O Carrasco - As espertezas de Marão | A TARDE
Atarde > Colunistas > O Carrasco

O Carrasco - As espertezas de Marão

Publicado segunda-feira, 13 de setembro de 2021 às 06:00 h | Atualizado em 24/01/2022, 10:38 | Autor: Administrator
Os bastidores do poder passam por aqui | Ilustração: Editoria de Arte de A TARDE
Os bastidores do poder passam por aqui | Ilustração: Editoria de Arte de A TARDE -

AS ESPERTEZAS DE MARÃO

Pelo visto, o prefeito Marão (PSD) gosta de desafiar o MP e o TCM. Ele voltou a decretar estado de emergência no âmbito da Secretaria de Serviços Urbanos e Distritais de Ilhéus, o que deixa o caminho livre para a Prefeitura contratar empresa de coleta de resíduos sólidos sem licitação. Com a porteira aberta, os adversários políticos já acendem o alerta para a história não se repetir. Em março de 2019, também durante um estado de emergência, Marão contratou a CTA Empreendimentos e passou a ser investigado por suspeita de superfaturamento e de direcionamento. Recorrente, Marão volta a brincar com fogo e já deixa rastro que dessa vez vai se queimar.

BOMBA ARRASA-QUARTEIRÃO

Notícias bombásticas prometem abalar as estruturas em Brasilia a qualquer momento. É que estaria em andamento um negócio de bilhões de reais envolvendo a possibilidade do governo federal antecipar o Auxílio Brasil, o ex-bolsa família, através de crédito consignado. O Carrasco apurou que nesse movimento bilionário estariam envolvidos um político da Bahia e empresários que já atuam nesse segmento.

SAÚDE EM ALERTA

Acumulando uma série de denúncias na área da Saúde, a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos (PSDB) virou alvo do Sindmed e da população, que colhe os frutos da má gestão. A cidade precisou receber a visita da presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia para constatar o que resumiu como "falta tudo". Em tempos de pandemia e com os pacientes pedindo socorro, é melhor fazer o dever de casa prefeita. Afinal, com saúde não se brinca!

iCOMBUSTÍVEL AVANÇA

O debate sobre o uso de aplicativos na venda de combustíveis ganha novo capítulo e força entre as duas partes interessadas: consumidor e distribuidoras. Por decisão do TRF-2, a ANP poderá retomar uma consulta pública sobre o tema, que possibilita o delivery e a redução de algarismos nas bombas dos postos de abastecimento. O debate inclui ainda o fim da exclusividade na venda aos postos com bandeira (que ostentam a marca do fornecedor), o que já foi permitido pelo governo federal por meio de uma medida provisória.

O procedimento estava suspenso judicialmente a pedido do Sindicom, sindicato que representa as gigantes BR, Ipiranga e Raízen (Shell). O Carrasco vai acompanhar os próximos capítulos.

TRAIRAGEM

Arregou e traiu. Assim está sendo vista a postura do prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge, sobre o apoio que ele fazia questão de anunciar aos quatro ventos. Mas, esta semana, Hagge disse que vai aguardar uma postura do seu partido, MDB e que, até lá, nada de Neto. Se por um lado ele tentou listar o quanto deu apoio até então, por outro, se comportou como um menino que precisa de autorização dos pais para tomar uma decisão.

SOB PRESSÃO

O prefeito Bruno Reis e o governador Rui Costa estão pressionadíssimos. De um lado, têm sido constantemente criticados, principalmente por pessoas da imprensa, por causa das praias cheias da capital, sobretudo o Porto da Barra. Do outro lado, é cada vez maior a cobrança do setor de entretenimento pela volta dos eventos no estado. Recentemente, até o deputado-cantor Igor Kannário, aliado de Reis, defendeu um protesto na rua para cobrar uma resposta do governo do Estado e da Prefeitura. "Vamos para a rua. A gente precisa gritar e o intuito é fazer uma manifestação com respeito, porque só queremos trabalhar e que liberem nossos eventos", disse Kannário. A pressão funcionou e Rui Costa liberou eventos com até mil pessoas, com apresentação do cartão de vacinação. Quem deve tá “pê” da vida é Cara Brocada. Raivosinha, capaz até dela judicializar a liberação em razão do apelido que os empresários lhe colocaram.

AUXÍLIO AFASTAMENTO

Os 11 magistrados afastados na Operação Faroeste continuam recebendo um belo 'bambá'. Pois é. Cada um recebeu nada mais nada menos, que R$ 1,3 mil de auxílio- alimentação. Somado, juntos receberam entre dezembro de 2019 e junho de 2021, R$ 178,2 mil nos últimos 16 meses, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). São eles: Maria do Socorro, José Olegário, Gesivaldo Britto, Maria da Graça Osório e os juízes Sérgio Humberto de Quadros Sampaio e Marivalda Moutinho, recebem o benefício desde dezembro de 2019.

TURMA OTIMISTA

O segmento do turismo anda otimista com os últimos números. Segundo a Federação Baiana de Turismo (Fetur), no feriado de 7 de setembro a média de ocupação dos hotéis em Salvador foi de 70%, com pico de 77%. Em agosto, a média de ocupação dos 19 maiores hotéis da cidade da capital foi de 47%. A federação afirma que o ponto de equilíbrio tradicional é em torno de 50% e cobra dos poderes públicos maior promoção, marketing e publicidade no setor. Na última sexta, a Prefeitura acabou com as restrições de horário para qualquer tipo de estabelecimento, o que era uma reivindicação antiga do grupo.

FECHADÍSSIMOS

Diante da revolta e desânimo da base de apoio de Bolsonaro com a nota divulgada pelo presidente depois dos atos de 7 de setembro, os bolsonaristas com mandato se esforçam para manter a unidade interna. "Não vamos dar munição ao inimigo! Hoje eu acordei 10000% fechado com o presidente. Confiem no Presidente, pois ele já deu várias demonstrações de que sabe o que faz", escreveu o deputado Capitão Alden (PSL). "Liberdade não é algo que cai do céu, algo garantido, é algo que deve ser conquistado. Tenho certeza, tanto pelo discurso que presenciei na Paulista como pela nota, que Bolsonaro está incansável em conquistá-la", afirmou o vereador Alexandre Aleluia (DEM). Soou esquisito o representante maior do Bolsonarismo na Bahia ficar em silêncio quanto a esse assunto.

DESCENDO LADEIRA

Depois de ser ridicularizada pelos empresários de eventos, Cara Brocada mostrou suas garras na semana passada. Dessa vez atacou o governo Rui Costa na questão da “pejotização” envolvendo contratação de médicos. É tanta insensibilidade que ela agora passou a atacar em grupo. Frouxa, não assina nada sozinha e vai terminar botando colegas em maus lençóis. Seu plano de ser chefona de seu órgão desce ladeira a cada dia.

CINCO MAIS OITO

Rui Costa tem evitado ao máximo o assunto eleição sempre que perguntado. Na última sexta, porém, fez uma brincadeira que soou para muita gente como um recado. Em uma rádio, ao ser perguntado por Otto Alencar, o TRAÍRA DO SÃO FRANCISCO, qual era a sua idade, respondeu: 58. E emendou: cinco mais oito é 13. O PT quer Wagner como cabeça de chapa, mas há resistências internas a tê-lo como candidato único do grupo.

SEGREDINHO

Depois da nota na qual mencionou-se que Merida era useira e vezeira do Tinder, o e-mail do Carrasco bombou, com milhares de leitores querendo saber sobre a identidade da ruivinha. Apesar de saber que ela gostava de uns amassos no “escurinho do cinema”, os segredinhos da parceira do malcheiroso estão guardados a sete chaves por esse Carrasco.

DEU RUIM

Chegaram informações de que dois desembargadores, não sabemos de qual tribunal baiano, quase saíram no tapa na semana passada. O assunto seria disputa de poder. Vamos apurar se procede esse fight de toga.

ÓRFÃOS

Com a expulsão do PDT cravada, o deputado estadual Samuel Júnior e o federal Alex Santana podem ficar órfãos. Sem o escudo de representarem parte da base de Rui, já que a sigla está certa de marchar com o DEM em 2022 e a cada dia perde cargos no governo, agora perderam qualquer moral que lhes restava com o próprio PDT. Pegou muito mal a participação dos dois no evento do último 7 de setembro, em apoio a Bolsonaro. Félix disse que vai até a última instância para cassar o mandato dos deputados e Lupi quer que o caso sirva de exemplo para demais correligionários em todo o país.

NEM LÁ, NEM CÁ

O ex-prefeito ACM Neto tem se precavido em relação a 2022. Com a adesão traumática de João Roma ao governo de Jair Bolsonaro, o presidente do DEM manteve-se ainda mais reservado em se inclinar para um lado na disputa que se avizinha. O democrata avalia que ficar “neutro” sobre a disputa presidencial do próximo ano pode ser a melhor estratégia.

FICA A DÚVIDA

A pergunta que não quer calar e tem intrigado a bancada baiana em Brasília é quem deu aquela forcinha para Leur Jr. (DEM), na disputa com João Roma, para ter a preferência de indicar o novo titular do Ibama na Bahia? Segundo fontes desse Carrasco, aliados de Acm Neto foram pra cima e derrubaram a pretensão de Roma. Resta saber quem desses aliados foi o fator preponderante.

FOGO AMIGO OU INIMIGO?

Chegou para esse Carrasco a informação que tentam, injustamente, desgastar e fritar o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington. E olha que o tal "plano", estaria sendo feito por gente da própria administração municipal. Será que o prefeito Bruno Reis (DEM) sabe disso?

ALTO LÁ!

O Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria Regional Ambiental do Alto Paraguaçu, já está de olho na empresa "Brazil Iron", responsável pel extração de minério de ferro no município de Piatã, na Chapada Diamantina. De acordo com a Associação da Comunidade Quilombola ‘Bocaina’, são diversos os impactos ambientais provocados pela atividade da empresa, como contaminação das águas, problemas de saúde provocados por poluição do ar e estresse em razão das sirenes, sons, ruídos, buzinas e explosões constantes, além da prática de atos de danos a imóveis rurais e invasões de domicílios.

O QUE FIZESTE AÍ?

Visto no meio de uma roda de pessoas, com caminhões ao fundo, chegou a esse Carrasco imagens do ex-prefeito de Luis Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira (PSD), atual diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB-BA). Sabemos que o movimento da categoria fracassou. E o ex-prefeito? Estaria apoiando ou seguindo o conselho dos governistas?

ENQUADRADA

O enquadrado é o atual prefeito da Cidade Sol. Tido como um líder municipalista, seu jeito escorregadio de tratar as pessoas já o fez perder as credenciais que detinha quando assumiu o posto máximo da UPB. Em Jequié, é acusado de governar prestigiando apenas seus amigos mais íntimos, desonrando compromissos e tratos feitos no fio do bigode. Dizem até que esses tais amigos íntimos possuem contratos polpudos na gestão atual e tem se tornado os novos milionários da cidade. Breve o Carrasco dará nomes aos bois.

Publicações relacionadas