O Carrasco - Recusa com grosseria | A TARDE
Atarde > Colunistas > O Carrasco

O Carrasco - Recusa com grosseria

Assessoria de ACM Neto diz que pré-candidato não vai participar de sabatina promovida pela TV ALBA e Jornal A TARDE

Publicado segunda-feira, 27 de junho de 2022 às 00:00 h | Autor: Da Redação
Os bastidores da política baiana passam por aqui
Os bastidores da política baiana passam por aqui -

ASSUNTO DA SEMANA

Renderam, e muito, as postagens feitas pelo governador Rui Costa (PT) em suas redes sociais, nas quais ele mostra que todas as obras estruturantes feitas em Salvador na última década foram realizadas pelo governo do estado, sem a participação de um centavo da prefeitura, que foi administrada nos últimos dez anos por ACM Neto (2013/2020) e Bruno Reis (2021/2022), ambos do União Brasil/Democratas. O assunto gerou até uma acirrada discussão neste final de semana em que políticos se reuniram para comemorar o São João numa fazenda no interior do estado. Lá pelas tantas, dois bolsonaristas indagaram um vereador de Salvador qual teria sido outra obra ESTRUTURANTE feita por ACM Neto na capital, além do BRT, que ainda não foi concluída. “Revitalização da Barra, iluminação de LED e reforma de praças”, foi a resposta do edil. A gargalhada foi geral. Talvez fosse melhor responder que estruturante mesmo foi o aumento abusivo do IPTU, que apenas estruturou os cofres municipais e desestruturou as economias dos cidadãos soteropolitanos.

PENA DE OURO

Alô alô leitor do Carrasco!!! Não é que as quintas e sextas-feiras de certo pré-candidato continuam com um tempinho de folga? De quinta para sexta, ele não larga a caneta dourada que herdou de voinho para, de próprio punho, dar uma forcinha no único espaço de mídia social que ainda lhe dá atenção. A coluna, ao invés de social, passou a ser de agressão aos opositores políticos. Impressiona positivamente que Neto, que se autointitula o novo, deixe de usar o bloco de notas do IPhone dado por mainha para fazer uso de papel e caneta.

SAÍDA PELA TANGENTE

Depois que o plenário da Câmara Municipal de Salvador aprovou a convocação de Décio Martins, secretário de Saúde da capital, para prestar esclarecimentos sobre as denúncias feitas pelo vereador Carlos Muniz (PTB) envolvendo o famoso ISAC, o substituto de Léo Prates na pasta resolveu quebrar o silêncio. Disse que, como ex-servidor da Casa, nutre do mais alto respeito ao Legislativo, mas que a decisão de comparecer ou não ao plenário Cosme de Farias seria tomada prefeito Bruno Reis. O assunto será mais um que cairá no colo do Poder Judiciário, pois a CMS não está disposta a ceder na convocação e o prefeito morre de medo que a relação de ISAC com a polícia e com o MP em outros estados venha à tona. Segundo o Carrasco apurou, se o prefeito topar liberar Décio para prestar os esclarecimentos aos vereadores, a Câmara aceitaria mudar a forma de intimação: de convocação para convite.

QUEM CONVIDOU?

Na semana passada, este Carrasco noticiou que A TARDE, antes de concluir uma densa reportagem sobre a suposta suspeição do juiz Pedro Rogério Godinho, da 8ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, havia solicitado esclarecimentos ao próprio magistrado sobre quem teria convidado ACM Neto para compor a mesa solene de sua posse como membro efetivo do TRE. O prazo oportunizado venceu na sexta-feira, 17/06. Como Pedro Rogério preferiu o silêncio, A TARDE reiterou o e-mail para sua assessoria, fixando agora a data de hoje (27/06) para que se esclareça se partiu dele o convite para que Neto, pré-candidato que não é uma autoridade pública, se sentasse à mesa, enquanto que seu pai, o suplente de vereador do União Brasil, Pedro Godinho, ficou na plateia. Também foi indagado ao magistrado, que quedou-se silente, se ele teria tratado com algum congressista sobre demanda judicial envolvendo a Câmara Municipal de Salvador em encontro num edifício comercial na Avenida Paralela. O objetivo da reportagem é a denúncia recebida por A TARDE, com elementos que indicam a amizade íntima entre o juiz, o ex-prefeito de Salvador e os líderes estaduais do União Brasil, repita-se, o qual seu pai sempre esteve filiado.

TRE

Quem também recebeu novo e-mail solicitando esclarecimentos sobre a matéria em análise foi a assessoria de comunicação da presidência do TRE. O intuito é o mesmo: saber se o convite para uma pessoa que não é autoridade, mas um mero pré-candidato a governador, para compor a mesa solene no tribunal eleitoral, teria partido do próprio juiz empossado ou da presidência da Corte Eleitoral. A TARDE também aguarda resposta até hoje, às 18h.

ESTILISTA EVANGÉLICO

Não para de render na alta cúpula da Igreja Batista do Brasil os supostos malfeitos de um vereador da capital, que foi escalado para resolver problemas urbanísticos em terrenos de propriedade da entidade. O estilista teria criado dificuldade para vender facilidade. Além de ter sido pego com a boca na botija, o pregador parlapatão ainda estaria jogando o nome de pessoas sérias nas suas armações. Nas missas, os fiéis já andam olhando atravessado para o danado, afinal de contas, a imagem da Igreja está em xeque.

AVE DE PLAY

Quem andou batendo as asinhas neste São João foi o deputado-pagoreiro, Igor Kanário. Ele decidiu fazer uma visitinha ao seu coligado Colbert, pessoa 'non grata' entre a população feirense. A reunião, de portas fechadas, teria tratado das emendas ainda não destinadas ao município pelo parlamentar federal, que em Feira de Santana teve só 3 mil votos. Além disso, um outro tema foi a Micareta de Feira, festa que Kanário costuma ser destaque pelas confusões e bate-boca com a PM. Chega a este Carrasco informe que o foco principal do passarinho com o amigo foi a possibilidade dele assumir a pasta da Segurança Pública, caso ACM Neto vença as eleições. Uma coisa é certa: se a ave de play assumir esse posto e ainda contar com os conselhos de Colbert, à Bahia só restará se apegar definitivamente a todos os santos.

RECUSA COM GROSSERIA

A TV ALBA, em parceira com o jornal A TARDE, vai promover uma série de sabatinas com os pré-candidatos a governador da Bahia. Avalia-se até a possibilidade de estender o projeto para os pré-candidatos ao Senado. Ao tentar contato com a assessoria do pré-candidato ACM Neto para fins de marcar a data, a servidora da TV ALBA foi tratada com extrema grosseria, sendo informada por um secretário do BCC - Bunker Central do Cleriston -, que mesmo se tratando de uma iniciativa do Parlamento Estadual, “ACM Neto não iria participar de sabatina alguma, porque se trata de uma parceria com o jornal A TARDE”. Será que Neto vai se recusar mesmo a ser sabatinado pela TV ALBA ou foi um chilique de algum assessor desavisado? Em tempo: o assessor afirmou ainda que “ACM Neto vai ganhar a eleição, queira ou não o jornal A TARDE”. Que rompante!! O Carrasco está procurando identificar o assessor turrão para responder que o jornal, além de prestar notícia com responsabilidade, não tem lado e tampouco é de propriedade familiar de pretenso candidato. 

PROTESTO JUNINO

Aproveitando o clima junino, os professores da cidade de Tanhaçu, no sudoeste da Bahia, fizeram um protesto dançando quadrilha. O motivo é que o prefeito João Francisco Santos (PP) não quer repassar o reajuste de 33,24% concedido pelo governo federal. O jeito é protestar novamente no São Pedro.

POR OUTRAS BANDAS

A retomada das festas juninas foi de muita animação na capital baiana. É de estranhar que, após dois anos sem a festa também por aqui, o prefeito Bruno Reis (UB) tenha escolhido outro município para prestigiar. Na quinta-feira, primeiro dia festivo em Salvador, ele estava em Amargosa, curtindo um conhecido evento privado. Ao Carrasco, contaram que o prefeito não quis admitir que também foi curtir o São João de Amargosa, organizado pela Bahiatursa, e com uma estrutura de botar a festa da prefeitura de Salvador no bolso.

PASSOU A PERNA?

A polêmica entre o influenciador Iran Ferreira, o Luva de Pedreiro, com o agora ex-empresário, Allan Jesus, proprietário da ASJ Consultoria, deu o que falar. O que não deu para entender foi como Luva de Pedreiro só pode ter R$ 7,5 mil na conta bancária, já que foram firmadas parcerias com marcas famosas pelo mundo. Para se ter uma ideia, só o primeiro contrato robusto do influenciador foi orçado no valor de R$ 300 mil. Cadê o resto do dinheiro do menino?

APERTEM OS CINTOS 

Após assumir definitivamente a presidência do Esporte Clube Vitória até dezembro, o ex-secretário municipal de Turismo, Fábio Mota, tem dado mostras de que parece não estar muito interessado no cargo que exerce. Pelo menos quando o time está mal, como é o caso agora. Quando o time está bem, dá as caras. Quando chega na requenguela, some. Aliás, na coletiva de apresentação do novo técnico João Burse, ele nem botou a cara. Quando o antigo treinador também chegou, em um cenário de quatro derrotas consecutivas, a mesma coisa - quem estava na coletiva foi, pasmem, o auxiliar técnico fixo. Enquanto isso, sobra tempo para viajar pelo interior na pré-campanha de ACM Neto, mesmo com o clube beirando a zona de rebaixamento para a Série D.

O TURISTA

A Bahia é um estado de grande extensão territorial. Para se ter uma ideia, o estado tem quase a mesma área que países como a França. Querer governar um lugar assim demanda um conhecimento das regiões ocupadas pelos baianos que vivem em toda a sua diversidade. O ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) diz que pretende fazer pela Bahia o que fez por Salvador. No entanto, nos eventos de campanha, o que se vê é um morador da capital tendo contato pela primeira vez com realidades sociais, culturais, econômicas e históricas tão distintas daquelas dos soteropolitanos. Se eleito, será que a imagem de estrangeiro ele teria no próprio estado?

FALADOR PASSA MAL

Gastando saliva tóxica, falando à vontade, quem conta um conto aumenta um ponto. As vozes dos interiores mostrarão a verdade, a voz do povo é a voz de Deus. As palavras desreguladas, falando pelos cotovelos e sendo conhecido como o "boca de boeiro ".   As fofocas deixamos para os vizinhos que ligam pelo telefone.

NO PÁREO

Desde que o vereador de Salvador, Augusto Vasconcelos (PCdoB), passou a ser cogitado para ser suplente na chapa encabeçada pelo pré-candidato à reeleição ao Senado, Otto Alencar (PSD), seu nome tem mantido força para ganhar a vaga. Na última semana, porém, alguns partidos da base aliada de Rui Costa (PT) têm pleiteado a pré-candidatura da suplência de Otto com mais ênfase. O PCdoB, que não foi contemplado na chapa majoritária, vê com bons olhos a representação de Vasconcelos na suplência de Otto. Comendo pela beirada e também mostrando força para tanto, o petista e ex-prefeito de Ibotirama, Terence Lessa. 

ENQUADRADA

Selo semanal para o MPF. Ano passado foi a tentativa infrutífera de impedir a licitação para concessão do Palácio Rio Branco. Não satisfeito, nos aparece agora o MPF querendo paralisar, através de medida liminar, toda a operação náutica e de restaurantes da Bahia Marina. De acordo com nota de esclarecimento da empresa, o motivo da pretensão ministerial, devidamente rechaçado pela juíza da 4ª Vara Federal de Salvador, não seriam questões ambientais, mas sim problemas ligados ao pagamento da taxa de cessão de uso junto à SPU. Mais um típico caso em que determinadas ovelhas negras do MPF se enveredam por aventuras capazes de ceifar emprego e renda. Na verdade, percebe-se que o autor da ação civil pública quer se arvorar agora como ajudante de coletor de impostos, algo inédito no Brasil. Para a Justiça, como o inquérito tramita há oito anos, não se mostra minimamente razoável que a solução do caso seja resolvido via liminar. O MPF poderia ter evitado mais esse puxão de orelha.

Publicações relacionadas