Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado Wednesday, 03 de August de 2022 às 0:30 h | Autor:

Cursos vão incentivar novos desenhistas

Aulas vão complementar a capacidade na construção de HQ para adolescentes e adultos

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Matrículas para a capacitação começa neste sábado, 6
Matrículas para a capacitação começa neste sábado, 6 -

O Museu Carlos Costa Pinto, no Corredor da Vitória, e a Aliança Francesa, ali pertinho, na Ladeira da Barra, vão promover cursos de desenho e de construção de histórias em quadrinhos, as conhecidas HQ.

As aulas de desenho e processos criativos, destinadas a crianças de 8 a 12 anos, vão complementar a capacidade na construção de HQ para adolescentes e adultos, os maiorzinhos com chance de realizar o sonho de dar vida a seus personagens.

As inscrições são aceitas, tanto pelo telefone (71) 99305-9093 como no instagram @oficinahq ou por endereço eletrônico [email protected], mas é bom não demorar muito a pedir matrícula porque a capacitação já começa neste sábado, 6.

A oficina de Desenho e Processos Criativos inclui a abordagem de técnicas para produção de personagens, atividade coletiva na produção de quadrinhos e contatos a partir de experimentações de temas, materiais e visita ao acervo do Museu Carlos Costa Pinto.

A iniciativa dá sequência a um leque de experimentações anteriores, com abordagens temáticas originadas de aspectos considerados “fictícios”, embora seja este um tema polêmico, quando se confronta com uma suposta “realidade”.

Além das atividades propostas para a construção de personagens, está previsto o ensino de perfis de desenho, roteiro, e as chamadas “storyboard” e “storyline”, levando em conta a simbologia das cores e a jornada do herói inventado.

A Ação Cultural @OficinaHQ, é comandada pelo artista visual Wilton Bernardo, com a experiência de 20 anos de atividades neste tipo de linguagem, tendo a parceria de Isadora Sabar, ambos graduados pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Prêmio de Educação Fiscal

A edição 2022 do Prêmio de Educação Fiscal abriu inscrições para projetos com foco na importância social do tributos. Poderão participar órgãos públicos e entidades privadas, escolas e universidades, jornalistas e profissionais de tecnologia dedicados a projetos de persuasão do chamado contribuinte.

– O trabalho visa conscientizar as pessoas sobre a necessidade do exercício da cidadania, acompanhando o ingresso das receitas e o seu retorno para a sociedade, através de serviços públicos de qualidade, caracterizando assim o verdadeiro controle social – defende o presidente do Instituto de Auditores Fiscais (IAF), Marcos Carneiro.

As inscrições são aceitas até o dia 31 de outubro, por meio de formulário disponível no site premioiafeducacaofiscal.org.br.

POUCAS & BOAS

- O VI Congresso Brasileiro de Reflorestamento Ambiental (CBRA) começa hoje no auditório da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) com o tema “Potencialização Florestal – Tecnologias, estratégias e experiências para uma restauração florestal sustentável”. A programação, que prossegue até esta sexta-feira, é organizada pela Associação Baiana de Empresas de Base Florestal (ABAF), o Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (CEDAGRO/ES) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

- O documentário ‘Lauro de Freitas 60 anos’ começa a ser exibido hoje no cinema do Parque Shopping para estudantes da rede municipal de ensino. Produzido para relatar a história do desenvolvimento municipal com depoimentos de diversos personagens, o material traz temas relevantes para a educação local. Em exibição para os alunos em três sessões diárias até sexta-feira, o documentário será posteriormente disponibilizado no canal da prefeitura no YouTube.

- A 12ª edição do ‘Festival Vozes na Chapada’ começa hoje, em Mucugê, com o programa Coral na Escola, a partir das 16h30 no Colégio Estadual Horácio de Matos. O evento, que deixou de acontecer nos últimos dois anos por causa da pandemia, reúne coros de diversos estados com a proposta de promover a integração e divulgação do complexo histórico-geológico do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD). A programação prossegue até sábado e termina com uma confraternização dos corais na Praça dos Garimpeiros, com show musical.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco