Craque cidadão se faz no Vale das Pedrinhas
Coluna Tempo Presente desta terça-feira, 16

O projeto social “Formando Craque Cidadão”, sediado no Vale das Pedrinhas, vai entrar 2026 na certeza de comemorar 20 anos de funcionamento ininterrupto ajudando a formação de crianças e adolescentes para o mercado do futebol.
Distribuído em turmas das diversas categorias de base, a partir de seis anos de idade, o projeto é desenvolvido na “Nova Arena Beira-Rio”, um campo situado atrás do Multicentro de saúde e da escola municipal do bairro.
Consciente da importância de ocupar um vácuo no acolhimento das crianças, o coordenador Edmilson Brito começa o vigésimo ano da agremiação com todas as categorias organizadas, do infantil ao Sub-20.
A expectativa é a de continuar aproveitando novos talentos, como ocorreu com o volante Herbert Christian, hoje ganhando a vida com o futebol, atuando no Souza, da Paraíba; mas já houve caso de não conseguir salvar crianças do destino de serem mortas.
Como desafio, Edmilson Brito cita o fato de o noticiário habitualmente produzir conteúdos relacionados a crimes na região, enquanto desenvolve em silêncio seu projeto de evitar a aproximação das crianças com o crime.
O “Formando Craque Cidadão” tem conquistado títulos em competições organizadas por ligas de outros bairros, além de manter contato com “olheiros” de Vitória e Bahia, tendo visitado o CT Evaristo de Macedo recentemente.
Organização sem fins lucrativos, o projeto sobrevive de rifas e doações, atraindo a atenção de gestores de seitas pentecostais; donos de lanchonetes, mercearias e empresas de mobilidade também estão entre os “conselheiros”.
Ilha da reciclagem
A gestão do Village Itaparica promoveu, no último encontro de 2025, uma capacitação voltada a agentes de reciclagem, reforçando a proteção ambiental e a geração de renda. Com foco em agregar valor ao material reciclado, a iniciativa abordou desde a separação correta de resíduos até a qualificação dos processos de triagem. Para os participantes, o impacto ultrapassa a técnica e alcança a inclusão social e o sentimento de pertencimento.
“Esses encontros ajudam a gente a trabalhar melhor, mas o bom mesmo é que a gente se sente lembrado, valorizado”, afirma um dos “alunos” mais aplicados, Manoel Dionísio.
POUCAS & BOAS
A votação popular para o concurso Ruas Brilhantes de Casa Nova está aberta até as 20h do dia 28 de dezembro, sendo 100% online. Cada cidadão tem direito a um voto, que deve ser registrado nas redes sociais da prefeitura e da Associação Comercial e Empresarial de Casa Nova (Acec), responsáveis pela organização do projeto. A iniciativa visa à criação de um ambiente festivo, iluminado e colorido para as comemorações de final de ano. Natal É Aqui, Encantos Natalinos e Avenida Magia são projetos que estão concorrendo junto com Natal da Rua Cutia e Rua da Magia de Natal.
No oeste baiano ainda repercute a participação de produtores rurais da região e membros da diretoria da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) da comitiva brasileira que esteve em visita técnica a Angola, na África, coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (Mapa). A viagem focou novas oportunidades de investimento e ampliação dos conhecimentos sobre o país africano, que tem, em andamento com os brasileiros, o Programa de Investimento Produtivo Agropecuário Brasil-Angola.
Dois projetos desenvolvidos no Centro Multidisciplinar da Ufob, no município de Barra, foram premiados para receber bolsas de R$ 25 mil cada um para a execução. Uso de bioestimulantes Fulland e Stayflex em cebola cultivada sob condições salinas e Uso dos bioestimulantes Humicbor e Vitakelp na produção e qualidade pós-colheita de uva BRS Vitória foram contemplados na edição 2025 do Work&Play, ação da empresa Satis para o estímulo a pesquisas de campo.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
