Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > MADE IN BAHIA
COLUNA

Made In Bahia

Por Rafael Linhares*

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 27 de setembro de 2022 às 6:00 h | Autor:

Linhares: 91 anos, inovando!

Confira a coluna desta terça-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
José Linhares, Adriana Linhares, Rafael Linhares e Gabriela Linhares
José Linhares, Adriana Linhares, Rafael Linhares e Gabriela Linhares -

Tudo começou em Julho de 1931, quando Adherbal Linhares e a sua esposa Yolanda, inspirados por tendências dos Estados Unidos, fundaram a primeira empresa de publicidade exterior do Norte e Nordeste e a segunda no Brasil. Na década de 30 a A.Linhares e Cia Ltda. inovou com os painéis publicitários instalados nos gradís de ferro fundido que protegiam as árvores nas principais praças de Salvador.

Os pequenos anúncios causaram grande rebuliço na capital baiana e com o espírito pioneiro característico de seus fundadores, nos anos 40 a A.Linhares trouxe para a Bahia os anúncios luminosos de gás neon. A novidade foi bem aceita pela população e principalmente pelos comerciantes, que passaram a usar o neon nos letreiros de suas fachadas melhorar assim a iluminação pública de Salvador que na época era muito precária. O próximo passo foi ainda mais revolucionário, A A.Linhares construiu com recursos próprios modernos abrigos nos pontos de bonde que, por sua vez, possuíam box de serviços que comercializavam lanches rápidos, cafés, pequenos adereços de moda e materiais de escritório. Em contrapartida, a Prefeitura permitiu que a empresa exibisse cartazes pintados e letreiros luminosos a gás neon, já consagrado como grande atração noturna da cidade. A empresa foi pioneira na implementação de outdoors de 08, 16 e 32 folhas na cidade que por sua vez só possuíam anúncios pintados a mão. No início da década de 60 a A.Linhares já possuía painéis de grandes formatos no estádio da Fonte Nova e já era tida como referência em mídia exterior do tipo outdoor.

Nos anos 90 a empresa revolucionou o mercado de mídia exterior quando trocou as suas antigas armações de madeiras por modernas estruturas de metal em totem único. Este design inovador valorizou ainda mais a paisagem urbana da cidade e as mensagens veiculadas neste meio, tanto que foi solicitado pelo arquiteto da Prefeitura ‘’Cacá’’, que na época elaborava uma nova regulamentação para a mídia exterior, para inserção deste equipamento na mesma. No início dos anos 2000 a A.Linhares trouxe o dinamismo aos anúncios através dos Tridoors, que são estruturas dinâmicas que possibilitam a comunicação através de três mensagens consecutivas e distintas.

Atualmente a A.Linhares, que é uma empresa 100% familiar, continua se destacando no cenário publicitário pois foi a primeira empresa de Salvador a investir em métricas seguras e confiáveis para o mercado publicitário. Estas métricas comprovam o poder da mídia exterior e atestam como o outdoor pode gerar resultados satisfatórios para quem investe na mídia. A empresa também possui o painel de LED com a melhor tecnologia da cidade e em setembro trouxe mais uma novidade: os anúncios em 3D!

*Diretor comercial da A.Linhares

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco