Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes | [email protected]

ACERVO DA COLUNA
Publicado sexta-feira, 06 de maio de 2022 às 6:00 h | Autor:

Diploma valoriza fé afro-baiana

Solenidade em São Francisco do Conde é realizada há seis anos e valoriza os credos de matrizes africanas

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Ação afirmativa em São Francisco do Conde estende-se  a outros municípios, como Candeias e Madre de Deus
Ação afirmativa em São Francisco do Conde estende-se a outros municípios, como Candeias e Madre de Deus -

Valorizar o legado ancestral do culto de origem afro-brasileira e celebrar a laicidade do Estado brasileiro, prevista pela Constituição, são os objetivos da outorga de títulos de doutor honoris causa por parte da Ordem dos Capelães do Brasil, sábado, dia 7, em São Francisco do Conde, no Recôncavo.

Segundo Patrícia Pinheiro, integrante do comitê responsável pela seleção e convocatória dos agraciados, a cerimônia é um reconhecimento ao trabalho de cidadãos comprometidos com a defesa dos fundamentos da resistência pela liberdade de credo. A solenidade ocorre há seis anos, no dia 13 de maio, dedicado aos credos de matrizes africanas no calendário municipal de São Francisco do Conde, cidade histórica pela localização como primeira parada de organização dos guerreiros nativos ao vencerem os portugueses pela independência do Brasil.

– O título honorífico vem outorgando várias personalidades, servindo de referência de práticas virtuosas pautadas no respeito visando ao melhor convívio– afirmou Patrícia Pinheiro.

A legitimidade da organizadora do encontro tem respaldo por ser coordenadora da seção baiana da União Nacional das ekedis, yarobás, ajoiés, cambonas e makotas (Undeke), formada por ocupantes de cargos femininos na hierarquia do candomblé.

Outros locais – A ação afirmativa em São Francisco do Conde estende-se a outros municípios, como Candeias e Madre de Deus, totalizando 50 outorgados com o título de doutor honoris causa, traduzido em português para “por causa da honra”. O certificado vem sendo expediente largamente utilizado pelas universidades como forma de homenagear profissionais, autoridades e mestres do saber cuja contribuição não pode ser contestada.

Pesquisa de preços

Os consumidores baianos contam com um aliado na pesquisa de preços para o Dia das Mães sem precisar sair de casa. Por meio do aplicativo Preço da Hora Bahia, que toma por base as informações extraídas das notas fiscais eletrônicas armazenadas na Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), é possível levantar os melhores preços de mais de 500 mil produtos à venda no var ejo baiano, como opções de presentes para as mães, ou ainda os ingredientes para preparar o almoço especial do próximo domingo. Uma busca feita no aplicativo disponível para Android e IOS, ou no site precodahora.ba.gov.br, permite verificar os preços dos produtos desejados nos estabelecimentos mais próximos em um raio de até 30 Km.

Concurso público para hino

A Prefeitura Municipal de Boa Vista do Tupim prorrogou até o dia 13 de maio as inscrições do Concurso Público para a composição musical que instituirá o Hino Oficial do Município. As inscrições - com entrega da documentação indicada no Edital nº 001/2022 para homologação - podem ocorrer de modo presencial, das 8h às 12h e das 14h às 17h, ou serem remetidas à Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), pelos Correios, através do endereço Praça Ruy Barbosa, nº 252 – Centro, Boa Vista do Tupim – Bahia, CEP: 46.850-000. A composição do hino poderá alcançar a premiação de R$ 5 mil.

Considerando que o município representa o local onde efetivamente os cidadãos residem e desenvolvem com habitualidade suas práticas sociais, é significativa a importância de se criar meios simbólicos que possibilitem o exercício da identidade municipal, destaca a prefeitura. Para mais informações e acesso ao edital: www.boavistadotupim.ba.gov.br.

Projetos sociais

A Braskem lançou edital de R$ 1 milhão para seleção de projetos sociais com o objetivo de incentivar o desenvolvimento local e sustentável, ao estimular ações de acesso à educação. A promoção da inovação e do empreendedorismo na região metropolitana de Salvador vai acolher ações voltadas para os municípios de Camaçari, Dias D’Ávila, Candeias, Simões Filho, além da primeira capital.

– Esse edital atualiza a política de Responsabilidade Social da empresa e busca apoiar projetos relevantes para as comunidades - afirma a gerente de Relações Institucionais na Bahia, Magnólia Borges.

O edital Projetos que Transformam inclui uma capacitação prévia visando a elaboração do planejamento, com inscrições abertas até dia 23 para o treinamento.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco