O Carrasco - Xilique galego | A TARDE
Atarde > Colunistas > O Carrasco

O Carrasco - Xilique galego

Publicado segunda-feira, 09 de agosto de 2021 às 06:00 h | Atualizado em 24/01/2022, 10:54 | Autor: Administrator
Os bastidores da política baiana passam por aqui | Imagem: Editoria de Arte A TARDE
Os bastidores da política baiana passam por aqui | Imagem: Editoria de Arte A TARDE -

XILIQUE GALEGO

E a raiva não para. Aquele Jaques Wagner paz e amor não existe mais. Tudo mudou. Desde a busca e apreensão que tomou da Policia Federal em virtude dos malfeitos no contrato obra da Fonte Nova com a Construtora Odebrecht até a traição aos ribeirinhos do rio São Francisco, o galego agora é só veneno. Depois do pitaco de Lula e Gleisi Hoffman incitando a candidatura de Otto Alencar, o ortopedista, JW não economiza nos impropérios quando se refere à estratégia da correligionária, autorizada por Lula. O xingamento, quem já ouviu, garante que é pior do que os que foram ditos recentemente por um ex-figurão da política baiana. 

O CLONE

O Ortopedista, também já apelidado numa certa região como o “traíra do Velho Chico”, teve o celular clonado. Será mesmo verdade? Se o aparelho tiver back-up, os calundus que vem dando para tentar ser candidato ao governo do estado e as baixarias que tem vociferado contra os meios de comunicação que não param de falar sobre sua traição virão à tona. E se vazar o problema aumenta, porque os cidadãos baianos irão conhecer um lado mais esquisito de nosso senador.

IBDAH

Por falar em Otto, funcionários do IBDAH estão questionando a falta do pagamento de salários por prestação de serviços no hospital Manoel Vitorino. Quem conhece dos detalhes percebe que os valores pagos eram absurdos, considerado o estado em que se encontrava a unidade hospitalar. Em menos de 60 dias a empresa que assumiu conseguiu um nível de atendimento de excelência. Fácil querer ser paladino da moralidade, mas difícil mesmo é educação familiar! Nada que um puxão de orelha no filho não resolvesse o assunto antes que a merda viesse à tona.

PRA BOI DORMIR

Otto, ainda ele, depois da licitação da duplicação da Ilhéus x Itabuna ter dado deserta, teve a cara de pau de dizer no Programa Frequência Política em Itabuna, que o certame não ocorreu porque “tinham de ter uma licitação para as pontes e outra para o traçado”. Mais um lero-lero, tal como a que o ortopedista tentou dar nos ribeirinhos do Rio São Francisco. O povo de Ilhéus e Itabuna não aguenta mais tanta mentira.

BOTAFOGO CLONADO

Outro que teve celular clonado foi Rodrigo Maia. Os clonadores tentaram golpe de R$ 20 mil reais e ainda, segundo informações de bastidores, teriam achado um longo bate papo com o Emir do Qatar e um rochoso lobista da área energética, tratando, dentre outras amenidades, sobre óleo e gás. Pelo visto, a qualquer momento surge um novo The Intercept e políticos serão lançados na lama.

CHAVE DO CÉU

O Bonitão realmente não perde tempo e está fazendo tudo e mais um pouco para aproximar seu desejo de sentar na cadeira de Ondina. Essa semana ele fez questão de entregar, pessoalmente, uma homenagem à Bracell. Batizada de “Chave do Céu”, a honraria mira empresários. Garantindo a ironia do feito, o Bonitão faz o dever de casa para atingir um lugar no paraíso. De empresário em empresário e de crias pelo interior do Estado, Leão se esforça agora para chegar às nuvens e não correr o risco de andar pelo inferno, de mãos dadas com o diabo. Esse, apesar dos sonhos - e sonhar não é pecado -, não traiu os seus eleitores ribeirinhos e soube guiar o voto de seu filho Cacá, a favor das centenas de milhões de reais que serão investidos na revitalização do Velho Chico. 

SEM UTILIDADE

Chega a este Carrasco que uma moça conhecida do mitiê baiano por fazer mil e uma coisas, na verdade não passa de um disfarce para garantir holofotes e petit comité. De branding a Lifestyle e até mesmo fadinha da felicidade do varejo, a “bloguerinha” de meia idade que diz cuidar do empoderamento de carreiras e de imagem, anda com um lema debaixo do braço: faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. Aiai, como diria ANA Maria Braga, Acorda Menina! O Carrasco está de olho!

PEGOU AR

Em Camaçari, o prefeito Elinaldo, recém chegado de Brasília, pegou valentia de tanto andar com a turma de Bolsonaro. Ele se juntou ao vereador Gilvan e às secretárias  municipais e foi pra cima da CLN exigir investimentos da empresa em várias localidades do município. Pra quem teve recentemente reajuste de tarifa de pedágios, a CLN só não faz o que quer se não quiser! 

MODO AVIÃO

E não é que os ataques a celulares de políticos estão virando moda! Como se já não bastasse os hackers de plantão junto aos vereadores,  agora os alvos são também prefeitos e senadores. Ao Carrasco, dizem que tá cheio de político trocando o número e até mesmo respondendo mensagens só com o curto e grosso “Ok”. Áudio nem pensar. Afinal, em tempos de clonagem, todo cuidado é pouco e já se sabe que nas mãos destes invasores tem muita coisa a se divulgar que vai mexer com as estruturas das esferas políticas. A pergunta agora é: quem será o próximo? Parece que a lista está grande e que muita gente esqueceu de Apagar a Mensagem Para Todos. 

CIUMEIRA

O ciúme imperou na Câmara Municipal. O vereador Átila do Congo (Patriotas) usou a rede social e ameaçou deixar o grupo do prefeito Bruno Reis (DEM). Tudo isso após o anúncio do programa “Ouvindo Nosso Bairro”, oportunidade na qual Bruno teria visitado o bairro de Átila, que bradou dizendo "o prefeito esteve no bairro que nasci e me criei e esqueceu de me avisar". Átila ainda questionou se o consideravam um "adversário da base", pois precisava se posicionar na Câmara. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

TUDO POR UMA MOQUECA

Além do machismo, grosseria e tudo mais que já foi dito, chamou atenção também a pouca inteligência do então secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, ao ofender e ameaçar, por escrito, a chef de cozinha Angeluci Figueiredo, não deixando qualquer dúvida sobre a veracidade da denúncia feita pela dona do restaurante Preta. Exonerado, certamente também jogou fora as chances de concorrer a deputado. Tudo por uma moqueca de domingo...com direito a peguari e vieiras da Ilha de Maré.

TENTOU COLAR

Como a campanha de 2022 já está na porta, o deputado Sandro Régis, aliado de ACM Neto, tentou colar o escândalo envolvendo Vilas-Boas em Jaques Wagner, provável adversário do democrata ao governo do Estado. "O que pensa o senador Jaques Wagner sobre as agressões do secretário Fábio Vilas-Boas contra a empresária Angeluci Figueiredo? Acredito que é importante um posicionamento do senador, que misteriosamente decidiu se calar diante de um caso tão absurdo. Será que casos de agressões contra mulheres, de misoginia, não valem quando se tratam de aliados do senador? A sociedade baiana precisa de uma resposta. Perguntar não ofende", disse Régis. Há quem pense que ele exagerou. O Carrasco entende que não. Regis, como bom líder da oposição, deveria estender a indagação e pedir um pronunciamento do outro senador, o delicado ortopedista. 

CENTRÃO FEST

A posse do novo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, foi pra lá de animada. Da Bahia, vários políticos alinhados com o governo petista baiano foram prestigiar o presidente do PP e, já que por lá estavam, porque não ir cumprimentar o presidente Bolsonaro? O que não faltaram foram fotos nas redes sociais. Destaque para o filho do vice-governador João Leão, o deputado Cacá Leão, que é líder do PP na Câmara e o mais novo adepto ao bolsonarismo. A torcida é que esse alinhamento renda frutos também para o Estado.

CANAL DE DIÁLOGO

Nesta semana, surgiram rumores de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) queria abrir um canal de diálogo com o presidente do DEM, ACM Neto. A aproximação inusitada de duas siglas rivais foi confirmada por interlocutores próximos do petista. Lula teria insistido para marcar um dedo de prosa com o ex-prefeito de Salvador. Habilidoso, Bruno Reis, o atual gestor da capital baiana, disse que não vê problema em Neto conversar com Lula, pois o primeiro é um “democrata” e está aberto ao diálogo com todas as forças políticas, inclusive o PT, com quem peleja no Estado desde sempre. A ciumeira na Bahia foi geral.

LITÍGIO NO CENTRO

O Centro de Convenções da Bahia tornou-se objeto de um controverso litígio entre o Governo do Estado e ex-funcionários da extinta Bahiatursa. Os ex-empregados querem que o Estado quite a dívida pendente que a antiga empresa tem com eles. Em uma decisão recente da justiça baiana, o terreno do Centro foi arrestado, a título de garantia. Houve quem dissesse que o terreno seria penhorado, o que o Estado negou. Veremos os próximos passos.

DESAFIO AO STF

De acordo com a Súmula Vinculante 13, do Supremo Tribunal Federal (STF), parentes podem assumir cargos considerados políticos, uma vez  que tenham competência técnica e conduta moral para tal função. É bom lembrar isso ao prefeito de Catu, Pequeno Sales (PTB), que nomeou a esposa, Jucicleide Bezerra da Silva, que apesar de só ter curso técnico de enfermagem incompleto, exerce cargo de secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Vai passar por cima do Supremo Tribunal Federal?

AGORA NÃO

O polêmico projeto conhecido como “Lei da Cobrança do Lixo” tem deixado a população de Vitória da Conquista, sudoeste do Estado, em polvorosa, sobretudo em plena pandemia, já que se trata de mais uma cobrança para os bolsos conquistenses. O que chegou para esse Carrasco é que a Câmara Municipal deve prorrogar o início da cobrança. A gestão municipal, neste momento, não deveria nem cogitar esta hipótese. É uma questão de bom senso!

DEU POLÍCIA!

Após acusação de agressão, por parte de um vigilante em uma escola municipal de Camaçari, a vereadora Professora Angélica (PP) procurou a polícia para denunciar o fato. A parlamentar afirmou, inclusive, que a agressão é recorrente. Sendo assim, é preciso treinar melhor os colaboradores, já que os vereadores possuem a prerrogativa de procederem com a fiscalização em equipamentos públicos, não é secretária?

RABO PRESO?

Algo inusitado, pelas bandas de Eunápolis, deixou muita gente curiosa. Após anunciar rompimento com a prefeita Cordélia Torres (DEM), o vereador e até então líder do governo, Adriano Cardoso (Solidariedade), voltou atrás e afirmou que continuava na base, inclusive classificando pelas redes sociais a atual gestora como "mãe". Esse cordão umbilical tem é coisa!

SOLTO NO EGITO

Quando o contribuinte soteropolitano achou que tinha ficado livre do Escroto Mor não é que vai se percebendo que a coisa anda de mal a pior? Nos largaram foi um frequente visitante da Cidade do CAIRO pela proa. Ele, além de andar pondo gasolina na fogueira, vive, segundo fontes palacianas, praticando fogo amigo com uma exímia técnica vinda de Niterói. Há quem diga que o visitante egípcio quer tomar o lugar da dedicada servidora que teria, in off, criticado alguns acordos milionários feitos no apagar das luzes.

QUEM VENCERÁ?

Hora da onça beber água. A ALBA liberou venda de imóveis do Estado para quitar pendências previdenciárias, mas que na verdade servirá de caixa para obras eleitoreiras. A ALBA votará agora uma autorização para a venda/cessão de um precatório bilionário oriundo do extinto FUNDEF. Uma espécie de antecipação de receita orçamentária. Será que o futuro governador, seja ele da direita ou do Centro, permitirá isso? Não já bastam os aportes governamentais para a CCR/METRÔ, para a Fonte Nova e os dispêndios que o governo terá com as contas da Ponte do Bonitão, caso ela saia do seu sonho? Se a oposição não der um freio de arrumação, o próximo governo já nasce literalmente quebrado.

CADA QUAL NO SEU QUADRADO

Enquanto a claque petista se digladia com a tropa netista, o fiel eleitor bolsonarista que não abaixa de 25 pontos percentuais nas pesquisas de consumo interno, terá que se decidir, futuramente, entre João Roma e Alexandre Aleluia. Ambos garantem que por enquanto é cada qual no seu quadrado. Aleluia, muito mais alinhado aos ideais de Bolsonaro, entrevista o Presidente da República na rádio digital Brado, às 08h da manhã de hoje. A coisa promete….e o Carrasco vai parar tudo pra assistir.

ENQUADRADA

O Carrasco não é tão carrasco, sobretudo em dias especiais como o de ontem. Em razão disso, vamos aliviar para os pais, mesmo os traquinos e traidores. A coluna deixa essa enquadrada para a próxima semana.

Publicações relacionadas