Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Tempo Presente*

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 20 de fevereiro de 2018 às 8:10 h | Autor:

Descaso com a casa do poeta

Faltando menos de um mês (a data é 14/3) para o aniversário de 171 anos de nascimento do poeta Castro Alves, o casarão do século 18 situado no Parque Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, que lhe serviu de morada, continua destruído e sem sinais de ações de recuperação após o incêndio ocorrido em 2013.

O cenário é de abandono, com acúmulo de mato e entulhos no terreno, teto aberto sem proteção para chuva e muito lixo espalhado. Segundo a Associação Renovação do Engenho Velho de Brotas, que mais uma vez denuncia a triste situação de descaso, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) diz que a obra prossegue em fase de licitação.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

– É um absurdo porque cinco anos já se passaram, o seguro foi pago, mas a reforma não acontece, e ninguém cobra. Não se respeita a história do nosso país – lamenta Jailton Ribeiro, presidente da associação.

Até o incêndio de 2013, o casarão abrigava a Secretaria Municipal de Educação de Salvador. Embora estivesse cedido ao município na ocasião, o solar é de propriedade do governo do estado. O imóvel foi tombado pelo Iphan em 1941.

Top3 do MP

Três promotores obtiveram classificação em eleição realizada nesta segunda, 19, para novo procurador-geral de justiça que chefiará o Ministério Público do Estado da Bahia no biênio 2018-2020. O governador. Rui Costa vai escolher entre Pedro Maia, Ediene Lousado e Alexandre Cruz. Dos votos computados, Maia teve a maior votação; Ediene ficou em segundo; e Cruz, em terceiro.

O procurador de justiça Aurisvaldo Sampaio ficou fora dos Top3.

O governo não precisa se desculpar por não aprovar a reforma da Previdência. O governo está fazendo sua parte

Quem está em guerra como nós estamos, tem de estar o tempo todo mobilizado pra luta

Carnaval sem fim

O empresário lojista do ramo de farmácia Rogério Câncio tomou um susto ao chegar para abrir seu estabelecimento, situado na rua Coqueiro da Piedade.

Isso foi antes de o Carnaval começar: encontrou uma daquelas estruturas onde os PMs ficam fiscalizando o movimento.

– O Carnaval terminou tem quase uma semana, e o minimódulo continua no mesmo lugar, empatando meus clientes, a maioria de idosos, que agora têm de subir uma escada, além de tampar a vista da minha farmácia.

Em tempo: 35 anos de farmácia no local e Câncio nunca foi assaltado. A primeira tentativa foi justamente agora, que a PM estava lá para protegê-lo com tanta presteza. Foi o segurança particular que o salvou.

Tiro no pé

A baiana Alice Portugal, que liderou o PCdoB na Câmara dos Deputados em 2017, passou o bastão ontem para Orlando Silva (SP). A transferência de liderança foi feita no mesmo dia em que o decreto de intervenção federal no Rio de Janeiro tomou conta da Câmara dos Deputados e dividiu até a oposição. O PCdoB fechou contra a ação e Alice Portugal, que estava em Plenário com uma bota ortopédica como resultado de um chute em um paralelepípedo que lhe custou a unha do dedinho, riu ao ser questionada “se não seria um tiro no pé” do governo de Michel Temer caso a intervenção não dê resultados rápidos.

– Claro, já foi um tiro no Pezão – respondeu a parlamentar, em referência ao governador do Rio de Janeiro.

– Eu não podia perder a piada – concluiu.

POUCAS & BOAS

A pendenga entre a prefeitura de Salvador e o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) para pagamento de direitos autorais a artistas ainda não teve desfecho. O Ecad recebeu e está analisando proposta do poder municipal para pagar os valores devidos pelo Carnaval de 2018. A entidade protege direitos autorais de compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos que têm suas músicas tocadas publicamente.

Termina nesta terça o prazo de inscrições para o segundo exame de seleção de candidatos para estágio de nível superior de pós-graduação em direito da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE). As inscrições são gratuitas e feitas pelo site do Instituto Euvaldo Lodi (www.ielestagio.org.br).

* Mariana Carneiro, Paulo Leandro e Juliana Dias

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco