Justiça Federal da Bahia ganha títulos
Confira a coluna Tempo Presente
A Justiça Federal da Bahia (JFBA) conquistou duas medalhas de ouro e uma de bronze, numa hipotética “olimpíada” judiciária, representada na disputa do Prêmio de Inovação 2025.
O certame foi criado para acelerar os processos criativos no âmbito do Poder Judiciário, contribuindo para tirar as cortes do estado inercial.
Os magistrados, servidores e cidadania podem comemorar o título de campeã na categoria “Executiva de Inovação – Tribunais Federais”, por Liliana Kelsch Sarmento, diretora do Núcleo de Gestão Estratégica, entre outras atribuições.
Para Liliana Kelsch Sarmento, a conquista tem como efeito “o fortalecimento da imagem institucional”, ao incentivar, segundo ela, “a continuidade no investimento em inovação com foco no serviço público”.
- Esses prêmios valorizam o trabalho coletivo e mostram que iniciativas estruturadas, mesmo vindas de uma Seção Judiciária, podem ganhar projeção nacional”, acrescentou a nova campeã brasileira das executivas no quesito "inovação".
Outra “estrelinha” bordada no alto do distintivo da JF baiana veio na categoria “destaque do Expojud 2025”, maior encontro de tecnologia e transformação digital do setor Judiciário.
Coube a conquista ao LABahia, laboratório de inovação da Justiça Federal – Seção Judiciária da Bahia, um dos mais visitados na exposição e o mais elogiado graças a soluções criativas desenvolvidas pelas equipes da Bahia.
Não menos importante, tendo garantido o “podium” , foi a iniciativa “Atendimento via whatsApp com Inteligência Artificial”, terceiro lugar nacional com a proposta de utilização das tecnologias para viabilizar mais velocidade e qualidade aos atendimentos.
“Nenhuma autoridade fora do marco institucional venezuelano tem o poder de interferir, bloquear ou condicionar o uso do espaço aéreo nacional”
Comunicado oficial da chancelaria venezuelana,condenando “categoricamente” a fala
do presidente Donald Trump para que as companhias aéreas considerem o espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela fechado
Zulu lança primeiro livro
O mais novo escritor da Bahia tem 73 anos e ancestralidade Tikar, de Bankin, atual Camarões. Inspirado em um líder tribal sul-africano, Edvaldo Mendes Araújo é conhecido como Zulu, autor de “Apenas um cidadão” e referência entre intelectuais negros. Ele evita usar o sobrenome por associá-lo aos antigos escravizadores de sua família. O livro será lançado no dia 3, às 18h, no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira.
- O livro não é, tecnicamente, uma biografia, trata-se de uma coletânea de fragmentos de memórias relacionadas a minha vida e, necessariamente, o combate ao racismo”, afirma Zulu.
POUCAS & BOAS
Com a perspectiva de reunir cerca de 300 participantes, entre colaboradores e moradores da comunidade, a segunda edição do Treinão Bracell Social movimenta hoje a cidade de Esplanada. Com largada às 7h na praça do Cristo, o evento tem modalidade de caminhadas de três e cinco quilômetros, aulão de alongamentos e apresentações musicais.
Entre os produtores do Oeste da Bahia ainda repercute a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para implantação de 33 estações agrometeorológicas na região. A entrega está prevista para ocorrer durante a Bahia Farm Show 2026. O acordo objetiva fortalecer a rede nacional de monitoramento meteorológico e prevê a disponibilização de espaço físico para instalação, operação e manutenção das estações automáticas. A assinatura aconteceu durante as comemorações pelos 116 anos do Inmet, em Brasília (DF).
A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) apresenta hoje a partir das 15h, o projeto da 20ª edição da exposição feira Bahia Farm Show. O evento será na Tribuna de Honra do Parque de Exposições de Salvador, no segundo dia da Fenagro 2025. Marcado para acontecer entre os dias 08 a 13 de junho no município de Luís Eduardo Magalhães, o evento de tecnologia agrícola e negócios é considerado um dos maiores do gênero em todo Nordeste e virá mais de mil marcas expositoras em 2026.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
