Painéis de arte no porto de Salvador serão restaurados
Os painéis assinados por artistas plásticos baianos nas paredes dos galpões do Porto de Salvador (Codeba), no Terminal da França, serão restaurados. Os autores estão sendo chamados, um a um, pela diretoria do órgão para fechar o acordo de recuperação das obras que estão expostas ali desde 1998. Dentre os artistas que usaram os paredões como suporte para sua arte, estão Juarez Paraíso, Graça Ramos, Justino Marinho, Simanca, Juraci Dórea e Leonel Mattos. A recuperação não será plena porque alguns dos murais foram destruídos durante a demolição de alguns dos galpões para dar lugar ao terminal marítimo de passageiros, inaugurado no ano passado. A previsão de conclusão dos restauros é até o verão.
Arte solidária
Os atores Duda Woyda e Rafael Medrado embarcaram para Cuba ontem. Integrantes do grupo de teatro Ateliê Voador, eles irão apresentar na capital cubana o espetáculo O Diário de Genet, de Djalma Thrüler, de 27 a 29 deste mês, durante o 16º Festival de Teatro de La Habana. Sem patrocínio, a viagem foi bancada por amigos.
Patrimônio recuperado
Ainda repercute no métier de decoração o almoço que o arquiteto Marlon Gama ofereceu sexta (16), em sua nova casa, no Centro Histórico. O motivo é o delicado restauro que o arquiteto realizou no belo casarão que, após três anos de obras, virou sua morada e foi batizado de Solar dos Gama.
Questão de gêneros
Leandro Colling embarca no final deste mês para a Europa. O professor da Ufba vai lançar na capital portuguesa sua obra Que os Outros Sejam o Normal, no dia 2 de novembro, às 18h30, no Instituto Universitário de Lisboa.
Engarrafamento
Larissa Bicalho engarrafou o Jardim Brasil, na Barra, na última quinta. Com direito a desfile de joias by Carlos Rodeiros, de roupas da Martha Paiva e de calçados da Arezzo, ela apresentou as novas vitrines de sua LB Home/Artefacto.
Leveza
Um dos convidados de Marlon Gama, foi Carlos Amorim que, nem de longe parecia triste com o anúncio, naquele dia, de sua exoneração como superintendente do Iphan. "Estou me sentindo mais leve e muito super tranquilo", confidenciou.
Peso
Se, para Amorim, o momento é de leveza, para o novo dono da cadeira do Iphan, Fernando Ornelas, o cargo já chegou pesado. Entidades como o Instituto dos Arquitetos da Bahia, Icomos Brasil e a Ufba protestaram contra a indicação.
Vitorino no rol dos melhores do Brasil
O estilista baiano Vitorino Campos saiu mais uma vez elogiadíssimo do São Paulo Fashion Week (SPFW). Depois do desfile da Animale, na segunda-feira, onde apresentou uma coleção inspirada na obra do arquiteto japonês Tadao Ando (que conheceu durante uma exposição, em Paris), o feirense voltou à passarela na quarta, com a sua própria marca, com inspiração no filme Interstellar, de Christopher Nolan. A cartela de cores sóbrias nos tons preto, branco e o índigo, marcas do estilista, contrastou com o rosa que deu o tom vivo para a estação. Vitorino saiu da passarela da Casa Jaguar ovacionado.
Casa Jaguar já é território de baianos
O baiano Gustavo Jansen é o autor do projeto da Casa Jaguar XE, inaugurada semana passada, no Jardim América, em São Paulo. O espaço, montado num casarão de 2 mil m², reúne bar, design, arte, tecnologia, música, gastronomia e moda. Criada para promover relacionamento da marca de carros de luxo com seus clientes VIPs, a casa, que já é o point dos ricaços paulistanos, também tem abrigados baianos que vivem por lá. O DJ Ariel Freitas tocou na inauguração, o estilista Vitorino Campos fez seu desfile nos jardins. Para Jansen, radicado em SP há mais de 20 anos, o projeto é mais um case de sucesso para o seu luxuoso portfólio.
A loucura de Veras chega ao cinema
O filme A Loucura Entre Nós, da cineasta francesa Fernanda Vareille, baseado no livro do psicanalista baiano Marcelo Veras, será exibido pela primeira vez em Salvador, dia 31, às 20h, no Itau Glauber Rocha. Logo após, Veras debaterá com a plateia.
Guerreiro
Na contramão de outros artistas que se revelaram um fracasso como gestores públicos, o diretor teatral Fernando Guerreiro vem fazendo bonito à frente da Fundação Gregório de Mattos. Em pouco mais de dois anos como presidente da instituição, ele já devolveu à cidade espaços que se encontravam fechados como o Teatro Gregório de Mattos, o da Barroquinha, criou uma política cultural para o município (que não existia) e vem fomentando a arte e a cultura pelos diversos bairros da capital baiana. Da zona considerada nobre à periferia.
Mailing carioca
Licia Fabio passou os últimos dias no Rio de Janeiro. Ao lado da fiel escudeira Sylvia Gladys, a promoter foi organizar a festa de inauguração da unidade carioca do Outlet Premium que contou com a bateria da Grande Rio. A dupla aproveitou para rever amigos e aproveitar a alta gastronomia local.
A menina dos olhos de Oyá
A comunidade da Mangueira pediu e Maria Bethânia atendeu. A cantora gravou, na ultima quinta, num estúdio no bairro de Humaitá, no Rio, o samba alusivo à escola que irá homenageá-la. O registro de Bethânia integrará o CD que reúne os sambas-enredos das escolas do grupo especial.
Bodas de prata
Joanna comemora os 25 anos de carreira com o show Joanna Eletro-Acústico, nos dias 12 e 15/11, no Café-Teatro Rubi. Dia 13, ela canta na Cidade do Saber, em Camaçari.
Duas linhas
Festa do Canal Viva
as taças coloridas com a marca do canal foram disputadas
Letícia Muhana
esbanjou charme e elegância pelos salões do Amado
Carolina Dieckmann
era a mais animada no show de Preta Gil, na festa do Viva
Lidia Sá e Edinho Engel
capricharam nas comidinhas baianas a pedido de Flora Gil
Chá de cadeira
Aguardada na festa do Viva, Ivete Sangalo não apareceu
Flora Gil
chegou no meio da festa. O voo que a trouxe do Rio, atrasou
Pnto de vista
Câmara aprovou projeto que proíbe a venda da pílula do dia seguinte. O que acham disso:
Sérgio Sobreira | Professor da Ufba
"Essa decisão é a evidência de um Congresso retrógrado, conservador e hipócrita, que prefere adotar medidas baseadas no código moral de certa parcela da sociedade, se orientando por valores religiosos e ignorando aspectos mais sérios e determinantes, como a saúde pública"
Nágila Andrade | Design de interior
"Eu defendo sempre que a prevenção é sempre o melhor remédio para evitar a gravidez indesejada. Sou a favor que a pessoa deve se prevenir para não precisar recorrer ao uso da pílula do dia seguinte nem de qualquer outro método abortivo. Acho que essa medida é justa"
Mônica Bacelar | Empresária
"É um retrocesso. A pílula do dia seguinte pode evitar uma gravidez indesejada, principalmente para as vítimas de estupro, de abusos sexuais, além de evitar abortos ilegais que podem levar à morte. Acho que não deve haver uma banalização do seu uso, mas, proibir, jamais"
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
