Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Miriam Hermes e Redação | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado quinta-feira, 09 de dezembro de 2021 às 6:01 h | Autor:

Convênio trará novo centro esportivo

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

A criação de escolas de iniciação esportiva em atletismo, basquete, futsal, vôlei, handebol, futevôlei e vôlei de praia seria um presente de ano novo para as comunidades do Calabar, Alto das Pombas e São Lázaro, caso dê certo o plano de um acordo entre Governo do Estado, Universidade Federal da Bahia e Federação Bahiana de Atletismo.

O acordo tripartite acontece em meio à promessa de recuperação do centro esportivo da Ufba, situado em Ondina, na subida para São Lázaro, em local privilegiado sob todos os aspectos.

De acordo com dados divulgados pela assessoria da Ufba, está prevista a implementação de um novo piso sintético emborrachado e a construção de vestiários, além de colocação de outros equipamentos para a prática de atletismo.

- Este convênio é muito importante para o esporte baiano, em particular os praticantes de atletismo em Salvador, pois ganharemos um equipamento de primeiro padrão, que é inexistente em nossa cidade, no momento, afirmou o coordenador do projeto, Mario Sergio Nascimento Silva.

A falta de equipamentos já começa a acompanhar também a escassez de espaços para prática de esportes na cidade, restando a saída para a natação, utilizando-se a faixa litorânea, ou os locais ainda disponíveis para o futebol, além do ciclismo, com o crescimento das faixas reservadas aos adeptos do guidom.

O convênio vai permitir a implantação de projetos e programas tendo o Centro Esportivo como campo de pesquisa, envolvendo estudantes do curso de educação física com a presença de grupos do esporte universitário para desenvolver os treinamentos das equipes representantes da Ufba em competições locais, regionais e nacionais.

O presidente nada mais fez do que conspirar contra a própria lei que ele tinha promulgado [com um plano de combate à pandemia]. E isso ele fez promovendo aglomerações, com o risco de contaminação

Miguel Reale Jr., jurista, ao entregar ontem mais um pedido de impeachment contra o presidente Bolsonaro

Dia dos Direitos Humanos

O Dia Internacional dos Direitos Humanos será comemorado amanhã às 15 horas na Câmara Municipal, com a realização de uma audiência pública sobre "a resistência contra os ataques a democracia", por meio da plataforma do zoom, TV CAM (Canal 12.3) e redes sociais. Estão convidados representantes de entidades como o Movimento de População em Situação de Rua, a Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas, o Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia, e a Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen). A audiência é promovida pela Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia Makota Valdina, do Legislativo municipal, em parceria com o Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados da Universidade Federal da Bahia (Namir/Ufba).

Coleta e reciclagem

Coleta seletiva municipal e a inclusão de cooperativas de resíduos sólidos recicláveis é tema do webinário promovido amanhã pela Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA), em comemoração aos dois anos de criação do Núcleo de Gestão Ambiental (Nugam). O evento acontece a partir das 18h30, através da plataforma Google Meet.

POUCAS & BOAS

Começa hoje no Centro de Convenções da Praia do Forte o Fórum de Oportunidades do Comércio de Mata de São João. Com início às 9h, o evento vai reunir comerciantes, produtores rurais, prestadores de serviços e representantes de grandes e médios empreendimentos do município, visando integrar diversos elos da cadeia produtiva local. Além de debates e rodadas de negócios, cerca de 20 empreendedores estarão expondo produtos e serviços.

Na praia de Tiririca, em Itacaré, começa hoje, com a categoria Amadores do Circuito Baiano, a programação dos grandes eventos do surf que prosseguem até dia 23 de dezembro. A realização é da Confederação baiana e da Federação Brasileira de Surf, em parceria com a Associação de Surf de Itacaré (Asi) e a prefeitura local.

O Sarau: Poetas viscerais recitando na boca da noite, é a atração hoje da 2ª Festa Literária de Santo Estevão (Flise), partir das 19h no Centro de Eventos Tereza Maria Silva. Com programação presencial a festa literária foi aberta dia 06 com encerramento previsto para amanhã e faz alusão ao centenário da cidade comemorado este ano.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco