Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado quarta-feira, 24 de agosto de 2022 às 0:30 h | Autor:

Direito de não ter lado

Neto tem se irritado quando questionado sobre seu lado na corrida presidencial

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Ex-prefeito disse que pretende dialogar com qualquer um dos candidatos a presidente da república que vença a disputa
Ex-prefeito disse que pretende dialogar com qualquer um dos candidatos a presidente da república que vença a disputa -

Acm Neto, ex-prefeito de Salvador, concedeu entrevista na última terça-feira, 23, à Rádio Band FM e afirmou que pretende dialogar com qualquer um dos candidatos a presidente da república que vença a disputa eleitoral. “Após a eleição (de 2012), eu construí as pontes, tanto com Jaques Wagner quanto Rui Costa. O maior exemplo disso é o enfrentamento da pandemia quando a prefeitura e o governo do estado trabalharam conjuntamente e conseguiram salvar muitas vidas. Tenho o direito de não fechar meu palanque e mais do que isso, tenho a convicção de que isso é melhor para a Bahia e para os baianos”, afirmou Neto, ao vivo.

Nos bastidores, entretanto, Acm Neto tem se irritado quando questionado sobre seu lado na corrida presidencial. Numa visita ao interior no último final de semana, o ex-prefeito teria sido surpreendido por um deputado, ouvido por A TARDE sob condição de anonimato, ao dizer que “o eleitor da Bahia precisa aceitar que tenho o direito de não ter candidato, tenho o direito de anular meu voto a presidente ou de votar em branco”. A Tarde tentou, sem sucesso, confirmar a versão do candidato, e permanece à disposição de sua assessoria para prestar esclarecimentos.

Academia de Letras incentiva arte poética

A Academia de Letras da Bahia (ALB) promove o 1º. Ciclo de Poesias da instituição, com sete apresentações, em ambiente digital, a começar amanhã, para registrar devidamente os ‘110 anos do romancista Jorge Amado’.

O professor doutor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e articulista de A TARDE, Gildeci de Oliveira Leite, é o convidado para a comunicação “A poesia de Tenda dos milagres: axé, catolicismo popular e diversão”.

Sócio do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), professor Gildeci Leite também é escritor e organizador das atividades de estudos amadianos, além de protagonizar série extensa de realizações na condição de intelectual atuante.

O recital compõe-se da leitura de fragmentos das obras, com a participação de Wesley Correia, José Inácio Vieira de Melo e Raquel Rocha, além de Dona Salvadora, acompanhada ao violão por Amadeu Alves e Allef Baiano.

Repertório etnográfico - Cantora, compositora e sambadeira, Dona Salvadora traz canções de seu repertório com as peculiares e autênticas performances de suas interpretações de músicas tradicionais, com viés etnográfico, revelando a importância da louvação das referências baianas.

O 1º Ciclo de Poesia da Academia de Letras da Bahia (ALB) terá como base a construção de um calendário comemorativo, a partir de datas significativas relacionadas a escritores e publicação de obras.

Coordenado pela acadêmica Heloísa Prazeres, o trabalho tem apoio do Governo do Estado, em parceria com o Fundo da Cultura, Ministério da Fazenda e Ministério da Cultura.

Mutirão de Educação

O Mutirão de Educação do AGIR-LS reúne desde ontem secretários e técnicos municipais no auditório da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, para uma formação presencial.

O evento termina hoje com oficinas voltadas principalmente para orientações sobre a organização necessária para atender as condicionantes do novo Fundeb.

A promoção é do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecamp Nordeste).

O evento termina hoje e conta com parceria entre a Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) e Uesc, através do Fórum de Secretários de Educação (Forsec).

Diálogos territoriais

Em Barreiras acontece hoje o encontro Diálogos Territoriais a partir das 9h no auditório da Câmara de Vereadores. O evento servirá de base para a discussão sobre o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente da Bahia, com organização do Conselho Estadual voltado para este público e da Secretaria estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHS).

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco