Juventude tem acesso a Joana Angélica
Coluna Tempo Presente desta terça-feira, 2

A professora e doutora em Difusão do Conhecimento, Antônia da Silva Santos, vai partilhar seus bem cuidados arquivos sobre a Heroína da Independência, sóror Joana Angélica de Jesus, em encontro com estudantes do ensino médio.
O setor Braille da Biblioteca Central do Estado da Bahia, na rua General Labatut, recebe amanhã, às 10h30, a docente pesquisadora da Ufba e a plateia de turmas do terceiro ano.
“Joana Angélica nos dias de hoje – 200 anos depois” é o tema da palestra, tendo como serventia, além da difusão de conhecimento, a percepção de como a juventude baiana interpreta atualmente a história da nossa primeira mártir.
O trabalho classificou a professora da rede estadual como autora de uma das mais confiáveis pesquisas sobre temas relacionados à independência do Brasil, conforme avaliação referendada pela Universidade de São Paulo (USP).
– Orientada por Dante Galeffi, a pesquisa se baseia em fontes documentais e descarta todo tipo de mito sobre Joana Angélica –, afirma doutora Antônia,
A docente não se vê em condições de confirmar, por exemplo, o enredo no qual a abadessa do Convento da Lapa teria provocado os soldados portugueses, ao exclamar “só entrarão se passarem por cima do meu cadáver”.
Mas há evidências de ter Joana Angélica agido para proteger as freiras da clausura destinada a Ordem das Religiosas Reformadas de Nossa Senhora da Conceição.
Antônia da Silva Santos prefere não comentar, mas é certo seu receio de uma nova decepção diante de estudantes, pois já houve caso de total desconhecimento de quem tenha sido ou deixado de ser “Joana Angélica”.
Jurista laureado pelo TJAM
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) homenageou na última sexta-feira o desembargador Nilson Castelo Branco com a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário, no grau Grande Mérito - o mais alto da honraria –, reconhecendo sua projeção nacional e sua atuação em defesa do fortalecimento institucional do Judiciário. Ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, o magistrado integrou o seleto grupo de treze agraciados da edição, recebendo a distinção em sessão solene, em reconhecimento a uma trajetória marcada por ética, modernização administrativa e compromisso com a eficiência jurisdicional.
POUCAS & BOAS
Com previsão de realizar 235 cirurgias de catarata e 199 de pterígio, termina hoje no Centro de Cirurgias Eletivas de Alagoinhas um mutirão de cirurgias oftalmológicas. Os pacientes atendidos passaram por triagem pré-operatória no final de semana, com supervisão da Secretaria Municipal de Saúde. Aberto ontem o mutirão seguiu o encaminhamento das unidades básicas de saúde, conforme o fluxo de atendimento prévio para garantir organização e agilidade no processo cirúrgico.
Dia Mundial de Combate à AIDS foi marcado em Itabuna por uma programação especial no dia de ontem, na praça Adami na região central da cidade. Intitulada Pit-Stop do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), da Secretaria Municipal de Saúde, a ação contou com testes gratuitos para detecção da AIDS, Sífilis e as Hepatites B e C, além de um trabalho educativo com distribuição de panfletos e preservativos. A campanha irá até o final do mês de dezembro.
O jogo ‘Missão Climática: Jovens em Ação’ é uma ferramenta tecnológica e divertida de envolver estudantes e educadores da rede pública nas mudanças climáticas. A atividade integra a nova etapa do Programa de Educação Ambiental nas Escolas, desenvolvido ao longo do trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol 1). Iniciado em novembro, o projeto será aplicado ainda neste mês de dezembro como parte do Plano Básico Ambiental do Projeto Integrado Pedra de Ferro para reforçar as ações educativas contínuas nas áreas próximas ao empreendimento da Bamin.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
