Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > MADE IN BAHIA
COLUNA

Made In Bahia

Por Verônica Villas Bôas*

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 11 de novembro de 2025 às 5:12 h | Autor:

Quando a mídia baiana se une, o mercado se transforma

Coluna Made in Bahia desta terça-feira, 11

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Verônica Villas Bôas
Verônica Villas Bôas -

Falar sobre o mercado publicitário baiano hoje é falar sobre um setor que, mais do que nunca, precisa se reinventar. Vivemos um momento de retração orçamentária, em que a redução das verbas de comunicação tornou-se regra em muitas empresas. A ânsia por resultados imediatos, a obsessão por métricas e a subjetividade das entregas, criaram um ambiente desafiador tanto para os veículos de mídia quanto para as agências de publicidade.

No entanto, é justamente em tempos de instabilidade que se revela a verdadeira força das marcas e das instituições. Em um país que ainda enfrenta oscilações econômicas e mudanças constantes, comunicar-se bem é sinônimo de sobrevivência. As empresas que compreendem isso investem não apenas em mídia, mas em presença, reputação e narrativa. Pilares que sustentam marcas sólidas e duradouras.

Tudo sobre Made In Bahia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Por outro lado, há algo que jamais pode sair do radar de um grande empresário: a importância da força institucional da marca. Construir marca é um processo que exige visão, consistência e confiança em veículos capazes de transformar propósito em credibilidade. Quando essa consciência existe, a publicidade deixa de ser custo e passa a ser investimento estratégico.

Um bom exemplo disso é o Grupo Business Bahia, que se consolidou como um dos mais relevantes ecossistemas de negócios do Estado não apenas por uma liderança eficiente e assertiva, mas também pela potência de seu networking, que reúne grandes líderes empresariais e importantes nomes da comunicação baiana. O resultado é evidente: o grupo alcançou uma relevância midiática e mercadológica notável, fruto direto dessa união. Essa sinergia gerou notoriedade, capilaridade e confiança, impulsionando sua imagem institucional e ampliando sua credibilidade junto ao mercado, o que se refletiu no lançamento do Summit Made in Bahia, que em sua segunda edição consolidou-se como um verdadeiro case de sucesso da comunicação integrada. O evento reuniu grandes marcas e um pool consistente de mídias. Jornais, revistas, TVs, rádios, e plataformas digitais que trabalharam em conjunto para potencializar resultados e mais uma vez pudemos ver que quando as mídias locais se unem em torno de um propósito comum, os resultados extrapolam qualquer métrica: tornam-se impacto, influência e legado.

Vejo essa tendencia como um novo paradigma para o mercado baiano. Essa união é mais do que uma estratégia comercial, é o futuro. E quando há propósito, coerência e entrega, os resultados não apenas aparecem: eles permanecem.

*Verônica Villas Bôas – Publisher da Revista Let’s Go Bahia

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco