O Carrasco - O gato subiu na ponte | A TARDE
Atarde > Colunistas > O Carrasco

O Carrasco - O gato subiu na ponte

Publicado segunda-feira, 30 de agosto de 2021 às 06:00 h | Atualizado em 24/01/2022, 10:57 | Autor: Administrator
Os bastidores da política baiana passam por aqui
Os bastidores da política baiana passam por aqui -

O GATO SUBIU NA PONTE

O Carrasco sempre avisava que a ponte Salvador x Itaparica não sairia do papel. Seja pelos entraves ambientais, seja pelas burocracias que não seriam ultrapassadas juntos a órgãos federais. Agora a coisa empenou de vez e os chineses já praticamente pularam fora. Com a alta dos preços de concreto, aço e ferro, o custo da bonitona chegou facilmente a 11 bilhões de reais. Ou seja, para manter o orçamento inicial, seria imprescindível reduzir a altura e ainda a quantidade de pistas, que sairia de três para duas. Inviabilizou geral.

OXENTE!!!!

O Vovô do Ilê recebeu o ex-presidente Lula com toda pompa e circunstância. Até aí tudo bem, até porque o homem é um ex-chefe da república. Mas chamou a atenção, a deferência dispensada a personalidades como Gleisi Hoffmann, loirinha do olho claro. O tempo passa e nosso querido Vovô não é mais tão exigente nesse critério. Vamos aguardar quando outras personalidades como Ciro Gomes e João Doria aportarem em solo baiano. Será que vão ser bem recebidos pelo Mais Belo dos Belos?

SUPLÍCIO “TRAIRAL”

O senador Otto Alencar (PSD) pediu, durante evento com Lula (PT) na Assembleia Legislativa da Bahia nesta quarta-feira (25), apoio do ex-presidente para uma eventual reeleição ao Senado em 2022. Esse pedido tem na verdade dois motivos. O primeiro é puro araque, pois o ortopedista sonha mesmo é ser vice na chapa de Lula. O segundo, entretanto, decorre da fragilidade de seu desempenho, depois que o povo da Bahia o apelidou, acertadamente, de “Traíra do Rio São Francisco”. “Quem traiu seu eleitorado mais fiel, certamente trairá todo o eleitor baiano”, teria afirmado um vereador bolsonarista que vem despontando como forte liderança da Direita Conservadora para 2022. O tempo dirá…

CALMA AÍ JOVEM!

No evento teste que a Prefeitura de Salvador realizou quinta-feira passada, quase todos empresários de eventos estavam presentes. Tudo estava muito bem organizado pelo Executivo. São Pedro, entretanto, não colaborou e o “cacau” caiu! Foi quando, revoltado, o maior elaborador de festas em Salvador disparou: “Isso foi agouro daquela promotora Cara Brocada, que sempre torceu contra nosso evento”. Um outro empresário, mais habilidoso, rápido como um gato, gritou de lá: “Calma aí jovem”. Um coisa é certa. No Show Business a Cara Brocada virou persona non grata.

DEU A LOUCA NO PRIMEIRO OFÍCIO I

A privatização dos Cartórios Extrajudiciais da Bahia, longe de melhorar os serviços para os cidadãos, piorou a qualidade do atendimento em algumas Serventias, especialmente no 1 Ofício de Registro de Imóveis de Salvador. Entregue pelo TJ-BA a uma cidadã paulista, Sra. Helen Oliveira, ela não conhece as peculiaridades da nossa cidade e insiste em questionar os registros anteriormente realizados no Cartório.

DEU A LOUCA NO PRIMEIRO OFÍCIO II

Agora, a paulista inventou que os registros dos edifícios localizados no Corredor da Vitória estariam todos errados e achou por bem suspender qualquer registro de escrituras de venda de apartamentos. O ato tresloucado chegou ao conhecimento do Juiz da Vara de Registros Públicos, Dr. Gilberto Bahia, que como bom conhecedor do assunto, cancelou o ato da Oficial paulista. E a Corregedoria? Até quando vai continuar omissa?

TAL BOLSONARO, TAL LULA

O ex-presidente Lula, que esteve na Bahia para angariar apoio e votos, não desperdiçou a oportunidade de falar bobagem. Agindo como seu principal algoz, o petista disse em claro e bom tom que pretende regular a imprensa. Tudo isso durante o espaço que a mídia deu a ele para uma entrevista. Interpelado após a fala pelo apresentador José Eduardo, da Rádio Metrópole, o companheiro teve a audácia de ainda pedir ajuda para o feito. Diante de um Brasil à beira de tiranos e com a democracia em risco, o tal pré-candidato perdeu uma boa oportunidade para apresentar projetos para o país. Alvo dos políticos, a imprensa se tornou um prato cheio para revelar o verdadeiro interesse daqueles que querem chegar ao poder. Censura nunca mais!

ENCHENDO A BOMBA E O BOLSO

Diante da alta do combustível e com as apostas sobre de quem é a culpa, uma coisa é certa: as distribuidoras estão sorrindo. Estas já contabilizam a margem de lucro em cima do reajuste exorbitante pago pelo consumidor. Com o preço na refinaria sendo menos da metade do preço da bomba, é possível explicar os lucros dos últimos anos, como nunca se viu antes. Não à toa, os dirigentes destas distribuidoras no Norte e Nordeste andam esbanjando uma vida de luxo, sem sequer esconder a alegria do 'quanto mais caro, melhor'. Ao Carrasco, chega a informação de que esta caixa preta está prestes a ser aberta e que a fartura dos envolvidos está com os dias contados.

TIRANDO O SONO DE COLBERT

E não é que os Zés que faziam a oposição em Feira de Santana estão pra escanteio. Comenta-se que o prefeito Colbert Martins não esperava que fosse enfrentar um presidente da Câmara tão preparado e que chegou pra dar trabalho. Já visto como um ferrenho opositor para Colbert nos dias atuais, Fernando Torres (PSD) acumula no currículo a experiência deputado federal por dois mandatos, deputado estadual, empresário e ex-secretário da Sedur. No meio político uma conversa já se confirma: o Fernado está ganhando cada vez mais espaço e promete dar dor de cabeça para o prefeito!

CAMINHANDO SÓ?

Após declaração do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, que nega a fusão do partido com o PP e PSL, o deputado estadual José de Arimatéia anda divulgando o fato de vento em popa. O partido, inclusive, comemora os 16 aninhos e Pereira diz que segue firme em busca de ser um dos "maiores partidos do Brasil”. Otimismo em alta!

SEGUE O PLANO

As movimentações que ocorrem e envolvem o pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (DEM) e o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM) têm o objetivo de levar o ex-gestor municipal à chapa de oposição em 2022. Só uma dúvida paira no ar. Disputa como vice ou senador?

CESTA FALHA

Chegaram a este Carrasco denúncias de pais de alunos do município de Simões Filho, sobre o kit- merenda que a prefeitura distribuiu. Relatos de que falta até leite, entre outros itens "cortados". De acordo com os pais, não dá nem para encher o buraco do dente.

FIM DA LINHA

O tradicional Blog do Velame, de Feira de Santana, anunciou o encerramento das atividades, após 13 anos. De acordo com o criador do blog, além de ter "cansado", disse ainda que fazer jornalismo independente no Brasil, sobretudo na 'Princesa do Sertão', é muito "difícil". Será que foi muito perseguido? Bem sabemos como não é fácil.

RECORRÊNCIA

Em Santo Amaro, Reconcavo Baiano, a coisa pode engrossar. O Carrasco tomou conhecimento que a Policia Federal deve que investigar uma suposta contratação irregular de veículos no município. Coisas do "grupo" do ex-Prefeito e ex-presidiário, Ricardo Machado, que tem a esposa, Alessandra Machado (PSD), conhecida por "galega", como atual prefeita. O que se sabe é que, tentam a todo custo, mais uma licitação com inúmeras irregularidades.

AGRADOU

Tereza Paim ainda não foi "promovida" a secretária, sendo ainda citada pelo governo como "secretária da Saúde em exercício", mas a tendência é que ela comande a pasta até o próximo ano, último do mandato de Rui Costa, que gostou do trabalho de Tereza quando o então secretário Fábio Vilas-Boas ficou afastado por Covid-19.

APREENSÃO NO AR

Ficou evidente a preocupação dos governadores com a participação de policiais nos atos do dia 7 de setembro. Com alguns eufemismos, os governadores do Nordeste disseram em uma carta que as polícias não participarão de atos inconstitucionais. A apreensão é tanta que, no Piauí, foi assinada uma portaria que desautoriza a participação de policiais militares em quaisquer atos de natureza política e partidária. Na Bahia, o governador Rui Costa ainda não sabe se adotará alguma medida.

DIVIDIDO

Presidente da comissão de turismo, o deputado federal João Carlos Bacelar (Podemos) avaliou dubiamente o evento-teste para 500 pessoas no Centro de Convenções, na Boca do Rio, em Salvador. Como presidente da comissão, Bacelar disse que o evento é importante, porque o setor de entretenimento, nas palavras do deputado, sofreu muito com a pandemia. Na condição de cidadão, no entanto, Bacelar se disse preocupado, sobretudo por conta da opinião de infectologistas.

NOVA ETAPA

Nelson Pelegrino tem uma carreira política extensa e agora pretende ocupar uma vaga no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), assunto que está a critério da Alba. Questionado se encerraria sua carreira na corte, o deputado indignou-se: “Pra mim não é uma aposentadoria, é uma nova etapa!”.

PONTO DE INSTABILIDADE

Não se sabe até que ponto o vice-governador , João Leão (PP), pretende levar suas pretensões em lançar-se ao governo da Bahia em 2022, inclusive com uma ainda remota ruptura na base que dá sustentação ao governador Rui Costa. No mínimo, percebe-se que o diálogo entre o PP e o PT não vai a mil maravilhas. Fato é que o vice tornou-se um ponto de instabilidade na aliança governista.

AGLOMEROU

O ex-presidente Lula fez bonito na Bahia, com aglomerações em todos os eventos dos quais participou. Na entrevista à Rádio Metrópole, sem máscara no estúdio, mandou um espirro daqueles logo no comecinho do bate papo. A esquerda baiana não deu um pio, obviamente. Na próxima semana, Bolsonaro vem aí. Vamos aguardar as reações.

SEM PRESTÍGIO

O PCdoB nos últimos tempos não tem tido muita moral com o governador Rui Costa (PT). Preocupado em aglutinar a base para 2022, acomodou as anseios do PP e PSD após imbróglio na briga pela cadeira da Assembleia Legislativa. Por fora, o PSB também quer mais. Mas, nem de longe, algum deles tem andado tão sem prestígio quando o PCdoB. O deputado Fabrício Falcão se colocou como nome para o Tribunal de Contas do Município, mas mal deu tempo dos partidos dialogarem, e o petista Nelson Pelegrino fechou com as legendas e conseguiu apoio necessário para a sua indicação. Em público, quadros do partido dizem que é natural do jogo político, mas nos bastidores alguns admitem a insatisfação.

ENQUADRADA

Nossa Ruivinha dona do bichano malcheiroso. É ela que merece a enquadrada da semana. E não tem nada a ver com sua área de atuação profissional. É que o Carrasco descobriu que Merida, seu apelido, é useira e vezeira do aplicativo Tinder. Mas porque a enquadrada? Porque a moça teria se envolvido com um homem casado e quando o cidadão pediu para dar um fim no caso extraconjugal, a Ruivinha ficou zangada, passando a ameaçar contar tudo para a esposa traída.

Como Merida é autoridade, não faltarão garanhões do Tinder querendo buscar um relacionamento casual com a tal Ruivinha. Ela arrasa corações.

Publicações relacionadas