Desfile do Casal Noel ilumina Rio Vermelho
Coluna Tempo Presente desta terça-feira

Papai Noel não apenas arrumou uma “cara-metade” (a Mamãe Noel) como fez regime e vai desfilar a céu aberto no Projeto Luzes do Natal, programado para o Rio Vermelho, sábado, dia 13, a partir das 18h, com concentração no Largo de Santana.
O “Projeto Luzes do Natal do Rio Vermelho”, realizado desde 2018, mistura a vocação baiana para a festa de rua com os símbolos do Natal, sugerindo ao casal Noel estacionar suas renas para evitar o tédio dos “amigos-secretos”.
A professora Maria José Góes, uma das coordenadoras, junto ao vizinho Jorge Silva, apresenta Clarindo Silva no papel de Noel, enquanto Aninha Ramos vai emprestar sua graça e bom humor à personagem feminina materna do Polo Norte.
O trabalho desenvolvido pela docente ganhou a adesão dos colégios estaduais Manoel Devoto, Alfredo Magalhães e Euricles de Matos; e das escolas da rede municipal Hercília Moreira e Osvaldo Cruz.
– Confirmamos a presença do coral Anjos da Ondina e de uma fanfarra de Simões Filho – anuncia a professora Maria José Góes.
Contando com apoio de jornalistas como Carmela Talento e Lício Ferreira, o projeto tem a presença invisível, porém possível de perceber, do saudoso Jorginho Ramos com suas habituais troças e brincadeiras.
O bom humor segue com a mistura de culturas, verificando-se a Carreta Furacão, veículo similar ao trio elétrico, pronto para iluminar as ruas do bairro turístico-boêmio na noite de sábado.
Também ficaram os “maquinistas” da alegria de levarem aos trilhos do inusitado festejo baiano de Natal, o “Trenzinho da Península”, com suas atrações itapagipanas e bandas de sopro do Rio Vermelho mesmo e outros bairros.
Meio ambiente para crianças
O psicólogo, educador e ambientalista Thiago Siqueira lança o livro infantil Mistério no Mar de Itapuã, pela Solisluna Editora, com sessão de autógrafos, próximo sábado, às 16h, no hotel Villa da Praia, na Pedra do Sal. Ao vir à lume, a publicação serve de marco de continuidade ao projeto de vida de Thiago Siqueira, 20 anos, depois de indignar-se com a morte de uma jubarte fêmea de 12 metros de comprimento e 15 toneladas, no Jardim de Alá. O episódio mobilizou o escritor, a ponto de fazer a escolha originária pelo ativismo ambiental, construído em uma série de experiências reunidas no projeto Jogue Limpo com Nossas Praias.
POUCAS & BOAS
Em Alagoinhas, termina, hoje, o período de convocação para seleção de projetos que terão apoio financeiro para apresentações de corais durante a programação do Natal. Os recursos foram viabilizados pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. As apresentações estão previstas para acontecer entre 19 e 23 de dezembro através das janelas do prédio da prefeitura. Os interessados devem fazer as inscrições na Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo (Secet).
A Roça da prefeitura de Casa Nova recebe, hoje, o Dia de Campo, com especialistas da Embrapa. Eles abordam, especialmente, detalhes sobre o manejo de melão e melancia irrigados. Com início às 8h40, o evento é voltado para agricultores, técnicos e estudantes interessados em aprimorar os conhecimentos e ampliar a produtividade com eficiência e sustentabilidade. A organização é da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, em parceria com a Embrapa Semiárido e a Axia Energia.
A 4ª edição da Vila Solidária começa, hoje, em Senhor do Bonfim, mobilizando a população para uma grande corrente do bem, com a finalidade de arrecadar donativos que vão de brinquedos a materiais de higiene, que serão distribuídos entre famílias em situação de vulnerabilidade social. A Vila Solidária é um espaço de acolhimento onde as pessoas escolherão gratuitamente itens de utilidade pessoal doados pela população. A organização é resultado da parceria entre Secretaria Municipal de Assistência Social e o Corpo de Bombeiros.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
