Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 03 de dezembro de 2025 às 6:14 h | Autor:

Defensoria Pública comemora 40 anos

Confira a coluna Tempo Presente desta quarta-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Uma das consequências diretamente vinculadas à vitória do movimento pela redemocratização do Brasil, a Defensoria Pública do Estado da Bahia canta parabéns de 40 anos, em programação para hoje e amanhã.

A comemoração será aberta hoje à noite, com o encontro de membros da instituição, junto a convidados e representantes de outros órgãos públicos e da sociedade civil.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Criada como forma de o Estado oferecer assistência jurídica gratuita a pessoas sem condições financeiras de contratar um advogado, a Defensoria vem ampliando sua estrutura ao longo das suas quatro décadas.

A meta é garantir acesso aos trâmites do Poder Judiciário, mas para alcançar o objetivo torna-se necessária a presença de defensoras e defensores em contingente proporcional à demanda da cidadania.

–Estamos celebrando quatro décadas dedicadas à garantia de direitos, ao enfrentamento das desigualdades e ao cuidado com quem mais precisa do Estado – afirma a defensora pública-geral Camila Canário.

Segundo Camila, “a Defensoria Pública da Bahia é, antes de tudo, uma instituição que transforma vidas, assegura dignidade e abre portas para milhões de cidadãos”.

Para a defensora pública-geral, “olhar para essa trajetória de quatro décadas é compreender a importância do nosso papel e a responsabilidade dos próximos anos”.

Os debates dos dois dias de programação terão a presença da socióloga Jacqueline Sinhoretto, do secretário de Justiça e Direitos Humanos Felipe Freitas, da juíza Liana Dumet, do jurista Aury Lopes Jr. e da pesquisadora Gabriella Pereira.

Alexandre de Moraes, ministro do STF, durante discurso no 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário

Simpósio sobre mulheres

O XXI Simpósio Baiano de Pesquisadoras sobre Mulher destaca o relançamento do e-book sobre violência de gênero, avanços na Ouvidoria da Mulher da Ufba e o retorno da professora Cecília Sardenberg. Iniciado na última segunda-feira, o encontro segue até hoje reunindo autoras e orientadoras de pesquisas sobre gênero e sexualidade. Sardenberg, fundadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Mulher (Neim), abriu os trabalhos com palestra sobre redes feministas. O e-book organizado por Darlane Andrade e Suzana Costa, com 115 páginas, orienta psicólogas no atendimento a mulheres em situação de violência.

POUCAS & BOAS

  • A 1ª Feira Literária de Itajuípe (Flijuípe) será aberta hoje, às 8h30 com a Micaretinha, seguida da conferência de abertura, no Centro de Canoagem da cidade. Com a temática ‘Guardiões da Palavra: Narrativas de Ontem, Vozes do Amanhã!’, o evento tem vasta e diversificada programação até sexta-feira. Entre os destaques de hoje, a mesa ‘Itajuípe: entre histórias e memórias...’, vai celebrar as raízes e fortalecer o orgulho de pertencimento dos seus moradores, com início às 20h. Na sequência tem show musical com Michael Roseno & Gig Cacau Chip.
  • O Natal Iluminado de Senhor do Bonfim tem nesta quarta-feira a apresentação do Grupo Geração Eleita com música e teatro, a partir das 19h. A programação cultural da semana começou ontem no palco da Praça Nova do Congresso e amanhã terá Serenata ACLASB com música e poesia, no mesmo horário. Para criar o clima festivo, a praça está ornamentada com a temática do Natal.
  • A Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil homenageou na segunda-feira o presidente do Grupo Prima, Rubén Escartín, como Personalidade Espanhola do Ano no Brasil. Ele fundou a empresa em Salvador em 2005 com sócios espanhóis, e em duas décadas já deixou marcas do seu trabalho na cidade como o Hotel Fasano Salvador (no antigo prédio de A TARDE), posicionado entre os 20 melhores do Brasil. Em Baixio (Esplanada) no Litoral Norte, o grupo impulsiona um novo destino turístico-imobiliário de padrão internacional e atua com o Instituto VOAR em apoio ao desenvolvimento da comunidade.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco