Grupo Ingepe: Especialistas em Gente! | A TARDE
Atarde > Colunistas > Made In Bahia

Grupo Ingepe: Especialistas em Gente!

Publicado terça-feira, 17 de maio de 2022 às 06:00 h | Autor: Rodrigo Santos
Rodrigo Santos - presidente e diretor científico do Grupo Ingepe
Rodrigo Santos - presidente e diretor científico do Grupo Ingepe -

O ano era 2003 e o Brasil vivia mais uma de suas agudas crises. No início do, tão propalado, Século XXI, a busca desenfreada por uma “estabilidade”, a qualquer custo, ainda permeava os corações e as mentes, principalmente dos mais jovens, vitimados por um sistema educacional que nos ensinou a memorizar, reproduzir e seguir, em detrimento do pensar, criar e liderar.

Neste contexto, nascia em Salvador o Instituto de Gestão, Educação, Política e Estratégia (Ingepe), fruto da inquietação de educadores muito jovens, que perceberam na explosão de instituições/cursos, de graduação e pós-graduação, uma grande oportunidade. Entregava-se, via de regra, aulas e diplomas, mas não uma formação integral – integrada e humanizada – à altura dos desafios de pessoas, empresas, governos e ONGs, que têm demandas concretas, específicas e constantemente atualizadas. 

Tínhamos um CNPJ, algumas poucas economias e um propósito claríssimo, de conceber uma organização ágil, a frente do seu tempo, especializada no desenvolvimento humano e organizacional, pela força da liderança educadora e do poder da (re)aprendizagem. Enquanto a maioria das consultorias, empresas de educação, centros de ensino e pesquisas, atuavam – e ainda atuam – com base em soluções e produtos de larga escala, nós já nascemos com a proposta de não termos “fórmulas ou pacotes prontos”. Construímos, ao longo destes quase vinte anos, cada projeto, processo, curso, evento ou mentoria, de forma totalmente customizada e personalizada, equilibrando conceitos globais de vanguarda com um profundo senso de pertencimento, identidade e respeito ao saber local. Para nós, pessoas e organizações são únicas, então, as soluções também devem ser.

Hoje, o Grupo Ingepe, orgulhosa e genuinamente made in Bahia, acumula projetos exitosos que já ajudaram a transformar pessoas, empresas, sistemas de ensino e governos, em países como Brasil, China, Portugal, Timor-Leste, entre outros, através dos nossos programas de Gestão Estratégica; Sustentabilidade; Governança; e Alta Performance, pela formação de lideranças. Tudo arrimado no que chamamos de “cultura do Apreendedorismo®”, uma abordagem concebida, validada e registrada por nosso time, como base para soluções em Educação; Mentoria; Economia Colaborativa; Marketing; Tecnologia & Inovação; Pesquisa & Desenvolvimento; Ambiente, Sustentabilidade e Governança (ESG).

Chegaremos a nossa segunda década de existência, olhando para o passado com orgulho e gratidão, mas mirando o futuro com muita confiança e sem qualquer acomodação. A efetividade com afetividade e o saber com sabor, são componentes fundamentais do nosso DNA.

O nosso verdadeiro negócio?

Somos ESPECIALISTAS EM GENTE!

Publicações relacionadas