sempre, o deputado Alex da Piatã (PSD), ao contrário da maioria dos colegas, que preveem uma disputa trincada este ano, vislumbra uma reviravolta no cenário  que fora João Roma (PL), diretamente interessado no caso, diz:

— Desconfio que quando a briga entre Lula e Bolsonaro pegar fogo, ACM Neto vai acabar em terceiro.

Otto fica com Engenho Novo

Carlos Sarno, Eliane Koshima e Nárcio Sant’Anna, da agência Engenho Novo, vão comandar o marketing da campanha de Otto Alencar para reeleição ao Senado.

O time é o mesmo que fez a campanha de 2014 e Otto acha que ‘em time que está ganhando não se mexe’.

ACM  Neto, com Cacá Leão, está finalizando as conversas com a Propeg. 

Anaildes corre atrás de voto

Anaildes Campos Sena, cadeirante, coordenadora da Setorial de Pessoas com Deficiência do PT, bateu ontem na porta do deputado Jacó (PT) na Assembleia. A pedida é simples. Ela é candidata a deputada federal e está correndo atrás de voto.

— Anaildes é uma pré-candidata que protagoniza algo inédito no PT, representa a pauta da acessibilidade. É uma honra brigar por isso.

Isaac Carvalho limpa ficha e mira vaga na Assembleia

Isaac Carvalho, o ex-prefeito de Juazeiro que em 2018 teve 100.549 votos para deputado federal, mas não levou porque estava com a ficha suja, vai para nova empreitada eleitoral este ano, mas desta vez vai tentar uma vaga na Assembleia, como disse o próprio, ‘para ficar mais perto de casa’.

Na real, Isaac perdeu a prefeitura, mas admite que a prefeita Suzana Ramos (PSDB), embora adversária, dá uma ajuda substancial.

— Joseph Bandeira apoiou ela, mas para federal ela deixou ele de lado e está com Adolfo Viana (PSDB), E o deputado estadual Roberto Carlos (PV) também a apoiou, mas ela lançou o filho Jordávio.

Publicações relacionadas