Meta de mineradoras é inclusão feminina | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Meta de mineradoras é inclusão feminina

Publicado sábado, 26 de março de 2022 às 06:00 h | Autor: Da Redação, com Miriam Hermes | [email protected]
Antonio Carlos Tramm, presidente da CBPM: "É preciso quebrar esta cultura e estimular e dar oportunidade para isso acontecer em todas as etapas da mineração”
Antonio Carlos Tramm, presidente da CBPM: "É preciso quebrar esta cultura e estimular e dar oportunidade para isso acontecer em todas as etapas da mineração” -

A luta pela inclusão da mão de obra feminina no mercado de trabalho chegou à mineração com o incentivo da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) à contratação de mulheres nas empresas baianas.

O presidente da autarquia, Antonio Carlos Tramm, acompanha as ações de inserção das trabalhadoras, ao defender a ruptura com uma antiga crença, segundo a qual, o mercado da mineração seria destinado apenas a ocupação de postos de trabalho por homens.

Para Antonio Carlos Tramm, não apenas nas atividades de pesquisa, mas também nas operações de extração e principalmente, nos cargos de liderança, as mulheres são bem-vindas para mudar esta história de misoginia e preconceito.

-É preciso quebrar esta cultura e estimular e dar oportunidade para isso acontecer em todas as etapas da mineração”, defendeu o presidente da CBPM.

Contratações Segundo Tramm, a Mineração Caraíba, uma das principais produtoras de cobre do país, com atuação há mais de 50 anos, no norte do estado, registra um aumento de mais de 90% na contratação de trabalhadoras.

Já a mineradora Yamana Gold, terceira maior produtora de ouro de todo o Brasil, sediada em Jacobina, na Chapada Diamantina, implementou o programa Diversidade Feminina a fim de contemplar a mão de obra feminina com ofertas de emprego.

-A Yamana vem tendo o cuidado de não apenas bater a meta de incluir mais mulheres, mas também de fazer com que elas tenham voz na operação, ao serem incluídas em toda a rotina produtiva”, afirma a diretora da empresa, Carolina Batista.

SE confundirmos prerrogativas funcionais do MP e da magistratura com privilégios, este é o caminho do caos, porque isso não é privilégio, são prerrogativas funcionais Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, defendendo novo aumento em forma de bônus a juízes e promotores,
 

Pré-natal psicológico

A clínica-escola do curso de Psicologia do Centro Universitário UniFTC Salvador intensificou a oferta de atendimento gratuito de exame pré-natal psicológico para gestantes e puérperas. Os atendimentos estão programados para o período de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 14h às 17h, no Ambulatório de Saúde Mental, localizado no bairro do Comércio, na Praça da Inglaterra, no quarto andar do edifício Big, número seis do logradouro. As interessadas podem solicitar o agendamento no endereço  eletrônico https://bit.ly/PsiGestantes_UniFTC, ou ainda através do  aplicativo WhatsApp pelo número 71 9988-3597. O pré-natal psicológico tem objetivo de tornar mais humano o processo gestacional, acrescentando a prevenção de situações adversas.

POUCAS & BOAS

Os 145 anos de emancipação política de Itaberaba serão comemorados hoje com feriado na cidade da Chapada Diamantina. O cronograma festivo teve início no dia 24, com abertura da ExpoParaguaçu. Hoje tem momento cívico às 8h na prefeitura e entrega de títulos de Cidadãos Itaberabenses, às 9h na Câmara Municipal. À noite acontecem apresentações teatrais e show de Kiko Cigano, na praça JJ Seabra, onde amanhã Edson Gomes encerra a programação.

O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Salvador soltou ontem 43 animais, entre répteis, mamíferos e aves, que foram resgatados e tratados pela equipe responsável pelo centro. A ação foi na área de preservação ambiental da Fazenda Cachoeira, no litoral do município de Entre Rios. Propriedade da Bracell, o local que recebeu os animais é certificado pelo governo estadual como Área de Soltura de Animais Silvestres.

Em Jequié tem início hoje a partir das 17h, evento Março Cultural 2022, que celebra o Dia Internacional da Mulher, da Poesia, do Teatro, do Circo e do Artesão, transcorridos este mês. Com recursos municipais e da Lei Aldir Blanc, a programação na praça dos Poetas será encerrada amanhã, a partir das 16h. 

Com manifestações culturais populares originárias, como apresentações indígenas, circenses, orquestra batucada, amostras de fotografia e artesanato, termina amanhã a programação da Passarela Multicultural, em Porto Seguro. Aberto ontem, o evento é coordenado pela administração municipal em parceria com o governo estadual e o Grupo Wam.

Publicações relacionadas