Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 08 de janeiro de 2026 às 5:47 h | Autor:

Caneta de emagrecer chega à pessoa idosa

Confira a coluna Tempo Presente

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Canetas emagracedoras
Canetas emagracedoras -

O crescente uso dos medicamentos chamados canetas emagrecedoras alcançou a faixa etária das pessoas grisalhas, disparando a sirene de alerta dos especialistas reunidos na Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Segundo o geriatra e presidente da instituição, doutor Leonardo Oliva, o uso precisa ser monitorado, passo a passo, pois a saúde do idoso requer análise continuada de fatores distintos.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Na hipótese de a pessoa 60+ já demonstrar uma perda de peso acentuada, por exemplo, as aplicações podem reduzir a massa muscular, com graves consequências.

Sensação de náusea e vômitos podem revelar desidratação e desnutrição, ocasionando a necessidade de avaliação do geriatra sobre o medicamento cujo objetivo de conter obesidade vem sendo desviado para fins de culto ao padrão de beleza.

- A caneta não pode ser vista como vilã, só que deve ser usada de maneira correta”, alerta o médico baiano, líder nacional dos geriatras com mandato até 2027.

Um recorte importante deste contexto refere-se ao comportamento dos pacientes de diabetes, porque a caneta pode ser muito útil no controle do açúcar no sangue, mas é preciso encontrar a dosagem compatível com este objetivo.

Segundo doutor Leonardo Oliva, além de bons resultados na medição da glicemia, a caneta emagrecedora pode gerar outros benefícios, como maior proteção para os rins e coração, e nos acréscimos, a redução de tipos de demência.

Mesmo para pessoas idosas com sobrepeso, será preciso monitoramento seguro, iniciando o tratamento com doses mais baixas até ir encontrando a quantidade com maior probabilidade de êxito, jamais atribuindo o resultado apenas à sorte ou à fé.

ABRE ASPAS

“Quem tem dinheiro, quando tem dúvida [sobre seu estado de saúde], pega um avião e vai pra qualquer lugar do mundo. Mas o pobre não tem avião. Ele tem o ônibus. Ele tem o SAMU”

Lula, presidente da República, pedindo celeridade na construção do primeiro hospital inteligente do SUS, quando foi assinado contrato de US$ 320 milhões com o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) para a obra.

Novos talentos em Lauro

Os novos talentos do futebol de Lauro de Freitas iniciaram a pré-temporada 2026 da quarta edição de um projeto de formação voltado à ampliação do aproveitamento em categorias de base de clubes profissionais. A etapa inicial reúne 150 jovens atletas em uma rotina intensiva até o dia 16, com acompanhamento de ex-jogadores experientes e foco na preparação técnica, mental e comportamental. A abertura contou com palestra do agente Fifa Bruno Martins, para atletas e familiares, reforçando a importância do suporte emocional. O projeto já resultou em parcerias com clubes como Vitória, Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG.

POUCAS & BOAS

O Carnaval Antecipado de Itabuna 2026 acontece entre 22 e 25 deste mês e foi lançado oficialmente em evento organizado pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc). Conforme os organizadores, estão confirmadas atrações da música baiana como Bell Marques, Durval Lelys, Cláudia Leitte, Léo Santana, Xanddy Harmonia, Timbalada e Tony Salles, dentre outros. Com parceria do Ministério do Turismo e do Governo do Estado da Bahia, através de emendas parlamentares e patrocínio de empresas privadas, o evento deverá reunir mais de 120 mil pessoas.

Na comunidade de Riacho da Guia, na zona rural de Alagoinhas, ainda repercute o anuncio de convênio assinado esta semana entre a prefeitura e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para implantação do sistema de esgotamento sanitário. Com valor de R$ 3 milhões, terá obras executadas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), com previsão de início dos trabalhos no segundo semestre de 2026 e prazo de um ano para a conclusão. O projeto prevê a criação de 50 empregos e deve beneficiar diretamente cerca de 1,8 mil pessoas na fase inicial.

Em Barreiras, a Secretaria de Cultura e Turismo está recebendo inscrições para o Curso de Teatro – Colônia de Férias 2026, voltado para adolescentes e jovens da comunidade das redes municipal, estadual e particular, a partir dos 13 anos de idade. Com início dia 19 de janeiro, as atividades criativas e formativas durante o recesso escolar reúnem oficinas de interpretação, expressão corporal e jogos teatrais em um programa completo de férias.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco