Comércio debate economia dia 29
Tempo Presente desta quarta-feira, 21

Dia 29 de janeiro é casa cheia na sede do Sistema Comércio Ba – Fecomércio, Sesc e Senac, com a realização de dois encontros para o torneio início da temporada, pela manhã e à tarde.
A assessoria do Sistema Comércio começou a distribuição de convites para os debates sobre perspectivas econômicas e reformas tributárias, a partir de 10h30, e fundamentos de economia para a imprensa, das 15 às 17 horas.
O presidente do Sistema Comércio BA – Fecomércio, Sesc e Senac –, Kelsor Fernandes, vai fazer a preleção para as apresentações iniciadas por Fábio Bentes, representando a Confederação Nacional do Comércio.
Na sequência, vão falar o consultor econômico, Guilherme Dietze, e o coordenador da Câmara de Assuntos Tributários, Sergio Couto, ambos pela Fecomércio BA.
No período vespertino, o espaço Mário Cravo, terceiro andar da Casa do Comércio, receberá as pessoas convidadas para a segunda edição do workshop sobre fundamentos de economia para a imprensa.
O resultado pode ajudar a imprensa especializada a traduzir do jargão do economês, expressões e vocábulos áridos o suficiente para confundir os profissionais encarregados de fazer o público entender o mundo das riquezas.
Na abertura dos trabalhos do período da tarde, o presidente Kelsor passa a palavra ao superintendente da Fecomércio Ba, Nelson Daiha Filho, responsável por explicar hierarquias e rotinas produtivas do Sistema Comércio, bem como sua importância cultura e formadora de novos profissionais.
Guilherme Dietze, de volta ao púlpito, e o gerente jurídico Renan Pires falam a seguir.
Kirimurê vai a Caboto
O cibergrupo Kirimurê, que reúne entusiastas e celebridades do mundo náutico, promove na sexta-feira, dia 23, uma expedição cultural ao Museu do Recôncavo Wanderley de Pinho, em Caboto, Candeias. A iniciativa, idealizada por Moyses Eduardo Cafezeiro de Carvalho, já soma 61 inscritos entre os 150 integrantes da lista digital dedicada à proteção da Baía de Todos-os-Santos. A saída será às 8h30, da Marina da Penha, com retorno às 15h por Caboto. Ao custo de R$ 100, o passeio propõe vivenciar a história, trocar saberes e fortalecer vínculos pelas águas da baía, em jornada simbólica.
POUCAS & BOAS
As Casas de Cultura de Teixeira de Freitas iniciaram as aulas esta semana, deflagrando mais um ciclo de aprendizados para pessoas de diferentes idades. São cursos, oficinas e atividades artísticas que movimentam os equipamentos públicos durante o ano. No total são mais de 40 opções entre aulas de diferentes instrumentos musicais, artesanato e variados tipos de dança, promovendo o acesso à cultura, estimulando a criatividade e fortalecendo a identidade local. Disponibilizada em três diferentes espaços, a iniciativa é capitaneada pela Secretaria de Cultura e Turismo do município.
O Seminário em alusão ao dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa, comemorado hoje, será realizado no auditório da Secretaria de Educação de Valença. Com início às 9h, o evento vai contar com palestrantes e lideranças religiosas, com foco no fortalecimento da cultura da paz e da diversidade na cidade litorânea. A organização do seminário de hoje é da coordenação municipal dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) com parceria e apoios de órgãos e secretarias locais.
Em Jacobina foi lançado o Programa Escola de Mineração 2026 que vai oferecer gratuitamente 30 vagas para o curso de Operador de Equipamentos de Mineração, sendo 15 para residentes da cidade e 15 para colaboradores da Jacobina Mineração Pan American Silver. Com inscrições até 23 de janeiro, o curso é resultado de trabalho conjunto entre a mineradora e o Senai Bahia. Na modalidade presencial, sempre aos sábados, o curso terá início dia 28 de fevereiro.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
