Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 27 de junho de 2023 às 0:30 h | Autor:

Cacau do Brasil é campeão mundial

Confira a coluna Tempo Presente desta terça-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Os produtores baianos comemoram o reconhecimento de 100% de qualidade
Os produtores baianos comemoram o reconhecimento de 100% de qualidade -

Os produtores baianos comemoram o reconhecimento de 100% de qualidade para o cacau brasileiro, conforme aprovação unânime de integrantes do Conselho Internacional, em encontro realizado na ilha de Madagascar, na África.

De acordo com parecer dos especialistas, o cacau avaliado é de alta qualidade, com distinta fragrância e dotado de variedade de sabores únicos, como os frutados, florais e amadeirados.

A classificação, divulgada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), levou em conta a procedência do cacau, bem como a genética e o processo de fermentação das sementes.

A conquista deve gerar impacto positivo, não apenas para o aumento das exportações de cacau, mas também do chocolate qualificado como “premium”, além de não se ter registro no Brasil, de exploração do trabalho infantil.

– Temos grandes oportunidades de mercado com o cacau brasileiro, o único que integra o alto nível de qualidade reconhecido neste momento, como também práticas socioambientais únicas no mundo – destacou Renata Miranda, secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do governo federal.

O reconhecimento da qualidade do cacau também favorece o preço do produto, em comparação com outros países produtores habituados à venda em granel, conhecida por bulk, no jargão dos negócios agrícolas.

O Ministério da Agricultura e Pecuária expressou sua satisfação com o resultado amplamente favorável ao cacau brasileiro, reafirmando o compromisso do Brasil em manter-se como campeão mundial em comércio internacional.

“A ação da Polícia Militar no acampamento [de bolsonaristas] sempre foi limitada pelas Forças Armadas. A gente não tinha esse acesso pra entrar com esse policiamento pra

efetuar prisão”

jorge naime,ex-comandante da PM-DF, na CPI do Golpe, sobre a relação do Exército com acampamentos

Estudos florestais em foco

Dois trabalhos da Bahia saíram vencedores em concursos de alcance internacional, promovido por instituições de estudos florestais, tendo como princípio os cuidados com a vegetação.

Ambos utilizaram como base para análise qualitativa os dados fornecidos pelos satélites chamados Sentinel-1, ao produzirem teoria a partir da repetição de experiências coletadas pelo sensível equipamento de novíssima geração.

Os estudos foram desenvolvidos pelos pesquisadores Caio Santos, Jorge Monteiro, Mateus Tinôco e Túlio Queiroz, integrantes da equipe da companhia Bracell.

POUCAS & BOAS

- A paróquia de São Pedro, no bairro homônimo, em Barreiras, realiza hoje a penúltima noite da novena preparatória com início às 18h30, seguida de missa como parte da programação que comemora o padroeiro, sempre com a realização de quermesse após os encontros religiosos. Festejado no dia 29 de junho, na quinta-feira o bairro terá alvorada festiva, missas e procissão pelas ruas próximas à igreja.

- Em Alagoinhas começou ontem a programação festiva do padroeiro São Pedro na comunidade da Calu, com eventos religiosos e festa de rua. Com organização da congregação católica, a igreja foi decorada e recebe encontros preparativos para o dia 29 de junho. No povoado os moradores e visitantes terão atrações musicais e apresentações de grupos de quadrilha até o dia 1º de julho.

- A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) anunciou ontem o lançamento de atualização do Info Territórios, um panorama em formato de infográficos de dados socioeconômicos dos 27 Territórios de Identidade (TI) do Estado. Os dados estão agrupados em quatro dimensões: informações gerais, Produto Interno Bruto (PIB), atividades por setores econômicos e informações sociais (saúde, segurança pública e educação). O foco do trabalho é disponibilizar para toda a sociedade um compêndio de dados e informações que possibilitem uma rápida visualização do perfil de cada um dos Territórios. O conceito de Território de Identidade melhora a qualidade das políticas públicas implementadas em cada região do Estado.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco