Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 09 de agosto de 2022 às 6:00 h • Atualizada em 09/08/2022 às 9:21 | Autor:

Concurso literário incentiva jovens em Alagoinhas

Evento tem apoio da Prefeitura Municipal e parceria com o programa A TARDE Educação

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Concurso literário incentiva jovens em Alagoinhas
-

Na próxima quinta-feira, 11, dia do estudante, será lançada em Alagoinhas a obra “Jovens florescendo na literatura”, reunindo contos e poemas escritos por estudantes de 10 a 18 anos premiados no 1º Concurso Literário Infanto-Juvenil CASPAL (Casa do Poeta de Alagoinhas).

O evento tem apoio da Prefeitura Municipal e ocorrerá às 9h30 no Mercado do Artesão. Alagoinhas é o município baiano que mais recentemente aderiu ao ProgramaA TARDEEducação, do Grupo A TARDE, do qual fazem parte atualmente, tendo assinado contrato, municípios como Salvador, Madre de Deus, Juazeiro, Candeias, Luís Eduardo Magalhães, Cachoeira, Itaberaba, São Francisco do Conde, Santo Estêvão e Boa Vista do Tupim, entre outros. Com 26 anos de história, o A TARDE Educação conta com reconhecimento nacional e internacional por formar leitores e cidadãos de opinião crítica, contemplando milhares de alunos e professores das redes estadual e municipais.

Comércio esportivo tem volta do karatê

A arte de lutar com as "mãos vazias", popularizada mundialmente como karatê-do, terá seu momento de retorno ao modo presencial, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, com a realização de um campeonato com apoio das confederações mundial e brasileira.

Os caratecas, como são conhecidos os adeptos deste esporte olímpico, são especializados na modalidade shotokan e devem ser filiados à federação para participarem da competição em setembro como parte do movimento da volta do convívio entre os atletas.

A vontade de atacar e defender será proporcional à energia sublimada em dois anos de ausência dos tatames, locais onde se praticam as lutas, com a atração de visitantes de várias regiões baianas, ajudando a movimentar o comércio de artigos esportivos, um dos mais impactados com a suspensão das atividades.

São diversas academias e federações esperadas para inscrição na disputa, aguardada com a devida ansiedade, em razão da expectativa crescente diante das incertezas geradas pela pandemia.

Os caracatecas, distribuídos nos gêneros masculino e feminino, vão participar de competições chamadas kata, em movimentos de uma luta imaginária, e kumite, combate físico propriamente dito com o contato entre os praticantes.

Os organizadores lauro-freitenses anunciaram também a realização de competições entre crianças de 3 a 5 anos, na categoria nomeada “Pega Bolinhas”, além de valorizar os atletas veteranos até o limite de 80 anos, chamados “masters”.

Criada pelo atual presidente, Ricardo Cabral, a Federação de Karatê Shotokan da Bahia já aceita inscrições, no valor de R$ 80, por meio do envio de recibo para o email: [email protected]

“A retórica incendiária baseada em desinformação viola o direito e produz efeitos sociais extremamente nocivos (...) colocando instituições e pessoas em rota de colisão, e atraído a perspectiva de violência”

Caratecas devem ser filiados à federação para participarem da competição em setembro
Caratecas devem ser filiados à federação para participarem da competição em setembro | Foto: Divulgação / Pexels

Enecult faz 18 anos

O Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult) chega à maioridade, com a participação de mil profissionais e pesquisadores, de hoje até sexta, distribuindo as atividades em presenciais ou pela internet. A histórica edição dos 18 anos terá como principal sede a Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia, berço do Enecult, com a criação do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade. Também está prevista transmissão pelo canal do You Tube do encontro, além de sessões presenciais no Cinema do Museu e no Palacete das Artes, no bairro da Graça. Com o tema “Os novos desafios para o trabalhador da cultura”, a mesa de abertura será as 10h, no auditório da Facom, com a participação de Liliana Segnini, Gustavo Portella e Carmen Lima.

Proteção à infância

O projeto ‘A Escola no Combate ao Trabalho Infantil’, organizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) com o objetivo de ampliar o debate sobre o tema, teve culminância ontem em Juazeiro, com a entrega dos prêmios aos primeiros colocados.

Luta indígena

O 1º Seminário Regional de Luta dos Povos Indígenas promove hoje reflexões sobre a necessidade de reconhecimento e fortalecimento dos seus direitos. Organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), do Instituto Federal Baiano/Teixeira de Freitas, o evento será transmitido no youtube.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco