Felipe Freitas avalia maior plantão do País
Confira a coluna Tempo Presente deste sábado

O reconhecimento do trabalho da Bahia na promoção dos direitos humanos em festas populares decorre do caráter inovador da iniciativa e da dimensão alcançada pela gestão pública.
A avaliação é do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, ao abordar o Plantão Integrado dos Direitos Humanos, promovido pela SJDH, como a maior estratégia de defesa de direitos em grandes eventos realizados de Norte a Sul do País.
Segundo Felipe Freitas, as múltiplas ações envolvem mais de 200 profissionais e 40 instituições de todas as esferas, articuladas para garantir um Carnaval de paz e respeito aos direitos.
Além disso, de acordo com o secretário de Justiça e Direitos Humanos, as ações se estendem aos eventos populares como um todo, tanto na capital quanto no interior, e não apenas ao Carnaval.
– Isso é muito relevante e chama a atenção, inclusive internacionalmente – afirma Felipe Freitas.
Zelo com o trabalhador – Para ele, não é comum que, em eventos de massa, os governos se preocupem de forma tão estruturada com o enfrentamento das desigualdades e com a proteção dos trabalhadores mais precarizados.
– Na Bahia, esses temas estão no centro da agenda, o que desperta o interesse de quem atua na área de direitos humanos – acrescentou.
Como demonstrativo, Ministério Público, Defensoria Pública e Poder Judiciário em ação no Estado ampliaram seu engajamento no recebimento de denúncias, nas campanhas de prevenção e nas medidas de apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade.
O feminicídio tem múltiplas causas. Essa cultura patriarcal é um elemento fundamental para essa violência do cotidiano. A arma de fogo só potencializa e aumenta o feminicídio
Pós-Carnaval em Paripe
O Pós-Carnaval em Paripe ganha tom mais plural com o Folias no Mercado, que ocupa por quatro dias o Mercado de Paripe, com encerramento na segunda.
A programação reúne pagode de mesa, partido-alto, arrocha e música baiana de trio, formando um mosaico de ritmos que brotam da produção cultural do Subúrbio.
Com acesso gratuito, o evento soma mais de 40 horas de shows e valoriza artistas locais, além de oferecer comidas regionais e produtos dos permissionários. Para equilibrar festa e vizinhança, o som vai do meio-dia às 20h — na segunda, a partir das 10h.
POUCAS & BOAS
- A comunidade quilombola do Remanso, na zona rural de Lençóis, vive hoje sua 1ª Feira Agroecológica, representando um momento histórico para a população local. Com início às 7h, o evento é um marco de resistência, identidade e sustentabilidade social e ambiental, destacando o compromisso com a valorização da cultura quilombola e da agricultura agroecológica. Com samba e o forró quilombola do Mestre Aurino, a praça São Francisco será animada para a confraternização entre produtores e consumidores.
- Em Teixeira de Freitas começa hoje o Rebanhão de Carnaval 2026, com organização do grupo da Renovação Carismática Católica (RCC). Até terça-feira pessoas de diferentes idades, ligadas a paróquias da diocese Teixeira de Freitas-Caravelas, estarão concentradas no Jacarandá Country Club. O retiro espiritual terá pregações, missas, momentos de animação, além de um show especial amanhã com Flávio Vitor Jr. e Padre Emanoel e Banda. No encerramento do encontro terá Santa Missa especial, seguida de Festival de Prêmios.
- Com cinco dias de festa, o Itaparica Folia 2026 tem hoje atrações musicais como Ah Chapa, Arroz Doce, Pegando no Tombo e Isaque Gomes, que se apresentam no palco montado na Praça da Quitanda. Moradores e visitantes terão ainda os eventos tradicionais com os blocos de trio, que devem circular por diversos bairros espalhando o clima carnavalesco por toda cidade. A programação dos blocos também acontece todos os dias nos circuitos Catarina Paraguaçu e Maria Felipa.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
