Cirurgia robótica estreia no Mater Dei
Hospital Mater Dei iniciou sua operação oficialmente em Salvador, com três cirurgias realizadas ontem
O Hospital Mater Dei iniciou sua operação oficialmente em Salvador, com três cirurgias realizadas ontem, destacando-se a primeira com a utilização da mais recente versão do robô Da Vinci XI.
Segundo o urologista Nilo Jorge Leão, o robô cirurgião é um dispositivo utilizado para realizar cirurgias minimamente invasivas de grande porte, com previsão de alta para o paciente de estreia para hoje.
O aparelho é do mesmo tipo disponível em hospitais de países da Europa e Estados Unidos, tornando-se assim, referência internacional em tecnologia, tendo utilização em grandes centros de saúde do país como o Hospital Albert Einstein, o Hospital 9 de Julho em São Paulo e o próprio Hospital Mater Dei de Belo Horizonte.
- Logo, outros hospitais de Salvador também vão investir nesta nova versão do Da Vinci, orçada em aproximadamente 2,5 milhões de dólares”, disse o chefe da urologia do Mater Dei.
Segundo Nilo Jorge Leão, responsável por mais de 600 intervenções utilizando a cirurgia assistida por robô, a utilização da plataforma robótica mais moderna do mundo demonstra o compromisso do novo estabelecimento de saúde com a população.
A equipe de urologia da primeira cirurgia robótica do Hospital Mater Dei Salvador foi composta pelos doutores Nilo Jorge Leão, Leonardo Calazans, Wendel Kruchewsky, Arthur Bisinoto e Daniela Vieira.
Entusiasta do avanço da precisão das máquinas, Nilo Jorge Leão destacou o fato de o robô permitir a ampliação da visão em dez vezes, além de permitir a operação em âmbito tridimensional.
Estiveram presentes para a estreia do hospital, o presidente da rede Mater Dei, Henrique Salvador, o fundador, José Salvador e a vice-presidente Márcia Salvador.
Celebrando Mateus Aleluia
O cantor, compositor e pesquisador da ancestralidade baiana musical pan-africana Mateus Aleluia, 74 anos, receberá o título de Doutor Honoris Causa, concedido pelo Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em sessão solene marcada para o dia 11 de maio, às 14h, no Auditório da Biblioteca, Campus Cruz das Almas. O evento será transmitido pela TV UFRB no link: www.youtube.com/TVUFRB. A proposta de homenagem partiu do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologia Aplicada (CECULT) e destacou como mérito a trajetória pessoal e profissional pela sua contribuição aos estudos e divulgação da cultura pan-africana na Bahia, no Brasil e, também, em países africanos e no mundo.
Pré-vestibular gratuito
Estão abertas, até dia 5 de maio, as inscrições para o pré-vestibular do Instituto Cultural Steve Biko, com a oferta de 100 vagas, mediante seleção após inscrição em formulário digital com anexo de arquivos de cópiaX da documentação solicitada.
Podem participar do processo seletivo as pessoas autodeclaradas negras, residentes no estado da Bahia, tendo concluído ou cursando o último ano do ensino médio em escolas públicas.
As inscrições acontecem de forma online e são realizadas mediante o pagamento da taxa no valor de R$ 25. O edital e o formulário de inscrições para a turma 2022 do pré-vestibular da Biko já estão disponíveis.
Para se inscrever, a pessoa interessada deve ler o edital, preencher o formulário de inscrições e realizar o envio dos seguintes documentos: carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (caso não conste do documento de identidade), comprovante de escolaridade, uma foto 3x4 atual e o comprovante de residência (água, luz ou telefone) com data de vencimento de até os últimos três meses, além de anexar também o comprovante de pagamento da inscrição.
Entre as etapas classificatórias estão o envio de uma redação, e a análise de documentos e participação nas aulas de Conhecimento Institucional, realizadas on-line, em horários distribuídos de segunda a sexta, das 18h às 21h.
Aos sábados, domingos e feriados, as aulas e atividades acontecem em horários determinados pela coordenação do curso. Os encontros ao vivo, chamados "síncronos" no jargão da nova pedadogia digital serão na plataforma Google Meet e as atividades assíncronas acontecem através do Google sala de Aulaa. O resultado e a lista de espera serão divulgados no site www.stevebiko.org.br.
O Instituto Cultural Steve Biko, acessível no endereço https://linktr.ee/stevebiko, completou 30 anos em defesa da educação para valorização político-social da população negra.