Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 08 de março de 2026 às 7:26 h | Autor:

Juventude quilombola acessa universidade

Confira a coluna Tempo Presente deste domingo, 8

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Ilustrativa/Unifecaf
Ilustrativa/Unifecaf -

O quilombo de Laje dos Negros, no município de Campo Formoso, no Norte do estado, é o primeiro da Bahia a sediar um polo universitário, incentivando a redução das desigualdades sociais com o acesso ao ensino superior.

A localidade é uma das nove contempladas com investimentos de R$ 8 milhões do centro universitário Unifecaf, com o objetivo de ampliar o alcance do sistema de educação a distância.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Os outros pontos serão instalados em Dias D’Ávila, Simões Filho e Lauro de Freitas; Palmeiras e Itaberaba, na Chapada Diamantina; Filadélfia e Formosa do Rio Preto, no Oeste.

A estratégia de interiorização vai alcançar também as regiões central do estado, começando por Milagres, e a do Recôncavo, abrindo caminhos para o histórico município de Santo Amaro da Purificação.

– Além de EAD, ajustamos nossos cursos mesclando aulas virtuais e presenciais – afirma o CEO (gestor) da Unifecaf, Marcelo Gama.

Entre os cursos favoritos, a julgar pela demanda em outros estados, o destaque é para Análise e Desenvolvimento de Sistemas, devido às tendências de mercado, resultando em maiores chances de boa remuneração.

Conta a favor desta formação em novas tecnologias a oportunidade de conquistar um emprego em sistema home office, sem necessidade, portanto, de o estudante sair de seu município ou quilombo, no caso de Laje dos Negros.

Outros cursos com expectativa de maior procura são Pedagogia, Administração, Farmácia e Terapia Ocupacional. Já na área da saúde destacam-se Enfermagem, Psicologia, Medicina e Medicina Veterinária, entre outros, que não podem ser EAD por determinação do Ministério da Educação.

“Não tem nenhum dado novo, tá? É exatamente a mesma coisa. Só que dito de uma maneira melhor e com figuras um pouco mais cuidadas. (...) Tem trechos que eu estou explicando mal e aí posso explicar melhor”.

TATIANA SAMPAIO, pesquisadora, ao anunciar nova versão da pesquisa sobre a polilaminina.

Caminhada Histórica

O cartunista e pesquisador da história de Salvador Paulo Serra, em parceria com o Instituto Reparação, promove no dia 29 uma nova edição da Caminhada Histórica, concebida como presente de aniversário para a capital baiana.

Idealizada por Serra, a atividade funciona como aula itinerante pelo Centro Histórico, com percurso pela Praça Castro Alves, Rua Chile, Praça Municipal e Praça da Sé.

A proposta é compartilhar histórias sobre personagens e lugares da cidade, estimulando formação cidadã e cuidado com monumentos.

Inscrições pelo WhatsApp (71) 99934-0655 ou pelo e-mail: [email protected]

POUCAS & BOAS

• Com mediação e participação do grupo de mulheres da Academia Barreirense de Letras (ABL), acontece amanhã o segundo Sarau Artístico Literário Noite Rosa Lilás, como parte da programação que reflete e celebra, no oeste do estado, o Dia Internacional da Mulher, festejado hoje. Com início às 19h, o evento vai movimentar a Praça Landulfo Alves, no Centro Histórico de Barreiras. Coordenada pelo Conselho de Desenvolvimento Territorial da Bacia do Rio Grande (Codeter), a programação encerra uma série de eventos realizados com participação de órgãos e entidades com representações femininas na cidade.

• A 1ª Corrida Mulheres em Movimento vai agitar Casa Nova hoje e marcar as comemorações pelo Dia da Mulher na cidade. A concentração será em frente à prefeitura, com largada às 7h para um percurso de cinco quilômetros. Além de celebrar a data, o evento tem caráter solidário, com entrega de dois quilos de alimentos não perecíveis por inscrição. A organização é da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, visando a saúde e o bem-estar da população feminina.

• Em Camaçari, os coletivos do bairro Phoc I e do distrito de Abrantes, vinculados ao Programa Bahia pela Paz, recebem ainda em março a Caravana de Direitos Humanos, visando garantir acesso a serviços e reforçar ações voltadas à promoção da cidadania e à garantia de direitos para crianças, adolescentes e jovens do município. As ações da Caravana são coordenadas no estado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), com parceria das administrações municipais.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Relacionadas:

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco