Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > O CARRASCO
O Carrasco
[email protected]
ACERVO DA COLUNA
10 | Jun | 2024

O Carrasco - Novo esquema vaquibola

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

NOVO ESQUEMA VAQUIBOLA

Esse Carrasco alerta aos promotores públicos sérios que tem gente inescrupulosa promovendo um novo e fétido esquema de chantagem com proprietários privados incluídos em áreas ditas como remanescentes de quilombos. A Portaria 445/2024 estabelece, pasmem, uma área de 645 hectares para o Quilombo Pitanga de Palmares, nos municípios de Simões Filho e Candeias. A defunta Bernadete, coitada, vai se contorcer na cova se tomar conhecimento das estripulias que seu filho tem feito para retirar áreas privadas da poligonal definida.

RACISMO AMBIENTAL I

Os brilhantes anacadêmicos(as) fantasiados(as) de líderes comunitários e imbiólogos(as) se juntaram na semana passada em Ilha de Maré, misturando racismo com meio ambiente, haxixe com maconha, cocaína com talco, crack com cola, chumbo com cádmio, preto com branco, sem discorrer nem uma palavra sobre o combate ao verdadeiro câncer que permeia por toda a ilha: o tráfico de drogas.

RACISMO AMBIENTAL II

Inlíderes comunitários da Ilha de Maré como Eliete Paraguassú, detentora de extensa folha corrida, promovem, sem pudor, o afastamento de entidades sérias e investidores que poderiam promover o desenvolvimento econômico através de infraestrutura turística, preferindo incentivar as fictícias ocupações quilombolas como forma de usurpar o direito dos proprietários e investidores privados, resultando em insegurança jurídica.

RACISMO AMBIENTAL III

Contribuem decisivamente para afastar as empresas que poderiam contribuir com projetos de infraestrutura e desenvolvimento econômico as ideias e os ideais de impromotores como Ramiro Rockenbach, do MPF, incentivador de invasões e desrespeito a propriedade privada e Cristina Seixas, do MPE, já conhecida como “afastadora de investimento” e que em ato recente promoveu, junto com a Souza Cruz, convênio para instalação de medidores de qualidade do ar na Ilha de Maré. Pode?

RACISMO AMBIENTAL IV

Recomendação do Carrasco aos verdadeiros e bem intencionados líderes da Ilha de Maré: vocês estão próximos de grandes empresas como Acelen, Petrobras, Dow Chemical, Codeba, Bahia Terminais, dentre outras. Se afastem dos inlíderes e impromotores e negociem direto com empresários, dando prioridade à contratação de um projeto executivo que promova infraestrutura básica de toda a ilha. Denunciem o tráfico, apoiem a Polícia e evitem ser os sofredores da Baía de Todos os Santos. Ergam a cabeça, bola para frente! Deixem para trás os urubetes do atraso.

ROBÔ 2MZ MALANDRINHO I

Com a moda da inteligência artificial, uma turminha carimbada na prestação de desserviços ao Estado da Bahia conseguiu emplacar uma licitação fajuta em uma Concessionária Estadual de Serviços Públicos, garantindo a contratação de serviços de reparo de tubulações enterradas, através da utilização de robô comandado remotamente. Aconteceu aquilo que o brilhante e inesquecível escritor Isaac Asimov previu no seu famoso livro “Eu, Robô”. A máquina se desenvolveu, alterou suas premissas programáticas e hoje é conhecida como o “Robô que Rouba”.

ROBÔ 2MZ MALANDRINHO II

A mesma turminha carimbada vem atuando forte na manutenção de vias públicas e inaugurou em Brasília, recentemente, na via conhecida como L2, a utilização de todo tipo de robótica, desde a coleta remota de lixo até a manutenção eletrônica das vias aéreas, garantindo sua proteção contra as medições de rajadas de vento.

ROLANDO LERO

De nada adianta divulgar fakes de suposta reconciliação com antigas partes relacionadas. Defunto siberiano não ressuscita, ainda mais quando enterrado de cabeça para baixo e nas margens do Mar de Bering. Quem quiser acreditar em lero-lero vai terminar engolindo cuspe.

TÁ NA MÃO (SERÁ?)

A semana promete mais um capítulo da novela envolvendo a Ferbasa, a Fundação José Carvalho e o filho do fundador, que luta para receber o que lhe é devido como único herdeiro da família. Os documentos, sonegados reiteradas vezes em descumprimento de ordens judiciais proferidas desde 2022, finalmente estão disponíveis. Pelo menos é o que “dizem” os advogados da empresa. O próximo passo é um novo mandado de busca e apreensão que deve sair nos próximos dias. A depender da nova sonegação de documentos, as buscas podem mudar de endereços.

ROLETA RUSSA

O valor da gasolina na Bahia é uma verdadeira roleta russa. Ora fica mais caro e pesa no bolso do cidadão, ora tem uma redução ínfima, de 4%, que apenas maquia o verdadeiro “ouro” que é o preço do combustível. E a Acelen só lucrando em cima dos baianos.

COMEMORAR O QUÊ?

A CCR está anunciando o evento que comemora os 10 anos da empresa atuando no sistema metroviário de Salvador. O que chama a atenção é que dizem estar comemorando também o sistema de Lauro de Freitas. Que sistema? O metrô calça curta da RMS, além de ter sido mal planejado e aumentar o caos no trânsito com uma estação que desemboca em cima de um viaduto, se tornou uma promessa que virou piada. Com constantes problemas no serviço - seja pelo roubo de cabos que culpam terceiros ou pelos trens que já começam a ficar velhos, a CCR quer levantar a bandeira da empresa 'amiga da Bahia'. Cuidado. Os usuários de bobos não têm nada e não adianta festinha para encobrir o trabalho que não está sendo feito. Estamos de olho!

ABRINDO FRENTE

Por falar em Lauro de Freitas, a política vem cada vez mais sendo um assunto não tão comentado. É que com os altíssimos índices de aceitação do candidato Rosalvo (PT) frente a sua concorrente Débora Regis (UB), essa última que está com sérios problemas de inelegibilidade no TSE, a vitória do candidato apoiado por Jaques Wagner, Otto Alencar, Ângelo Coronel, Geraldo Júnior e Jerônimo Rodrigues, ou seja, do time de Lula, vem se consolidando dia após dia. Pelo visto, Lauro de Freitas irá mostrar que não aceita a traição de Débora, que deixou as hostes petistas para cair nos braços da direita.

TEU PASSADO TE CONDENA

Falar em amizade no meio político é algo complicado e até mesmo sazonal. Mas, pagar de otário em rede social para manter as relações no meio a todo custo já beira a insanidade. Esta semana, um político que era tido como 'águia' entre seus opositores posou ao lado daquele que, num passado recente, 'quebrou as pernas' dos ditos 'aliados' e cavou a própria cova na última eleição. O coroa que fez a postagem parece estar passando por um processo de amnésia ao se declarar para o público que, junto com este traíra de miniatura, almeja um futuro próspero na política. Esquece esse coroa, ex-tudo, que esse miniatura, hoje esquecido na Bahia, o fez tricampeão nas promessas para ser senador, deputado federal e vice. O que deve estar unindo os dois parece ser o momento em que ambos vivem: esquecidos, sem perspectivas políticas e com aliados querendo se afastar. Enquanto um já está no fim da carreira, o outro, mais jovem, antecipou o fim sem contar conversa. Coisas da Bahia que atravessam do Rio Nilo até o Corredor da Vitória.

ÚLTIMO AVISO

O MP da Bahia deu mais uma colher de chá aos prefeitos e prefeitas da Bahia que decidiram custear os festejos juninos neste mês. O prazo final para que apresentem planilhas sobres investimentos realizados com contratações públicas de atrações artísticas foi neste domingo, 9. No entanto, o Carrasco já vem se debruçando sobre os dados e produzindo muito material ao longo da semana e fica o alerta aos espetinhos: estamos de olho em tudo, inclusive nos diários oficiais comparando todos os números.

ENTERRADO VIVO

Jairo Monteiro (PP), prefeito de Valença, já deveria ter batido em retirada da cidade. Cavando a própria cova no Baixo Sul, o gestor foi alvo dos professores que não aguentam mais o descaso com a Educação. Em ato simbólico, eles enterraram Monteiro e saíram em passeata pela cidade, 'velando' o prefeito e pedindo socorro para os estudantes e profissionais das escolas municipais. Se Jairo achou que poderia brincar de ser prefeito e abandonar a população, se enganou. A conta chegou e a despedida do trono já é tida como certa.

PING NI MIM

A prefeitura de Dias d'Ávila não fez nenhuma questão de esconder o gasto exorbitante de mais de R$ 800 mil em decoração e bandeirolas para os festejos juninos, mas, pelo jeito, tem muita coisa que o prefeito Alberto Castro não quer que se veja nas escolas do município. Pais de alunos simplesmente não têm permissão para entrar nos colégios e creches, que, segundo os funcionários, estão cheias de goteiras e infiltrações, apesar da reforma alardeada durante a pandemia.

FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO

Como se não bastasse o que acontece no Carnaval de Salvador, o São João da Bahia virou um celeiro da camarotização, sobretudo nas festas das cidades mais conhecidas e tradicionais da época. No município de Santo Antônio de Jesus, por exemplo, que sedia um dos eventos mais concorridos, a onda dos camarotes já pegou desde o ano passado. De olho no lucro, o prefeito Genival Deolino disse que os espaços privados, bem como os acertos com patrocinadores, contribuem com os custos da festa. E para o povo que não pode custear o espaço badalado? O resto, que geralmente é nada.

ENCHENDO O COFRE

O prefeito de Jequié, Zé Cocá, enviou para a Câmara Municipal um Projeto de Lei que tem como objetivo a desafetação e alienação de imóveis públicos. Cocá quer autorização dos parlamentares para a venda dos locais, cujo valor venal dos terrenos ultrapassa R$ 5 milhões de reais. O mais grave é o indicativo de que o valor arrecadado com a venda vai ser utilizado no município a critério do gestor. Não é a primeira vez que o prefeito pede esse tipo de autorização à Casa Legislativa. Tenha medo!

ESCOLHA DUVIDOSA

Em Feira de Santana já se questiona uma dispensa de licitação para a contratação da banca organizadora do novo concurso da Prefeitura. O valor da bufunfa é de R$ 2 milhões de reais. O beneficiado é o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). O que vem por aí?

CALOTE

A prefeitura de Juazeiro, sob gestão de Suzana Ramos, aplicou um verdadeiro calote em um grupo musical local. Os músicos que se apresentaram no aniversário da cidade, ano passado, até hoje estão a ver navios quanto ao pagamento do cachê. O evento foi no dia 15 de julho de 2023. O inacreditável é o valor irrisório, que foi de apenas R$ 1.500. E olha que o pagamento era para ser realizado em até 15 dias. O pior é que a prefeita já recebeu o apelido na cidade de caloteira por estar devendo a outros parceiros e fornecedores. A situação lá está bem feia e o que já se confirma é que, do jeito que as coisas estão, é melhor todo mundo ir deixando a Prefeitura e, o último que sair, apague a luz!

DISPUTA ACIRRADA

A campanha já começou em Camaçari desde janeiro. Os pré-candidatos Flávio Matos e Luiz Caetano têm reunido milhares de pessoas em cada um de seus eventos na cidade. Um militante petista confessou a esse Carrasco que, apesar da boa vantagem de Caetano na última pesquisa AtlasIntel/A TARDE, a tendência é que a disputa camaçariense seja decidida nos detalhes. Optarão pelo time de Jerônimo/Lula ou pelo time de ACM Neto/Bolsonaro.

CHAPA BRANCA

O deputado federal Waldenor Pereira não ouviu os conselhos da direção petista e decidiu pela advogada Luciana Santos Silva (PSB), presidente da OAB em Conquista, como a vice-prefeita de sua chapa. A preocupação dos dirigentes do PT-BA é que, com ela, a chapa fique muito acadêmica, sem dialogar com a população mais simples do município. O burburinho nos bastidores é que a combinação dos dois se trata de uma “chapa branca”.

BOM DE MEMÓRIA

Paulo Cezar Simões aposta na falta de memória dos eleitores de seus tempos de prefeito em Alagoinhas e agora quer retornar ao comando da cidade. Posando de bom moço, ele agora quer se mostrar como uma novidade para o município. Para azar dele, o Carrasco tem boa memória e lembra que, há uns anos, teve até operação da Polícia Federal em Alagoinhas, para investigar fraude em licitações e desvios de verba no transporte escolar durante a gestão de PC Simões.

GATO POR LEBRE

A petista Marivalda Silva quer vender gato por lebre em Candeias. Enquanto se diz representante do progressismo na cidade, na ânsia de assumir a sucessão do prefeito Dr. Pitágoras, ela se alia ao velho conservadorismo do município, representado pela ex-prefeita Tonha Magalhães, hoje filiada ao Avante, mas que, no passado, foi a mais forte representante local do carlismo.

PITI DE PAPAI

Um deputado baiano que carrega a fama de "novo coronel da Bahia" andou ciscando nos comentários das redes sociais de A TARDE para defender a gestão desastrosa de seu filho à frente da cidade de Tucano. O parlamentar deveria botar a mão na consciência e parar de querer beneficiar apenas a cidade que seu filho governa e as outras duas de seu reduto eleitoral. Afinal, os recursos públicos devem ser aplicados em todo o estado e não em um curral eleitoral apenas.

ANTÍDOTO

Produtores de arroz do Rio Grande do Sul tentaram impedir a importação, pelo Governo Federal, de 263 mil toneladas do grão. Argumentam que a safra colhida poderia abastecer o mercado interno, enquanto o preço do quilo já era vendido a R$ 8 nos supermercados, devido ao temor, baseado em ‘fake news’, de desabastecimento. Com o arroz importado, o consumidor vai pagar apenas R$ 4 pelo quilo. É o antídoto para a ganância que visa lucrar até com a tragédia.

CARAS E BOCAS

Ao sentir as indiretas de ACM Neto no mesmo evento, Roma não escondeu as caras e bocas. O tédio com a fala do compadre era explícito e gerou alguns burburinhos entre os presentes. Parece que Neto ainda não superou a ida do amigo de fé para o Ministério da Cidadania, lá em 2021, enquanto que João Roma virou a página e se mostra um político habilidoso, preparado e jeitoso. Por isso mesmo é que já se colocou como pré-candidato a governador em 2026.

MANDATA NA RUA

O mandato, ou melhor, a 'mandata' coletiva 'Pretas por Salvador' corre sério risco de ficar de fora da Câmara Municipal de Salvador na próxima legislatura. Segundo apurado pelo Carrasco, com parte da militância psolista, a chance de Laina permanecer na Casa é mínima, e só deve ocorrer se o partido aumentar uma cadeira. Ao contrário, a aposta é que Tâmara Azevedo será a eleita do Psol.

DONA DA INTRIGA

Causa da quase briga entre Félix Mendonça Júnior e ACM Neto, Débora Regis estava presente, mas distante dos dois, no evento da última segunda. Netinho ainda tentou amenizar a torta de climão e chamou carinhosamente o dirigente pedetista de 'Felinho' ao falar sobre a importância do partido. O problema é que, no mesmo evento, um figurão sussurrou ao Carrasco que nem milagre reverte a situação do ex-prefeito com a legenda trabalhista. A coisa vai piorar, e muito, depois da derrota de Débora. Dizem que ela volta para a base petista na cidade. E quem vai querer de volta?

OPERAÇÃO RESGATE

O G8 cresceu e virou G10. A bancada informal, insatisfeita com a falta de atendimento nas secretarias, vem dando uma dor de cabeça ao governo Jerônimo Rodrigues (PT). A angústia fez com que os deputados do PL, Podemos, PP e Solidariedade ganhassem o aconchego do senador Angelo Coronel, que vai correr junto com os afilhados, em uma verdadeira operação resgate.

PRÊMIO DE CONSOLO

O abraço de Coronel ao novo G10 chega regado de emendas e entrega de equipamentos para os redutos eleitorais dos aliados. A mamata não é pouca.

SALVE-SE QUEM PUDER

A entrada de Coronel nesse baba ainda desbancou o presidente estadual do Avante, Ronaldo Carletto do G8, que inicialmente havia abarcado na missão junto aos parlamentares. Lembrando que Carletto, que vem aumentando o número de prefeitos na Bahia, tem olhos grandes para a cadeira do Senado em 2026. Coronel também tem o mesmo desejo. Salve-se quem puder, porque a briga vai ser de gigantes!

O BEM-QUISTO

Na boca dos deputados baianos, o chefe de gabinete do governador Jerônimo Rodrigues (PT), Adolpho Loyola, é o mais bem-quisto. Na relação Executivo x Legislativo, as articulações de Loyola junto aos deputados são só elogios. O novo querido do pedaço sempre foi o “Rei da Rua”.

SETE RAZÕES PARA NÃO INVESTIR – XXI

O Carrasco vem pela vigésima primeira vez alertar os investidores da Baía de Todos os Santos que um novo planejador financeiro dos SEVEN mares está fazendo muitas “rezas” para os santos juninos. Segundo informações de pessoas próximas, o peixinho da “rasgada” e do “backhand“ está na boca de ser fisgado, tanto assim que dizem que será necessária uma reza grande “do alto da cabeça até a planta dos pés”, pelas más orientações e golpes contra os investidores incautos. Ele e sua coligada BAD GIRL, com certeza, deixarão de estar desfilando impunemente numa das Torres da famosa avenida financeira de Salvador, passando a clamar por socorro dos céus, inclusive com "benzimentos brabos". Até a próxima semana.

ENQUADRADA

A enquadrada da semana vai para a Dondoca da Polícia. Depois do Carrasco desvendar seus looks milionários, as notícias que chegam dia após dia é que o novo casal da high society adquiriu um apartamento de 360 metros quadrados na Barra por mais de R$ 1.500.000,00 e só de reforma foram quase R$ 2.000.000,00. Vida nababesca que não vai convencer os auditores da Receita Federal com seu super “Robô” que localiza patrimônio escondido.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco

Fale com O Carrasco