O Carrasco - Com a Cara na Parede | A TARDE
Atarde > Colunistas > O Carrasco

O Carrasco - Com a Cara na Parede

Bruno Reis negou a confirmação de Nilo como vice-governador da chapa de ACM Neto

Publicado segunda-feira, 04 de julho de 2022 às 00:00 h | Autor: Da Redação
Os bastidores da política baiana passam por aqui
Os bastidores da política baiana passam por aqui -

ASSUNTO DA SEMANA

Finalmente o ex-prefeito e pré-candidato ao governo do estado, ACM Neto (União Brasil), pilhado pela necessidade de ter um efetivo alinhamento nacional para conseguir sobreviver na disputa com Jerônimo Rodrigues (PT), passou a mostrar na semana passada sua verdadeira diretriz politico-partidária. Em troca do apoio do PTB para a corrida ao Palácio de Ondina, Neto ordenou que o prefeito Bruno Reis, seu principal correligionário, entregasse a Gean Prates, presidente do PTB/BA, a presidência da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal). Gean Prates já teria deixado claro que não abre mão de apoiar Bolsonaro. Como o PTB nacionalmente é aliado de primeira hora do presidente Jair Messias Bolsonaro, fica evidente que ACM Neto, ao colocar o bolsonarismo na gestão de Bruno Reis, indica a mesma tendência, apesar da resistência da vice-prefeita Ana Paula Matos, que apoia Ciro Gomes (PDT). É o BolsoNeto se formando, evidenciando que o eleitor de Lula jamais vai votar em ACM Neto.

COM A CARA NA PAREDE

Apesar do Republicanos ter dito que não abre mão da vaga de vice-governador na chapa de ACM Neto e que o nome é o do deputado federal Marcelo Nilo, um dos coordenadores da campanha, o prefeito de Salvador Bruno Reis (União Brasil) resolveu trombar com o partido da Universal ao dizer que o nome de Nilo não está confirmado e que está sendo realizada uma pesquisa qualitativa. “Estamos realizando uma pesquisa qualitativa, essa pesquisa está em campo, temos aqui nomes que estão nela, essa pesquisa já está sendo realizada com diversos grupos em diversas cidades da Bahia, para a gente a partir daí extrair, do sentimento das pessoas, quem seria o melhor nome para preencher a chapa como vice. A ideia é essa pesquisa ficar pronta, e então a gente iniciar as conversas, que fatalmente vão se afunilar até o dia 5 de agosto”, disse Reis, deixando o Republicanos com a cara na parede e mostrando que ainda vai ter muito pano pra manga, com insatisfeitos mudando de lado.

RECEPÇÃO PARA INGLÊS VER

Com a chegada do bolsonarismo na prefeitura de Salvador, deixando marcas inegáveis de que ACM Neto estaria todo entrelaçado com Bolsonaro para presidente. Para despistar esse movimento BolsoNeto, a vice-prefeita Ana Paula Matos recebeu Ciro Gomes com pompa e circunstância. Falácia. Ninguém acredita. Neto, ao entregar a ARSAL ao PTB, mostra que seu candidato é Bolsonaro.

CALADINHO

As forças ocultas, sobretudo as da internet, iniciaram um processo de críticas a Geddel Vieira Lima. Identificaram que tais críticas haviam partido do entorno do pré-candidato ACM Neto e “seu menino Bruno Reis”, nas palavras do próprio Geddel. Segundo o líder emedebista e ex-deputado federal, “ninguém na Bahia tem autoridade moral para criticar o calvário que ele passou”. Tá falado e registrado. Neto preferiu não comentar a beliscada.

VAIAS EM PORTO SEGURO

Ainda por falar em ACM Neto, ele achou por bem fazer uma mistura política eclética em Porto Seguro. Embolou coisa boa, coisa média e coisa ruim. Deu no que deu. Vaia pra todo lado. E Jânio Natal, apoiando Bolsonaro e João Roma, sorrindo do episódio. O casal Roberio e Claudia Oliveira, que caminham com Jerônimo Rodrigues, mais ainda.

TERRA SUJA I

A prefeitura de Terra Nova, munícipio da Bahia, mesmo diante de inúmeras denúncias na mídia e em redes sociais, vem insistindo na manutenção do lixão local, contrariando as boas práticas ambientais ao descartar os resíduos em local a céu aberto, colocando a população do entorno a mercê de vetores e doenças que podem gerar danos irreversíveis. No local, é possível perceber um completo abandono por parte das autoridades, havendo toneladas de resíduo exposto e sem tratamento. O agravante se dá ainda com a presença de famílias fazendo a coleta ilegal, se expondo a ambiente insalubre que pode levar até a morte.

TERRA SUJA II

O prefeito Eder Menezes gere Terra Nova na contramão dos outros municípios da região, tendo em vista que é a única cidade que mantém um lixão em operação, contrariando a política nacional de resíduos sólidos. É sabido que a lupa do MP e dos órgãos ambientais de fiscalização e controle estão pairando sobre o município, e a continuidade deste crime ambiental pode acarretar em consequências mais graves para a população, e principalmente, para os gestores da cidade. A população clama por um posicionamento da câmara de vereadores.

DESCASO E CRIME

Um caso chocou a população de Simões Filho na última semana e já está tomando proporções que chegam à esfera policial. Um rapaz autista perdeu a vida no hospital municipal por puro descaso. A família, que procurou o Portal A TARDE para a denúncia, revela erro médico e completa falta de assistência ao jovem que chegou vomitando e com a urina preta. Ao Carrasco, moradores da cidade contaram que Simões Filho está entregue a uma Saúde e Educação precárias e que volta e meia a população paga, até mesmo com a vida, por conta da má gestão.

FORA DO FOCO

Em detrimento das necessidades do município de Ilhéus, sul da Bahia, o prefeito Marão (PSD) só tem olhos para a pré-candidatura da esposa, Soane Galvão. O que parece é que só a vitória dela interessa no momento. Enquanto isso, têm locais na cidade, os quais ônibus do transporte coletivo não conseguem trafegar, atingindo mulheres grávidas, idosos, pessoas com dificuldade de locomoção, estudantes e trabalhadores. Uma espécie de "tô nem aí".

PAU DE ARARA

Por falar em ônibus, na cidade de Aracatu, sudoeste da Bahia, a coisa anda brava. Como se não bastasse a prática de nepotismo pela prefeita Braulina Silva (Republicanos), denunciada recentemente por vereadores, a gestora anda esquecendo dos ônibus do transporte escolar. O Carrasco recebeu denúncia de sucateamento da frota. É ônibus com pneu careca, sem vidro, sem cadeiras e sem freios. Soubemos que existem alunos precisando saltar pela janela dos veículos. Também, com a última vistoria realizada em 2020, não poderia ser diferente.

RETALIAÇÃO

O Carrasco recebeu denúncia de cortes nos pontos de servidores, que andam ocorrendo por parte da Prefeitura de Salvador, após diversas assembleias que reuniram centenas de colaboradores da saúde, para exigir melhorias em prol da categoria. Mesmo sem ter paralisado as atividades, os trabalhadores denunciam o que eles chamam de "assédio escancarado" devido aos cortes. O prefeito da capital baiana já está sendo questionado sobre os descontos em torno de R$ 800 a 3.000 reais de cada um desses trabalhadores. Daqui a pouco não vão ter nem salário.

SEM REAJUSTE

O Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps) aponta que os servidores da Saúde da capital que lutam por melhoria salarial já estão sem ter os vencimentos reajustados desde a gestão ACM Neto (União Brasil). O último aumento aconteceu há oito anos.  

COMO EXPLICAR?

A diversão estava tão atraente que até um veículo da Prefeitura de Ibotirama, vale do São Francisco baiano, foi flagrado, na semana passada, no estacionamento do 'Forró du Vale', durante show do cantor Gusttavo Lima, em Guanambi. De acordo com testemunhas, talvez para disfarçar, os ocupantes começaram a carregaram a caminhonete com fardos de feno. E olha que Ibotirama é bem distante do local do show. Com a palavra, a prefeitura do município.

DEU XABU I

A bancada de situação da Câmara de Vereadores de Dias D´Ávila tentou emplacar uma resolução para conceder título de cidadão do município ao pré-candidato ao governo estadual, ACM Neto. Na esteira da Câmara de Camaçari, que prestou a mesma homenagem, os edis que compõem a base do prefeito Alberto Castro (PSDB), acabaram colocando o ex-prefeito da capital numa saia justa. Com 8 dos 15 votos da casa, os governistas ganharam, mas não levaram. As abstenções dos vereadores petistas Rosenir e Thiago Saraiva, e o voto contrário de Joabe Palmeira (PP) devem azedar as relações entre os governistas.

DEU XABU II

Aliás, a derrota em Dias D´Ávila é vista como uma vingança do prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB) com grande influência no ninho tucano. Não custa lembrar que Alberto Castro (PSDB), prefeito de Dias D´Ávila, é aliado próximo e também tucano. Em tempo: Gualberto foi eliminado da disputa pela vice na chapa de ACM Neto, numa situação que ficou muito mal explicada. Quem está perto da vaga hoje é o comunicador Ângelo Dourado (PDT), que se afastou na quinta-feira, 30, da Rádio Caraíbas, de Irecê.

SÓ FALTA NETO

Confirmado. Os pré-candidatos ao governo estadual vão participar de um debate no próximo dia 31 de agosto. A transmissão será ao vivo pela emissora da Assembleia Legislativa, TV ALBA, com a condução do apresentador e jornalista Jefferson Beltrão. Já garantiram presença os pré-candidatos do PT, Jerônimo Rodrigues, do PL, João Roma, e do PSOL, Kléber Rosa. A produção do debate aguarda apenas a confirmação do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, pré-candidato do União Brasil.

REBATIDA

Com a língua afiada, o governador Rui Costa foi mais uma vez para cima de ACM Neto. Em entrevista a uma emissora de rádio na semana passada, ele rebateu as críticas do pré-candidato do União Brasil sobre a ponte Salvador-Itaparica, que já está com contrato assinado há quase dois anos. O opositor já tinha dito que poderia até mesmo desistir da obra caso ganhasse as eleições. Rui citou o projeto do BRT como exemplo, classificando-o mais uma vez de feio e arcaico, mas que nem por isso era a favor de derrubar o que já tinha sido construído.

APARECEU A MARGARIDA

Na entrevista que deu à rádio Metrópole na semana passada, o presidente do Vitória, Fábio Mota, finalmente resolveu colocar as caras após um tempinho sumido. Ele foi questionado pela situação em que o rubro-negro baiano se encontra, beirando a zona de rebaixamento para a Série D, mas, como de costume, tergiversou e colocou a culpa na herança maldita de Paulo Carneiro, com quem esteve, por sinal, na sua eleição em 2019. Para piorar, assumiu publicamente que um amigo torcedor do Bahia doou três caminhões de blocos para o clube utilizar na recuperação de áreas do Barradão. O sincericídio de Mota causou, de um lado, ira na torcida do Vitória e, do outro, virou motivo de chacota entre os tricolores. Imagina uma dessas na campanha de Neto?

TEM PRECEDENTE

Aliás, Mota, por sinal, já era criticado pela sua gestão na Secretaria de Mobilidade durante a gestão de ACM Neto. Foi sob seu comando que o transporte por ônibus de Salvador, que já não era bom, ficou ainda pior e chegou à grave crise que enfrenta atualmente, embora nacional, mais do que as outras capitais brasileiras. Um midas ao contrário? Poderemos ter uma confirmação, dependendo de quem sair vencedor na disputa ao Palácio de Ondina.

ENQUADRADA

Desta vez, o selo não foi dado pelo Carrasco. O Pleno do TJ da Bahia deu uma enquadrada na Procuradora-Geral Adjunta Wanda Valbiraci Caldas Figueiredo. O desembargador Mário Albiani Júnior se pronunciou logo depois da intervenção da procuradora, num processo administrativo contra uma juíza de direito, dizendo que, após o processo ter sido pautado, com apresentação do voto do relator, do voto vistor divergente, pedindo o arquivamento do caso, o “MP vem agora com novas circunstâncias fáticas sobre o julgamento para ponderar e tentar vincular o processo à Operação Faroeste”. Para Albiani, o posicionamento da procuradora é extremamente complicado. “Se abrirmos uma exceção para essa inovação, que para mim é uma inovação, no curso do julgamento, em violação ao devido processo legal, se traz fatos que não foram abordados aqui”. O desembargador ainda afirmou que a declaração de Wanda Valbiraci provocava uma “inversão tumultuária” do julgamento. Acusaram no Pleno a dita procuradora de fazer “falácia”.

Publicações relacionadas