Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Da Redação, com Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado Friday, 02 de September de 2022 às 0:15 h | Autor:

Maior encontro de Filosofia já definido

Embora tenha o formato 100%, encontro tem sua comissão organizadora no curso de filosofia do CFP

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Seminário vai acontecer em formato digital, entre 12 e 15 de setembro, com inscrições gratuitas
Seminário vai acontecer em formato digital, entre 12 e 15 de setembro, com inscrições gratuitas -

Saiu a definição das comunicações classificadas para a quarta edição do Encontro de Filosofia da Bahia, visando divulgar a pesquisa filosófica realizada no Nordeste, permitindo a troca de experiências e conhecimento na área do pensamento.

Tido com um dos maiores do País, pela quantidade e qualidade dos trabalhos, o seminário vai acontecer em formato digital, entre 12 e 15 de setembro, com inscrições gratuitas e participação de pesquisadores e discentes das universidades baianas.

O encontro é organizado pelas universidades públicas Federal da Bahia, Estadual do Sul da Bahia, Estadual de Santa Cruz, do Estado da Bahia, Estadual de Feira de Santana e Federal do Recôncavo baiano.

Embora tenha o formato 100% virtual, o encontro tem sua comissão organizadora no curso de filosofia do Centro de Formação de Professores (CFP), sediado no município de Amargosa.

Durante o seminário, serão lançados os livros “Procurando Razões”, publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) e “A calamidade”, ambos de autoria do professor doutor Waldomiro José da Silva Filho.

Mesas - Já estão confirmados os debatedores nas mesas sobre política, Michel Foucault, Educação, Estética, Linguagem, conhecimento e lógica; Racismo e Antirracismo; Problemas de gênero; Fenomenologia, corpo e psicanálise; Cinema e Bergsonismo; Ética e Moral; e Existencialismo.

Embora organizada por professores das universidades baianas, o encontro tem alcance nacional, com repercussão no exterior, dado os temas universais tratados durante os debates, levando em conta a atualidade e até a urgência, considerando o contexto atual.

Hidrogênio verde na Bahia

Com o objetivo de fortalecer a organização dos trabalhos visando a implantação de economia de hidrogênio verde, foi instituído um subcomitê estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O objetivo é produzir o composto químico a partir de eletricidade originária de fontes limpas e renováveis. O grupo foi criado pela Comissão Especial para Implantação da Economia de Hidrogênio Verde após reunião virtual com pró-reitores das instituições de ciência e tecnologia atuantes na Bahia. Na oportunidade, liderada pelo secretário executivo da comissão, Roberto Fortuna, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico apresentou o plano estadual para implementação voltada para a economia do hidrogênio verde.

DPE premiada no CNJ

O projeto “Lugar de Fala” da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) foi um dos vencedores do “Prêmio Prioridade Absolut” a promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em parceria com a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), a iniciativa atua promovendo cidadania e educação em direitos entre adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nas Comunidades de Atendimento Socioeducativo (Cases) da capital baiana. A cerimônia de premiação ocorreu na tarde da última quarta-feira, na sede do CNJ em Brasília.

POUCAS & BOAS

- A 40ª Festa dos Vaqueiros de Nova Redenção começa hoje com a Sexta Cultural que terá entre outras atrações o Projeto Cultura na Escola, Carlos Vilela, Nenen do Acordeon e Adelmário Coelho. Depois de dois anos suspenso por causa da pandemia, o evento deve atrair principalmente moradores locais e visitantes da região da Chapada Diamantina. A programação, que terá a tradicional corrida de argolinhas e outras atrações culturais, vai até domingo com organização geral da prefeitura.

- O 7º Encontro Formativo do projeto Vozes realizou ontem um formação sobre ‘O cumprimento dos Termos de Ajustamentos de Condutas (TACs)’. O evento foi conduzido pelo promotor de Justiça da promotoria Regional Ambiental do Ministério Público da Bahia (MP-BA) na região Oeste, e coordenador do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (Nusf), Eduardo Bittencourt.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco