Boas festas exigem cuidado com idosos
Confira a coluna Tempo Presente
A necessária inclusão da pessoa idosa nas festas de fim de ano tem despertado a atenção dos profissionais de saúde reunidos na Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
Valmari Cristina Aranha Toscano, psicóloga e integrante da instituição, alerta para as especificidades relacionadas a riscos de assalto, aglomerações, excessos de bebida e comida, fogos de artifício e transporte, entre outros aspectos.
Segundo ela, vale a pena tentar prever a ameaça de ocorrências para agir a fim de evitá-las, cabendo aos familiares verificar se há acomodações razoáveis ou o idoso ficará exposto a muito tempo em pé.
Além do acesso a cadeiras e ao sanitário, é preciso cuidado com hidratação, entre outras variáveis muito particulares, a depender de cada pessoa no enfrentamento de enfermidades e limitações.
– Mas atenção: a pessoa pode ser idosa e estar em melhores condições mentais e físicas que quem pretende cuidá-la – ressalva a psicóloga da Sociedade Brasileira de Geriatria.
Toscano destaca o fato de o Estatuto da Pessoa Idosa já indicar os cuidados, no entanto, a lei de 2003, tida como pioneira, referência e abrangente, não chegou ainda ao conhecimento de grande parte da população.
Para a psicóloga, o Brasil dispõe de políticas públicas avançadas, mas a prática destas políticas ainda opera no modo “excelente ponto de partida”, pois não se nota a aplicação das diretrizes, em que pese a longevidade crescente.
A ampliação do mercado de trabalho vem acolhendo o novo ofício de “cuidador”, ao refletir as mudanças, devido ao aumento do número de pais com filhos pequenos e pais idosos.
Abre Aspas
“Vergonhoso o ataque do presidente da Argentina ao povo brasileiro. Parece mais uma alucinação de quem se aconselha com vozes do além (...) Milei é a cara da extrema direita: estupidez e preconceito”
Guilherme Boulos,ministro da Secretaria Geral da Presidência, sobre ataque de Milei ao Brasil
Natal Luz em Coité
O município de Conceição do Coité, a 164 quilômetros de Salvador, tem usado os festejos natalinos como estratégia de atração turística e já recebeu cerca de 200 mil visitantes até a tarde de ontem, segundo a prefeitura.
O “Natal Luz” reúne música, desfiles e apresentações artísticas e consolida, pelo quinto ano consecutivo, Coité como principal destino do Natal na Bahia, com programação prevista até 4 de janeiro.
Entre os destaques estão a Trupe Encantada e o teatro de rua dos Cavaleiros Troianos, com referências culturais da região do Sisal.
POUCAS & BOAS
- Em Alagoinhas a população está se adaptando à nova regulamentação das feiras itinerantes, que são movidas pela agricultura familiar do município. Organizadas pela Associação dos Feirantes da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoinhas (Afafesa) as feiras estão acontecendo em dias previamente fixados em decreto municipal. Hoje a comercialização acontece na praça Pedro Dórea, nas sextas-feiras no Conjunto Residencial Dom Jose Cornelis, nos sábados no Conjunto Residencial Jardim das Hortênsias e aos domingos na Avenida Linha Verde, Calu.
- A Fundação Lar Feliz, de Juazeiro, recebeu nos últimos dias do ano letivo uma ação do projeto Cemafauna Itinerante, do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A convite da direção da fundação, a equipe de profissionais da universidade apresentaram às crianças e educadores da instituição a riqueza da fauna do bioma Caatinga e um pouco do trabalho desenvolvido pelo centro na região.
- Presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão, Alessandra Zanotto representou o campo e as mulheres do algodão na recente cerimônia de inauguração da nova sede da ApexBrasil, em Brasília. Cotonicultora da região oeste da Bahia, ela é membro do Women in Cotton – uma rede internacional que amplifica as vozes, incentiva as trocas e a participação feminina em espaços estratégicos. A rede foi criada para reunir e evidenciar o trabalho delas em toda a cadeia desta fibra.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
