O Carrasco - Luz na passarela que lá vem ela | A TARDE
Atarde > Colunistas > O Carrasco

O Carrasco - Luz na passarela que lá vem ela

Publicado segunda-feira, 20 de setembro de 2021 às 06:00 h | Atualizado em 24/01/2022, 10:38 | Autor: Administrator
Os bastidores da política baiana passam por aqui | Imagem: Editoria de Arte A TARDE
Os bastidores da política baiana passam por aqui | Imagem: Editoria de Arte A TARDE -

LUZ NA PASSARELA QUE LÁ VEM ELA

Uma Ruivinha saiu da área de atuação e deixou o bichano malcheiroso de estimação falando sozinho. No seu novo trabalho, já cuidou de promover investigações contra Deus e o mundo. Anda dizendo que não sossega enquanto não desvendar um suposto esquema na contratação de empresas especializadas em guinchos e pátios para guarda de veículos apreendidos pelo Detran/BA.

VITÓRIA DO SACI

Empresário abonado, morador do Corredor da Vitória, anda feliz da vida por ter ganhado uma ação judicial. O polêmico empresário, carinhosamente apelidado de Saci Pererê, largou os seus afazeres para ficar disparando, via zap, cópia da decisão que lhe foi favorável. Saci Saci, não se comemora antes da partida acabar. O Judiciário já foi avisado de suas peripécias.

QUEM TUDO QUER NADA TEM

Por essa o Amarante não esperava. Notícias que aportam nesse Carrasco dão conta de que a incompetência administrativa anda rondando pela Codeba. Sua pífia gestão vai ser coroada com um litígio que, se o governo federal não agir rápido, será trágico para o setor portuário baiano. Alguns pseudo-quilombolas de Ilha de Maré reivindicam toda a área do Porto de Aratu. Eita Brasil. Era só o que nós faltava. Se perder mais essa nem Bolsonaro segura o Amarante no cargo.

RASTEIRA NA CULTURA I

Os soteropolitanos foram surpreendidos, na última semana, com a decisão do Banco Itaú de fechar o Cine Glauber Rocha. Um celeiro cultural no coração da capital baiana e que, agora, irá precisar do apoio dos sócios para seguir em funcionamento. A decisão, criticada por políticos e lamentada pela população, revela uma imagem que é camuflada nos comerciais do banco.

RASTEIRA NA CULTURA II

Sem o holofotes e o slogan que circula o país do "Itaú, Feito pra Você e Por você", a ação dá lugar na prática a um desrespeito e descaso com a cultura. Se por anos o Glauber Rocha estampou a marca do banco sob os olhares atentos de Castro Alves, a faceta do Itaú de fechar o cinema escancara em plena Praça o verdadeiro sentido dos valores da instituição: um Itaú, fechando pra você e feito sem você!

SOBROU PRA SANTINHO

A visita do presidente Bolsonaro na cidade de Brumado deu o que falar. O prefeito da cidade, Eduardo Lima, inventou de apoiar o Jair e se deu mal. O PSB, que não quer meia com o líder máximo da nação, expulsou Eduardo e trocou o presidente do partido em Brumado, tentando arrumar a casa. Mas quem terá que se virar mesmo será o vereador Santinho, do PSB. O edil é da base de sustentação do prefeito. Por sua vez, o partido fará oposição ao gestor na Câmara Municipal. Pra se manter na sigla, Santinho vai ter que seguir as diretrizes do novo diretório, sem reclamar. Um passo em falso, e Santinho entra na lista. Nos bastidores, comenta-se que por lá irá se valer o ditado: santo de casa não faz milagre.

BARRADO NO BAILE

O presidente elegeu oito ministros para o acompanhar na Assembleia da ONU, e João Roma ficou de fora. Pagando de papagaio de pirata nas últimas aparições ao lado de Bolsonaro, o ex-secretário de Salvador vinha chamando a atenção pela sua postura, digamos, espalhafatosa e que volta e meia descumpre as normas de segurança de combate à Covid. Mas este Carrasco desconfiava que as máscaras iriam cair e que a conta iria chegar. Vai ter que se contentar com Brasília e ficar no lugar que o Jair te colocou. Bem longe de Central Park.

SAMBA DE RODA

As reclamações que chegam a este Carrasco sobre Camaçari possuem endereço certo. Os critérios adotados pela SEDUR para liberação de licenças e alvarás de obras levantam questionamentos e já chamam atenção da população, de comerciantes e empresários do município. É preocupante a quantidade de construções irregulares, puxadinhos e invasões na bela e extensa Orla de Camaçari. Até mesmo em áreas residenciais é possível conferir os “cacetes armados” que se aglomeram na região. A falta de pulso e de controle da Secretária tem gerado problemas e retrabalho para as demais pastas e órgãos da Prefeitura, além de impactar no ordenamento da cidade e o turismo da Costa. O que se sabe mesmo é que a nobre gestora faz jus ao legado, e no seu descompasso, estraga até o samba de roda e ainda faz questão de registrar tudo nas redes sociais.

ARAME FARPADO

Esse negócio de lançar a candidatura de primeira dama à deputada estadual não vai acabar bem! Uma fonte deste Carrasco revelou que numa cidade importante da Bahia, um certo prefeito, conhecido pulador de cerca, confessou que vai fazer de tudo pra eleger a tal madame. A pretexto de mostrar força e eleger sua esposa, o que ele quer mesmo é se ver livre da dita cuja. O plano é que, se eleita, a moça passará mais tempo no CAB, em Salvador, deixando o marido solto para suas traquinagens no litoral interiorano. Breve daremos uma pista do saltitante.

ASSUNTO DA SEMANA

Uma carteira de R$12 bilhões do Banco Econômico da Bahia, o mais antigo do país, foi comprada pelo BTG Pactual por menos de R$1 bilhão. Vale lembrar que, quando da sua liquidação, o Econômico deixou milhares de acionistas com prejuízos enormes. Nos bastidores de Brasília, já corre a informação de que o padrinho dessa operação teria sido Paulo Guedes. Se de um lado, o passado esconde más lembranças, o BTG agradece o presente.

1x0

Um verdadeiro chapéu foi o que o ex-prefeito de Itabuna, Geraldo Simões (PT), conseguiu aplicar no vereador Manoel, que é da mesma sigla. Até a semana passada, o vereador tinha maioria dentro da executiva do partido, porém o grupo de Geraldo articulou a substituição de um membro do diretório. Sendo assim, o grupo volta a ter a maioria e vai poder colocar em votação algumas deliberações polêmicas. O Carrasco apurou que Manoel vai acionar o diretório estadual para tentar reverter a situação.

QUEREMOS SABER

A dúvida continua. O diretor-geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Oziel Oliveira, deu ou não deu apoio à paralisação de caminhoneiros bolsonaristas na Bahia? Deputados da base do governo Rui Costa (PT) defendem veementemente uma apuração profunda sobre o comportamento do gestor. Oziel (PSD) foi prefeito de Luís Eduardo Magalhães e é ligado ao senador Otto Alencar (PSD-BA), o “traíra do rio São Francisco”.

FALTOU BOM SENSO

Uma servidora pública do município de Itapetinga, sudoeste da Bahia, precisou recorrer à Justiça do Trabalho para conseguir diminuição da jornada, sem que tivesse a remuneração reduzida. A solicitação da servidora foi para cuidar de um filho portador de deficiência, o qual é submetido a tratamento multidisciplinar e neuropediátrico. Impiedosa, a gestão municipal não concedeu administrativamente a redução da jornada para 20 horas e por isso, a colaboradora, que atua na área de serviços gerais, abriu o processo no Judiciário Trabalhista. O alcaide precisou entender, na marra, que lei é feita para se cumprir.

OU LÁ OU CÁ

O vice-prefeito de Itabuna, Enderson Guinho, que se filiou ao DEM, obviamente anunciou apoio a ACM Neto, apesar do prefeito Augusto Castro (PSD), ser da base aliada ao governador Rui Costa. Até aí nenhuma novidade. Porém, a cobrança está por vir, uma vez que a base afirma aos quatro cantos que Rui Costa "tem feito muito por Itabuna”. Só não se sabe de qual forma a consequência vai chegar.

VIXE MARIA

Em uma gafe daquelas, o secretário de Saúde de Salvador, nosso querido Leo Prates, jogou contra o próprio time nas redes sociais. Compartilhou em seu Instagram um vídeo no qual uma mulher recomendava baixar o aplicativo Conecte SUS, que funciona como uma carteira de vacinação digital. O problema é que, lá pelo meio do vídeo, ela citava iniciativa semelhante lançada na última semana pela prefeitura, com a seguinte observação: "Salvador também implantou um aqui, só que não funciona".

NOVILÍNGUA

Na novilíngua progressista, a vereadora soteropolitana Laina Crisóstomo (PSOL) resolveu dar um passo adiante. Além do supostamente inclusivo "todes", aboliu o antigo "todos". Em discurso recente na Câmara Municipal fez uma convocação a "todas e todes".

REBULIÇO NA CÂMARA

O convite do prefeito Bruno Reis ao presidente Jair Bolsonaro para inauguração do sistema BRT na capital baiana causou rebuliço na Câmara Municipal de Salvador. A líder da oposição na Casa, vereadora Marta Rodrigues (PT), afirmou que agora estava claro com quem Bruno se relacionava e mantinha laços. O líder do Podemos, vereador Emerson Penalva, por sua vez, rebateu duramente a edil e criticou gestões petistas, a quem atribuiu a pecha de investir dinheiro em ditaduras, com o exemplo de Cuba. Imagina quando o presidente estiver aqui, a quantidade de farpas que serão trocadas.

QUEM ENTENDE...

Atrás nas últimas pesquisas de intenção de voto para o Governo do Estado em 2022, o senador Jaques Wagner afirmou que a “chapa governista ainda não está sacramentada” e que tampouco seu nome está colocado, embora o próprio Wagner tenha dado mostras, em mais de uma vez, que estaria na cabeça de chapa, causando inclusive atritos com o vice-governador da Bahia, João Leão (PP), que também deseja ocupar o Palácio de Ondina. Vai entender.

GOLPE DÁ TRABALHO

Depois do recuo do presidente Jair Bolsonaro em sua cruzada contra o Judiciário nos atos de sete de setembro, o mandatário tornou-se piada e aqui na Bahia não foi diferente. Houve quem dissesse que nem para dar um golpe Bolsonaro presta, porque algo desse tipo demanda muito trabalho. Nas redes sociais, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) publicou uma adaptação do filme O Auto da Compadecida, em que, com tom jocoso, troça com a pretensa valentia de Bolsonaro.

SERÁ QUE ELE SABE?

Todo o entorno da Câmara Municipal de Salvador anda polvorosa com a fofoca de que um edil da Casa estaria tomando chifre. O comentário é que o parlamentar, todo letrado, anda dando muita atenção a suas pautas políticas, “olvidando” dos trabalhos caseiros. Há quem diga, no entanto, que ele sabe do xaxado e gosta de um ménage masculino, por isso que estaria aceitando esse relacionamento aberto com sua companheira.

ENQUADRADA

Essa semana a enquadrada vai para a nova madame da burguesia soteropolitana. A farsa envolvendo sua duplicidade de identidade foi desvendada. Nada de homônimo. Respondeu por sequestro mesmo! #entendedoresentenderão.

Publicações relacionadas