Exposição comemora Dia do Petróleo e Gás
Confria a coluna Tempo Presente
O Dia do Petróleo e Gás, comemorado amanhã, terá visita guiada para os visitantes do Museu Geológico da Bahia, situado no Corredor da Vitória, já no caminho de chegar no Largo da Graça.
Uma exposição dedicada à energia distribuída em automóveis, lares e indústrias será franqueada ao grande público, das 13 às 17 horas.
Dada a importância da energia, o tema mereceu a tarja de prioridade nas reuniões de planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a qual o Museu Geológico da Bahia está subordinado.
– O museu é um equipamento completo. Oferece conhecimento e desenvolve projetos nas áreas científica, educacional e sociocultural. A visita guiada à exposição é um convite especial a mergulhar na história e riquezas do acervo do museu – convida o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida.
A exposição consiste em compartilhar aspectos da história do petróleo no Brasil, com especial atenção para a Bahia e as contribuições de Manoel Ignácio Bastos, Oscar Cordeiro e Monteiro Lobato.
Resultado de uma parceria entre equipes de servidores públicos do museu e da Petrobras, o trabalho aborda a descoberta do primeiro poço de petróleo, em 1939, em Lobato, na Bahia, seus derivados, as plataformas e os níveis de operação.
O museu está prestes a comemorar seu primeiro cinquentenário, com mais de 20 mil peças e destaque para o maior meteorito em massa recuperada no Brasil, o famoso Bendegó.
O espaço aceita o agendamento de visitas para grupos acima de 15 pessoas, basta marcar data e horário por meio de uma simples ligação para o (71) 3115-7971 ou solicitação via e-mail: [email protected]
Escanometria no SUS
A oferta de serviços especializados de saúde, como prevê a Constituição, precisa chegar a todos, como se pode verificar no exame chamado “escanometria”, antes somente acessível na Bahia na iniciativa privada. Agora, o procedimento, tipo um raio-x digitalizado, pode ser solicitado via SUS, bastando a requisição do paciente. Disponível no Hospital Ortopédico da Bahia, com atendimento 100% público, a escanometria ajuda a identificar problemas com antecedência, como deformidades e lesões traumáticas, contribuindo na preparação e acompanhamento de tratamentos cirúrgicos e clínicos de ossos e articulações.