Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 27 de dezembro de 2025 às 2:11 h | Autor:

Cidade da Luz vai distribuir sandálias

Coluna Tempo Presente deste sábado, 27

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
MASSA/SALVADOR/PORTAIS: Centro espírita Cidade da Luz anuncia jantar beneficente para arrecadar recursos para as obras sociais da casa.
Data: 20/08/24
Foto: Uendel Galter/Ag. A Tarde.
MASSA/SALVADOR/PORTAIS: Centro espírita Cidade da Luz anuncia jantar beneficente para arrecadar recursos para as obras sociais da casa. Data: 20/08/24 Foto: Uendel Galter/Ag. A Tarde. -

O Centro Espírita Cidade da Luz começou uma campanha pela internet para receber sandálias, visando oferecer às pessoas em situação de risco social acolhidas no Busão da Solidariedade.

A ideia é calçar os pés de quem precisa, acrescentando às roupas, material de higiene e outros calçados doados, ao saírem do ônibus adquirido pela instituição religiosa para circular pela cidade em busca ativa a fim de saciar a fome, dar banho e orientação.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O movimento começou entre ativistas espíritas integrantes do estabelecimento liderado por José Medrado, a quem coube espalhar o pedido em vídeos divulgados nas redes sociais.

Segundo José Medrado, não há restrição, ao contrário: a expectativa, agora, é a de empresas, fabricantes ou não, resolverem mandar entregar lotes de sandálias, preferencialmente na sede da instituição, Rua Barreto Pedroso, 295, Pituaçu.

“Consigam sandálias para nós porque a gente dá na saída do busão”, pediu José Medrado, articulista titular da editoria de Opinião de A TARDE.

O Busão da Solidariedade é uma unidade móvel instalada em um ônibus adquirido pelo centro espírita, com o objetivo de levar cuidado, acolhimento e dignidade às pessoas em situação de rua.

Os espíritas oferecem banho, troca de roupa, corte de cabelo e barba, além da distribuição de refeições. Mais do que ações emergenciais, o projeto oferece escuta e orientações sobre serviços públicos de saúde, assistência e cidadania.

De acordo com a coordenação do projeto, senão inédito, raro entre estabelecimentos religiosos, cada gesto de solidariedade ajuda a transformar realidades em histórias de recomeço.

Estreia de Weslei no cinema

O cantor, compositor, jornalista e agora cineasta Weslei anuncia para o Ano Novo a estreia na Sétima Arte, com um filme sobre Moçambique, dentro do projeto Mares da Música. A obra, em fase de edição, nasceu da experiência vivida no ano passado, quando o artista desembarcou em Maputo para registrar o cotidiano e encontrou um país em forte turbulência política. Encantado, Weslei destaca a capacidade do povo moçambicano de expressar posições políticas por meio da arte. Ao comparar Moçambique à Bahia, aponta semelhanças culturais, mas ressalta uma consciência política mais aguda, construída em meio ao risco real de guerra civil.

POUCAS & BOAS

O Sábado Solidário da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), em Barreiras, espera receber doadores entre 8h e 13h de hoje. A ação visa reforçar o estoque, objetivando atender demanda por sangue neste período de férias e viagens, quando aumenta também a ocorrência de acidentes com vítimas. Conforme a direção do local, o mês de dezembro teve uma redução de 90% dos doadores, minimizando a disponibilidade de todos os tipos, principalmente de sangue de Fator RH negativo.

O Teatro Popular de Ilhéus (TPI), em parceria com a Fundação Pedro Calmon e com a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), duas autarquias da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), realizou a doação para o Conjunto Penal de Itabuna de 42 livros, em dois kits, lançados recentemente. A ação reforça o compromisso do grupo com a responsabilidade social e com a convicção de que a leitura, a arte e a educação são pilares fundamentais para a ressocialização de pessoas privadas de liberdade.

Os 64 anos de emancipação política de Itapé serão comemorados amanhã, com festa desde sexta-feira na Arena Itapé, na Praça da Rodoviária. O dia de abertura contou com shows religiosos com nomes da música gospel: Kalwin Benvenuto, banda Shalom e Kemilly Santos. Para hoje e amanhã, atrações como Calcinha Preta, Tayrone, Larissa Gomes, Trio da Huanna, Eline Martins, Banda Nacarona, Xamego a Mais e Vem com a Tia se revezam no palco para animar moradores da cidade e visitantes.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco