Campanha histórica celebra segundo aniversário | A TARDE
Atarde > Colunistas > Made In Bahia

Campanha histórica celebra segundo aniversário

Publicado terça-feira, 21 de junho de 2022 às 00:12 h | Autor: Carlos Sérgio Falcão
Carlos Sergio Falcão, lider do Business Bahia
Carlos Sergio Falcão, lider do Business Bahia -

Quando em junho de 2020, ainda no início da pandemia, o Business Bahia , grupo empresarial formado por duzentos e cinquenta gestores baianos, lançou a campanha Made in Bahia, sabíamos da importância do projeto, mas não imaginávamos que seriamos protagonistas de uma das mais bem-sucedidas ações de valorização dos produtos e serviços baianos da história, e hoje, decorridos dois anos, não poderíamos deixar de celebrar esse momento tão especial para o empresariado baiano.

O objetivo inicial da campanha foi despertar na população a importância de priorizar o consumo dos nossos produtos e incentivar o orgulho da nossa baianidade também ao consumir, fortalecendo a economia do Estado. Com o slogan “Essa luta é minha, é sua, é nossa” a campanha lançou o selo “Made in Bahia’ que teve uma divulgação maciça na mídia local e nacional, e contou com o amplo apoio dos principais líderes políticos e empresariais baianos, que gravaram vídeos saudando a ação e parabenizando o Business Bahia pela iniciativa. O sucesso foi tão expressivo que inspirou, e continua inspirando, outras campanhas similares, e a Assembleia Legislativa aprovou lei consolidando o selo Made in Bahia para os produtos baianos.

Centena de empresas e entidades também manifestaram apoio e passaram a utilizar o selo em seus produtos, automóveis, embalagens, sites e vídeos institucionais. Com o apoio do grupo A Tarde passamos a ter uma coluna semanal no jornal impresso e on-line, onde aproximadamente cem empresas já contaram um pouco da sua história na Bahia, e o momento Made in Bahia na A Tarde FM, onde temas voltados exclusivamente a economia do nosso Estado, são abordados semanalmente. Apesar do sucesso inicial, o Made in Bahia não pode parar, precisamos continuar fomentando esse ciclo virtuoso, priorizando a aquisição de produtos e serviços produzidos na Bahia. É inaceitável, por exemplo, que engenheiros, arquitetos, advogados, contadores, e demais especialistas das mais diversas áreas, sofram preconceitos em sua própria terra, e que tenham que abandonar as suas origens para serem valorizados.

Para mudarmos esse projeto de patamar, algumas ações políticas se fazem necessárias, como a aprovação do PL que cria o Programa de Estímulo à Produção Baiana. Este PL, se aprovado, irá conceder incentivos as empresas baianas que aderirem ao selo Made in Bahia, o que será muito importante para a consolidação da campanha e para conscientização dos nossos consumidores. Além disso estamos pleiteando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico que inclua no Protocolo de Intenções a serem assinados com as empresas beneficiadas de incentivos fiscais a orientação que o selo Made In Bahia, sempre que possível, seja utilizado nas embalagens de produtos produzidos em nosso Estado.

Também, se encontra em negociação avançada nossas tratativas para viabilizarmos o lançamento do livro Made in Bahia, que reunirá uma coletânea das histórias das empresas contadas em nossa Coluna. Para viabilizá-lo necessitaremos, mais uma vez, do apoio dos empresários da comunidade Business Bahia, que se ressalte, nunca nos faltou.

Continuamos firmes nessa missão. Sabemos que uma economia local forte, gera mais oportunidades para todos. Muito já fizemos, mas ainda temos um longo caminho pela frente. Acreditamos nesse propósito , valorizar as empresas e gestores baianos, e certamente o Made in Bahia será um legado  para todos nós.

Gestores baianos valorizam o Made in Bahia

Lideres, gestores e empresários baianos são unanimes em valorizar e incentivar a campanha lançada pelo Business Bahia.  

No auge da Pandemia, muitos naturalmente se desesperaram. O Business Bahia se mobilizou e gerou projetos que pudessem mitigar os efeitos do COVID. O grande destaque foi o Made In Bahia, que serviu e serve para que juntos pudéssemos priorizar os produtos e serviços Baianos, e com isto fortalecermos toda a cadeia produtiva do nosso Estado. Vida longa ao Made In Bahia!!!!

Denio Cidreira - Presidente da Arena Fonte Nova 

A Bahia é uma das grandes potências para atrair investimentos e desenvolvimento socioeconômico para o Brasil. O Made in Bahia reflete o nosso compromisso, enquanto importante e articulada rede, em promover melhorias para o nossa região, e sobretudo, para a vida e orgulho de cada baiano!

Demir Lourenço - Diretor Técnico da Tecon 

O Made in Bahia foi uma ideia inspiradora num momento difícil para todos: nos trouxe a união, contribuiu com nossas capacidades nos apoiando em vencer!

Priscila Wiederkehr - CEO da Vitalmed

O Made in Bahia , é a valorização dos serviços e produtos fabricados na nossa terra , criado a dois anos pelo Business Bahia resultou em, união e respeito entre os empresários baianos”

Eduardo Mariano - Presidente da Zoom Imagem

O Grupo Sabin presente na Bahia há treze anos tem orgulho da parceria com o Made In Bahia e parabeniza pelos 2 anos atuando em prol da economia baiana, gerando riqueza e emprego em nosso Estado. Nossa empresa é composta por gestores baianos e lideranças predominantemente locais e busca valorizar e incentivar o consumo de produtos baianos, além da contratação de fornecedores do estado.

Agnaluce Silva - Gestora Regional no Nordeste do Sabin Medicina Diagnóstica. 

Por anos fomos levados a acreditar no mito da globalização mas estamos aprendendo a duras penas que é preciso cada vez mais pensar e agir de forma sistêmica, enxergando os círculos de causalidade que as nossas pequenas ações produzem em nosso micro ambiente e que ajudam a mitigar os efeitos deletérios do processo de globalização. Nesse sentido “Made in Bahia “é um convite a uma reflexão sobre os valores que constroem comunidades fortes e sadias e sobre as ideias e princípios que as norteiam. Parabéns Grupo Business Bahia e ao nosso querido líder Carlos Falcão que nos inspira.

Neilton Souza - sócio diretor da VERTRAU 

Fazer parte desse projeto é uma honra! O exercício da liderança cidadã é que nos torna empresários capazes de promover mudanças de comportamento de fato significativas. Criar este selo e a campanha Made in Bahia, nos permitiu estimular e manter novas formas de gerar um ciclo virtuoso capaz de promover novas oportunidades através da valorização da prata da casa! Me sinto feliz de fazer parte dessa campanha , e de poder carimbar este selo na revista Let’s Go!

Verônica Villas Bôas - Publisher da Revista Let’s Go Bahia

Publicações relacionadas