Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado sábado, 08 de julho de 2023 às 0:00 h | Autor:

Ferrovia motiva corredor logístico

Confira a coluna Tempo Presente deste sábado

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Confira a coluna Tempo Presente deste sábado
Confira a coluna Tempo Presente deste sábado -

O anúncio da conclusão da primeira etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), por parte do governo federal, mobilizou recursos da iniciativa privada para construção de um corredor logístico de integração.


Tendo por objetivo principal o incentivo às exportações de minério, o plano também vai beneficiar os negócios agrícolas, favorecendo o escoamento a custos mais razoáveis, das supersafras verificadas nas regiões produtoras da Bahia.

O total investido monta a R$ 20 bilhões nos projetos incluindo a Mina Pedra de Ferro, em operação no município de Caetité, no Sudoeste baiano, coincidindo com a sede da primeira estação da ferrovia.

O destino final, o Porto Sul, no município de Ilhéus, concluirá o trajeto de 537 quilômetros de extensão, favorecendo a solução logística integrada proposta pela empresa mineradora Bamin.

A animadora notícia relacionada à Fiol repercutiu também na busca de aprimoramento do trabalho qualificado de 50 fornecedores de municípios situados no entorno dos projetos de mineração e agro.

O Instituto Euvaldo Lodi, vinculado à Federação das Indústrias do Estado da Bahia, anunciou o plano de capacitação com a ideia principal de servir pequenos e médios empreendimentos situados ao longo da ferrovia.

Denominada Programa de Qualificação de Fornecedores, a iniciativa vai atuar na melhoria da rede de negócios, como forma de estimular as atividades econômicas e fortalecer o processo produtivo.

Entre os municípios beneficiados, além de Ilhéus, estão Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara, com previsão de acréscimos conforme o andamento das obras de conclusão da primeira etapa da Fiol.

“Falei com o presidente Bolsonaro que, na realidade, o que houve ali [crítica ao governador de SP, Tarcisio Freitas] merecia um trato mais carinhoso (...) O presidente disse que iria contornar a situação”

arthur lira,presidente da Câmara, sobre críticas de Bolsonaro ao governador de São Paulo em evento do PL

Jovens Embaixadores
Estão abertas até o dia 13 de agosto as inscrições para o programa Jovens Embaixadores, destinado a estudantes de 15 a 18 anos da rede estadual de ensino. A promoção é da embaixada e consulados dos Estados Unidos no Brasil, ao garantir atividades em duas semanas na terra do Tio Sam para os alunos do ensino médio selecionados, que precisam já ter experiência em iniciativas de empreendedorismo e impacto social. Para mais informações e inscrição, o caminho é o site www.jovensembaixadores.org.br, no qual se pode saber, por exemplo, o período do intercâmbio, entre 19 de janeiro e 3 de fevereiro de 2024.

POUCAS & BOAS

- O Laboratório de Informática do Espaço Educacional Conectar Mucugê será inaugurado hoje na cidade chapadeira com oficinas sobre informática básica e programação de computadores, com início às 15h. Voltado para atender jovens a partir de 14 anos, adultos e idosos, o laboratório abrigará atividades de formação permanente em cultura digital com cursos, oficinas e workshops relacionados a informática, programação e audiovisual. O Espaço Educacional é uma iniciativa do Conectar Mucugê em parceria com a Universidade Livre da Chapada Diamantina.

- O Consórcio Luz de Alagoinhas venceu ontem o Leilão da Parceria Público-Privada da Iluminação Pública do município, realizado na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), com a participação de quatro proponentes. O evento contou com a presença de uma comitiva da cidade, com membros do Legislativo e Executivo e representantes do consórcio vencedor formado pelas empresas Enel X Brasil e SELT Engenharia. Com impacto na segurança e economia de recursos públicos com instalação de novo sistema com lâmpadas LED, o contrato terá duração de 13 anos, com investimentos na ordem de R$ 30 milhões pelo parceiro privado.

- Em Valença ainda repercute a divulgação feita ontem pelo gestor municipal da ampliação da unidade local do Corpo de Bombeiros Militar e instalação, até setembro, de um batalhão independente. Desde 2018 o subgrupamento da cidade litorânea funciona como um posto do Batalhão BPM de Santo Antônio de Jesus e, conforme anunciado, será regional, com aumento do efetivo.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco