Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado terça-feira, 15 de agosto de 2023 às 5:00 h | Autor:

Holanda investe no café da Bahia

Confira a coluna Tempo Presente desta terça-feira

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Comitiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) conheceu unidade da JDE em Salvador
Comitiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) conheceu unidade da JDE em Salvador -

Encontrou boas razões para entusiasmar-se com o projeto de ampliar a produção de marcas de chá e café, uma comitiva de servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em visita à sede da fábrica holandesa JDE.

A presença na unidade industrial da Jacobs Douwe Egberts ampliou a recíproca confiabilidade no trabalho da detentora de produtos já amplamente conhecidos de apreciadores baianos do bom café.

A história começa quando a JDE anunciou o plano de expansão a fim de ampliar a unidade fabril, ao produzir café torrado e moído, com os recursos tidos como os mais prováveis de tornar a bebida necessária ao paladar.

As máquinas ficam no Porto Seco Pirajá, aproveitando a estrutura disponível para o devido engaste da maquinária voltada para a eficiência energética, embora com automação dos processos, devido à modernização da geringonça.

– Foi com satisfação que visitamos a fábrica da JDE, grupo global com sede na Holanda. São apenas três unidades industriais no território brasileiro e uma das plantas fica aqui, gerando empregos na nossa região, com geração de renda e compra de milhares de sacas de café por ano no Estado – afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida.

A JDE adquire dos produtores baianos, levando em conta o reconhecimento nacional da Chapada Diamantina, onde há uma cidade, Piatã, onde xícaras em tamanho gigante estão distribuídas como monumentos em praça pública.

Destaca-se, nos acréscimos, para benefício da economia baiana, a movimentação financeira proveniente da aquisição de insumos na mão das indústrias locais, por parte dos investidores dos Países Baixos.

MP terá congresso ecológico

A realização do Congresso Nacional do Ministério Público, pela vigésima-quinta vez, vai muito além dos debates relacionados à prática da justiça: será um exemplo virtuoso de boa prática ecológica. A ideia é compensar as emissões de carbono, em ação eficiente a fim de neutralizar a poluição gerada pelo uso de energia a combustão na mobilidade e outros efeitos afins resultantes da reunião de milhares de pessoas em Salvador. Embora programado para o período entre 8 e 10 de novembro, o congresso pede atenção para quem deseja participar, devido aos prazos de inscrição, pois a concorrência pelas vagas oferecidas não é pequena.

POUCAS & BOAS

Em Juazeiro foi aberta ontem a semana ‘Juventude em Movimento: construindo nossa identidade’, coordenada pela Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), em parceria com diversas outras secretarias e com a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT). Na programação de hoje tem baleô e futsal misto na praça CEU Tabuleiro, palestras sobre temas variados em diversas escolas e Aulas de Zumba às 18h30 na Orla II.

A Exposição Aleixo Belov está aberta para visitação em Feira de Santana até o dia 30 de setembro, com entrada gratuita no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo. Entre fotografias e peças trazidas de diferentes países, o acervo exposto faz parte do Museu do Mar Aleixo Belov, de Salvador. Através da iniciativa, os feirenses têm acesso a detalhes da história do velejador que deu cinco voltas ao mundo, das quais, por três vezes viajou solitário no Veleiro Três Marias. A exposição é aberta ao público de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O Museu Parque do Saber fica localizado na rua Tupinambás, bairro São João, próximo ao Boulevard Shopping.

A III Reunião Ordinária Conjunta dos Conselhos Gestores do Parque Estadual da Serra dos Montes Altos e Refúgio de Vida Silvestre da Serra dos Montes Altos 2023 reúne hoje, na Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Pindaí, município do centro-sul baiano. A convocação é do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para organizações regionais e representantes de órgãos oficiais.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco