O Carrasco - Traíra do Rio São Francisco | A TARDE
Atarde > Colunistas > O Carrasco

O Carrasco - Traíra do Rio São Francisco

Publicado segunda-feira, 16 de agosto de 2021 às 06:00 h | Atualizado em 24/01/2022, 10:54 | Autor: Administrator
.
. -

TRAÍRA DO RIO SÃO FRANCISCO

Imagem ilustrativa da imagem O Carrasco - Traíra do Rio São Francisco
.

Quando o assunto é traição aos ribeirinhos do Velho Chico, temos que compartilhar aqui uma foto montagem que um decepcionado eleitor mandou para o e-mail desse Carrasco. “Prezado Carrasco, gostaria de me solidarizar com sua coluna semanal, que sempre vem dando atenção aos traidores do Velho Chico. Esse senador Otto Alencar nunca me enganou com aquele papo furado. Nos deixou na mão quando mais precisamos dele. Ele aqui em Bom Jesus da Lapa já está apelidado como a TRAÍRA DO RIO SÃO FRANCISCO”, nos encaminhou via e-mail um cidadão de nome Pedro Augusto. Em tempo, o Carrasco relembra que Otto votou contra o projeto de lei que destinava uma verdadeira fortuna para a revitalização do rio São Francisco.

COMPANHEIRO

No depoimento do ex-secretário de Feira de Santana, o diretor executivo da Vitamedic, Jailton Batista, à CPI do Senado, não faltaram motivos para ele ser escarranchado por Renan Calheiros e demais senadores. O 'senhor ivermectina' teve o "depoimento mais triste desta CPI". Acusado de lucrar à custa de vidas, o coligado do Colbert já soma denúncias de superfaturamento no valor do medicamento e anúncios pagos do produto. Teve até companheiro de agora e outros das antigas beneficiados que se sentiram aliviados e soltaram fogos por achar talvez, precipitadamente, que o depoimento foi satisfatório!

NÃO VAI ACABAR BEM

Esse negócio de ex-prefeito todo enrolado com a Justiça e que tem pretensões de candidatura ao cargo de deputado, não vai acabar bem! Ao oferecer fazer mentoria na gestão de prefeitos atuais, ele - que já foi acionado pelo MPF por uma dívida de R$ 45 milhões junto ao INSS e denunciado por desvios no Fundef - está dando o que falar. Já comentam que ele só vai mesmo terminar facilitando o trabalho das operações de busca em um só local.

VAI EXPLODIR

Com o aumento desenfreado no preço dos combustíveis e com o anúncio da venda liberada de outras marcas, já tem “concha e amigas” querendo apertar, se esquivando para não sofrerem com o baque da possível quebra do esquema. Por outro lado, mais uma vez a briga pode cair no colo do consumidor. Este, deve passar a comprar mais barato, mas talvez pague caro pela falta de fiscalização dos combustíveis que virão direto de refinarias. Eis o dilema: na briga de gato e rato, alguém vai ter que liberar o queijo pra sair ganhando. Abre o olho Procon e ANP!

CIFRAS BILÍNGUES

Um gasto de mais de um milhão de reais. Esse é o valor de um contrato feito pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, com o objetivo de ofertar curso de inglês para 225 alunos do quinto ano. O valor é bem superior ao praticado no mercado e foi denunciado na Câmara Municipal. Pois bem, além do pagamento superior no valor da hora aula, há também uma diferença no pagamento do material.

FOGO AMIGO OU INIMIGO?

Um grupo de vereadores do município de São Gonçalo dos Campos fez um protesto contra o prefeito Tarcísio Pedreira (SD), durante Sessão na Câmara Municipal. Na última semana, o prefeito usou as redes sociais para chamar os edis de “bandidos”, “quadrilha”, “covardes” e de uma forma geral classificá-los como “quadrilha da outra esquina”, já que a Casa Legislativa fica situada em uma famosa esquina da cidade. Será que teve fogo amigo?

REPAROS MILIONÁRIOS

Mais de um milhão de reais. Esse é o valor do contrato de prestação de serviços de manutenção, instalação e reparo de ar-condicionado, feito pela prefeitura de Luis Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia, na gestão do ex-prefeito Oziel Oliveira (PSD), com o vinculo junto a empresa ARKOW COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS E REFRIGERAÇÃO LTDA – ME, no qual foram identificadas, pelo menos, 170 certidões federais falsificadas, em processos de pagamentos com 8 termos aditivos, tudo até que se chegasse ao milionário valor. Que manutenção cara, hein?

QUEM É QUEM

A prisão do deputado Roberto Jefferson causou diferentes efeitos nos aliados do presidente Jair Bolsonaro. Entre os baianos, alguns como a deputada Talita Oliveira (PSL) disse que o gesto da PF é para calar a boca dos que são contra o "sistema". Outros, como os bem próximos ao presidente Bolsonaro, silenciaram. Nenhuma linha na rede social sobre o episódio. Vamos começar a ver quem de fato é Bolsonarista raiz.

AUDÁCIA DO 171

Um certo promotor 171 de Camaçari, que não tem moral alguma devido às suas condutas e maus feitos, anda aprontando no cargo tentando esconder sua verdadeira trajetória que acumula vários procedimentos investigatórios no Ministério Público, além de ser um desafeto da classe e até dos Magistrados. Logo agora que o MP e a PM, instituições de credibilidade e respeito estão cada vez mais unidas para implementações e ações no combate à criminalidade. Causa perplexidade e indignação geral a atitude deste tal promotor, que decidiu mirar a sua ira para o Coronel Alfredo Castro, ex-comandante geral da Polícia Militar do Estado da Bahia, conhecido como homem de bem, querido e respeitado e que, atualmente, presta relevantes serviços à população. Lamentável!

VIZINHOS CONHECIDOS

Roberto Jefferson vai ficar numa cela individual do presídio Bangu 8, mas terá vizinhos conhecidos. O ex-governador Sérgio Cabral Filho e o ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, o “doutor Jairinho” também estão na unidade destinada a presos com nível de escolaridade superior ou investigados na Operação Lava Jato. Enquanto estiver lá, Jefferson terá a permanente companhia de Cabral, condenado a 392 anos de prisão. O tempo de Jairinho também não deve ser pouco: o vereador foi preso em abril sob suspeita de homicídio duplamente qualificado do menino Henry Borel, filho de sua namorada, Monique Medeiros, também presa.

CAMINHO LIVRE

Enquanto a vida fica mais dura para alguns, para outros o mundo se abre. O ministro Gilmar Mendes, do STF, determinou a devolução do passaporte do ex-prefeito do Rio Marcelo Crivella, revogando a ordem que proibia o político de deixar o país. Investigado por organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva, Crivella será embaixador do Brasil na África do Sul. A decisão partiu do presidente Jair Bolsonaro, que pretende com esse gesto resgatar parte do apoio da Igreja Universal do Reino de Deus, perdido com o episódio da expulsão de religiosos de Angola.

COM RESSALVAS

Embora admitam que Roberto Jefferson tem culpa no cartório, deputados federais baianos questionaram o limite das atribuições da corte que, segundo eles, anda à roda com “exorbitâncias”. Para os parlamentares, o STF deve voltar à sua missão de defender a constituição. A guerra entre Poderes parece não ter fim.

ATOS ESTRANHOS

No Detran da Bahia, notícias de bastidores dão conta da atuação de um advogado nomeado para o setor de habilitação, que tem criado maior confusão na vida dos outros. Considerando as abordagens que o causídico tem feito a servidores e ex-servidores, há quem entenda que o danado está criando dificuldades para vender facilidades. Vem prometendo “resolver” os problemas, desde que indique o escritório de advocacia.

O GRINGO DE CARAIVA

Um conhecido gringo criador de problema no festejado balneário de Caraiva, em Porto Seguro, tá para ser escorraçado daquela área. O tal gringo, que arrota não respeitar prefeito, juiz e governador, tomou foi uma medida protetiva do Poder Judiciário, impedindo que se aproxime de um empresário local. Não tarda a ser novamente deportado do Brasil.

PRESSÃO PARA ABRIR

Insatisfeitos com o funcionamento ainda parcial dos bares e restaurantes de Salvador, representantes do setor já começaram a procurar "seus" vereadores. A ideia é buscar formas de pressionar Bruno Reis a adotar a abertura total.

RETOMADA DE EVENTOS

Após ouvir a sugestão do vereador Duda Sanches (DEM), o prefeito Bruno Reis deve encaminhar em breve à Câmara Municipal um programa para estimular a retomada de eventos em Salvador. O governo federal já lançou o seu Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), com prazo de adesão até 26 de novembro, para renegociar dívidas e conceder garantia a empréstimos com recursos do Fundo Garantidor para Investimentos.

ENQUADRADA

Por querer meter o bedelho para criticar e não apresentar nada para colaborar, a enquadrada da semana vai para a promotora Rita Tourinho. Apesar de todos os esforços da prefeitura de Salvador em tentar encontrar soluções para que tenhamos, com os protocolos devidos, o réveillon e o carnaval, a promotora sai de sua esfera de atribuição e fecha os olhos para a crise financeira que assola o baiano, criticando a realização de um evento teste com população totalmente vacinada. "Ele nao é evento teste, porque o evento teste pressupõe instituição científica vinculada para estabelecer todos os protocolos, e vai fazer reconhecimento de tudo o que aconteceu, o que tinha antes, e o que acontece depois", disse.

Todos os setores envolvidos com o carnaval, em especial os artistas e produtores de eventos, os mais atingidos pela crise financeira, prometem cobrar mais responsabilidade nas posições da promotora. “Ela deveria colaborar com sugestões e com ideias. Fica trabalhando de home office, recebendo seu polpudo salário e atacando quem tenta encontrar soluções para um problema que é grave”, disse um renomado produtor de eventos públicos e privados, que falou com o Carrasco sob garantia de anonimato para evitar futuras represálias.

Publicações relacionadas