Metrô combate assédio sexual | A TARDE
Atarde > Colunistas > Tempo Presente

Metrô combate assédio sexual

Sistema metroviário de Salvador é exemplo ao promover treinamento interno com o objetivo de proteger mulheres

Publicado sexta-feira, 19 de agosto de 2022 às 00:00 h | Autor: Da Redação, com Miriam Hermes
Orientação é voltada para colaboradores diretamente relacionados aos usuários
Orientação é voltada para colaboradores diretamente relacionados aos usuários -

Combater o assédio moral e sexual, além de um dever de toda cidadã e cidadão, implica melhorar o convívio entre as pessoas, por evitar constrangimentos, dor emocional e sensação de baixa estima entre os assediados.

Como em um país no qual a legislação é pouco conhecida e as combinações éticas não têm caráter de prioridade, as empresas socialmente responsáveis vêm investindo em informar seus servidores sobre o tema.

O sistema metroviário de Salvador, protagonista da principal revolução na mobilidade da primeira capital, é um exemplo positivo, ao promover treinamento interno com o objetivo de proteger as mulheres.

– A cada encontro, conseguimos ampliar a rede de enfrentamento, capacitando mais colaboradores com foco no acolhimento de mulheres em situação de violência de diversas formas – explica Luana Xavier, analista de sustentabilidade da CCR Metrô Bahia.

Programada para a próxima segunda-feira, 22, a orientação é voltada para colaboradores diretamente relacionados aos usuários, atuando na chamada “linha de frente”.

Capacitação – São profissionais atuantes nas estações de metrô e nos terminais de ônibus os integrantes da turma de Oficina de Capacitação em Gênero promovida em sociedade com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia.

Os encontros vão ocorrer de forma itinerante para dar vez a todas e todos os colaboradoras terem acesso às informações para evitar assédio, incluindo agentes de atendimento e segurança, supervisores e operadores de trem.

“Esse não é o assunto [ataque às urnas eletrônicas] principal do Brasil, esse assunto não faz bem ao Brasil, não faz bem ao presidente Bolsonaro, não faz bem à Justiça Eleitoral, então todos têm que se conter”, Arthur Lira, presidente da Câmara, em evento do Banco BTG Pactual sobre críticas ao sistema eleitoral.

Debates na Ademi-BA

A Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia - Ademi-BA, responsável pelo setor imobiliário baiano, vai receber os candidatos ao Governo do Estado para debater os principais temas do mercado imobiliário e outros assuntos do cenário local. 

Questões relacionadas à infraestrutura, meio ambiente, incentivos, segurança e educação também serão discutidas no encontro. 

O primeiro candidato a participar do evento é o candidato pelo Partido dos Trabalhadores, Jerônimo Rodrigues, junto com o vice de sua chapa, Geraldo Júnior (MDB). O encontro será na próxima segunda-feira, às 15h, na sede da Ademi-BA, na Av. Tancredo Neves.

Novo Home Center em SSA

O Banco do Nordeste (BNB) e o Grupo Ferreira Costa assinam hoje em Salvador o contrato de financiamento para instalação do segundo empreendimento do grupo pernambucano na Bahia. Será construída uma loja com 11 mil metros quadrados de área. 

Está prevista a geração de 700 empregos diretos e 450 empregos indiretos. O grupo já possui uma unidade instalada na capital baiana, na Avenida Paralela. 

A assinatura do financiamento será feita pelo presidente do BNB, José Gomes da Costa, às 10h30, no canteiro de obras do Home Center Ferreira Costa, Avenida Vale dos Barris, 187.

POUCAS & BOAS

A 13ª Feira do Bode de Massaroca começa hoje com solenidade de abertura e apresentação cultural. Até domingo o evento movimenta a comunidade rural de Juazeiro com torneio leiteiro, exposição e comercialização de animais, artesanatos e produtos da culinária local. Realizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) em parceria com a Comissão Organizadora do Distrito, o evento conta com diversos serviços itinerantes da prefeitura local.

Uma exposição fotográfica marca a celebração dos 25 anos da TV pública Olhos D’Água, no hall da Biblioteca Central Julieta Carteado na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O evento, com curadoria do editor de imagens Alencar Cerqueira, prossegue até o dia 26 de agosto e conta com 50 fotografias que retratam profissionais em ação neste período.

Publicações relacionadas