‘Isca’ de comunicar une povo da pesca
O curso inclui debate sobre a comunicação como ferramenta política

Pescadoras e pescadores de Bahia e Sergipe começaram a capacitação em “educomunicação”, como forma de aprender a utilizar recursos comunicacionais nas oportunidades de interação relacionadas aos processos de luta midiática ou no cotidiano.
A nova palavra, referindo à união de forças de dois poderosíssimos campos do conhecimento, dá o rumo do Encontro de Educomunicação com a Juventude Pescadora e Quilombo, em Salvador.
A promoção é do Conselho Pastoral dos Pescadores e Pescadoras da Bahia e Sergipe, tendo como tema Mudanças Climáticas, Racismo Ambiental e Juventude: caminhos para uma ecologia integral. A atividade faz parte de um projeto maior, Juventudes, Território e Bem Viver, desenvolvido junto a comunidades de habitantes remanescentes de aglomerações de pretas e pretos fugidos (quilombos) e populações ribeirinhas.
Cientes da escalada de importância da comunicação para expressar ideias e viabilizar a luta no campo ideológico, os idealizadores do encontro vão promover “oficinas” de formação política como forma de tomar consciência do que se diz.
A iniciativa surge da escuta e acompanhamento de narrativas relacionadas a racismo, extermínio, envolvimento na mecânica de comércio de psicoativos, desemprego, ausência de políticas públicas e degradação ambiental.
O curso inclui debate sobre a comunicação como ferramenta política, respeitando-se seus gêneros de narrativas próprias, incluindo as transformações produzidas pelas novas tecnologias.
No encerramento, hoje, estão previstas atividades ao ar livre, viabilizando o convívio voltado para a construção de estratégias de resistência via comunicação.
Dores de delícias da MPE
O Sebrae Bahia convida micro e pequenos empresários para o evento Dores e Delícias de Ser uma MPE, 24 de setembro, das 17h às 20h, na Agência Costa Azul. O encontro terá um painel de especialistas e desafios práticos para micro e pequenas empresas. A programação contará com a mediação da analista Paula Mascarenhas e a participação dos especialistas Leonardo Cardim (planejamento estratégico) e Ivana Galrão (finanças). A empresária Juliana Carvalho, da Storm Business, dará um testemunho sobre sua experiência. Prioridade para empresários atendidos pelo programa Sebrae na sua Empresa. A participação é gratuita.
POUCAS & BOAS.
O 4º Campeonato Municipal de Jiu-Jitsu de Luís Eduardo Magalhães acontece, hoje, com o tema ‘É Hora de Lutar’. O certame tem abertura às 8h,no Ginásio Poliesportivo José Queiroz Barreto Neto, reunindo durante todo o dia mais de 200 atletas de 13 academias, a partir dos quatro anos de idade, até a categoria absoluto. A promoção é da Liga Desportiva local, com apoio da Secretaria municipal de Cultura e Esporte..
Em Juazeiro, o mutirão ‘Velho Chico+ Limpo’ acontece, hoje, na orla do rio São Francisco. A concentração será na Kaiakeria Arca Sport, com início às 8h30, abrangendo o trecho do rio entre a Croa e a ponte Presidente Dutra. A ação faz parte da programação oficial da Travessia do Nego D’Água, que está prevista para novembro. Organizada pelo grupo Sereias do Rio, a iniciativa conta com inúmeros apoios e parcerias, como dos frequentadores dorio.
O 12º Festival Gastronômico Sabores de Teixeira está movimentando o extremo sul baiano em diversas categorias, que vão de prato principal a lanches, sobremesas e bolos especiais.Coma temática‘Gastronomia e América Latina’, edição valorizará a diversidade musical e a culinária do continente, entre 29 de setembro e 16de outubro. Além de movimentar a economia local, promoverá capacitação e mentorias em áreas essenciais,dentre outras ações como as Cozinhas Kids e Teen, a Terça Latina & Sabores em Dobro, Desafio Gastronômico, Cozinha Show e Quintas Rítmicas.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.